TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Feitos

Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos Feitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estudaremos informações sobre Tecnologias de Gestão, onde serão utilizadas nas empresas de hoje em dia, para melhor aperfeiçoá-las. Estudaremos também sobre conceito de mudanças nas organizações, o papel do gestor organizacional. Estudaremos também as atividades dentro de uma empresa para melhor entender as tecnologias de gestão apresentada para a melhoria e o crescimento baseado na satisfação dos clientes, também apresentar que poderia ser a terceirização, quais as vantagens e desvantagens para a empresa e quais os custos estimados para essa alternativa. Os temas contemporâneos que afetam as organizações, tais como a questão da ética, governança corporativa, do meio ambiente e a saúde do trabalhador.

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Alguns pontos devem ser considerados na tomada de decisão sobre terceirizar ou não: custos, domínio da tecnologia, controle necessário sobre a atividade. Pode ser que a terceirização reduza custos. Pode ser que oralmente, mas garanta mais confiabilidade. Cada caso é um caso e deve ser analisado com muito cuidado. Um ponto é certo: terceirização não deve ser utilizada como meio de fraudar os direitos trabalhistas ou restringir o acesso a benefícios que a organização oferece aos seus funcionários.

O benchmarking, um processo contínuo de avaliação dos processos e produtos da organização em comparação com os do mercado. Benchmarking não é copiar os produtos dos outros, antes será verificar que vantagens e desvantagens que os seus produtos apresentam em relação aos concorrentes e procurar superar as desvantagens sem perder as vantagens, buscando um desempenho superior.

Essas avaliações podem ser feitas internamente, entre setores da mesma organização, principalmente daquelas muito grandes, com filiais e escritórios espalhados pelo país ou pelo mundo. Quanto tempo a filial de Londrina demora a responder uma carta de um cliente? Quanto demora a de Campina Grande? Por que Londrina é mais rápida? Dá para aplicar o processo de Londrina em Campina Grande? Benchmarking não é fácil nem rápido: trata-se de analisar processos ou produtos, comparando-os com outros, de modo a identificar pontos a melhorar; depois investigar como fazer melhor, buscando explicações consistentes para os pontos negativos; a seguir, aplicar as novas idéias; finalmente fazer novos benchmarks, para verificar se efetivamente ocorreram esperadas e identificar novas possibilidades de mudanças.

A gestão de livro aberto depende da cultura organizacional da empresa e da sua cultura. Para mais, não substitui a estratégia: limita-se a alinhar as pessoas de acordo com a estratégia. E pode ser um auxílio nos processos de mudança, ajudando os empregados a ver por que é necessária a mudança. Os pioneiros mais avançados neste caminho tendem a serem pequenas ou médias empresas; mas é interessante salientar que empresas empreendedoras como a Intel, Sprint e The Body Shop tiveram igualmente sucesso na exposição dos seus números.

A gestão em livro aberto representa o método por excelência para comunicar honestamente com empregados e construir altos níveis de confiança. Como escreve John Case em Open-Book Management: The Coming Business Revolution: Quando os livros estão abertos, todos podem ver o que se passa. É mais difícil para os gestores esconderem-se por detrás de desculpas ou apontar o dedo aos outros. A gestão em livro aberto envolve as pessoas e ajuda-as a tomar responsabilidades. É um meio que permite a todos, na empresa, prestarem contas uns aos outros. A adoção do empowerment demonstra um amadurecimento da cultura organizacional, independentemente do tamanho da empresa. Ele favorece a auto-realizarão das pessoas e é um dos grandes atrativos para reter os melhores talentos, já que estes não desejam trabalhar em empresas onde não possam atuar com autonomia e possibilidades de construir uma carreira de sucesso. Não se deve confundir o empowerment com a anarquia, o caos, a falta de responsabilidade e de compromisso com os resultados. Há necessidade de muita maturidade dos corpos funcional e diretivo da organização.

Os sistemas de informação gerenciais fortalecem o plano de atuação das empresas. A geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis para o processo de tomada de decisão garante uma estruturação de gestão diferenciada, resultando em vantagem competitiva sobre as demais empresas.

É importante destacar que a própria utilização do Balanced Scorecard e a estratégia Seis Sigma pressupõem um processo de melhoria contínua em todas as empresas do sistema logístico, buscando cada uma delas e seu conjunto atingir a excelência empresarial definida como objetivo estratégico.

Finalmente, como resultado prático, espera-se com os conceitos apresentados um aumento significativo do poder competitivo do sistema logístico, permitindo minimizar seus riscos ao enfrentar a concorrência, buscando garantir sua sobrevivência e perenidade.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »