TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Feitos

Dissertações: Trabalhos Feitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO :

DISCIPLINA EMINENTEMENTE CONCEITUAL E AXIOLÓGICA;

BUSCA ENSINAR ‘O QUE” E “PORQUÊ” CERTAS COISAS DEVEM SER FEITAS E NÃO “COMO” FAZER CERTAS COISAS;

BUSCA APRESENTAR AS DIVERSAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO, CABENDO AO ADMINISTRADOR ANALISAR DEVIDAMENTE CADA SITUAÇÃO E VERIFICAR QUAL A ABORDAGEM MAIS ADEQUADA PARA AQUELA SITUAÇÃO ESPECÍFICA.

É O CAMPO DO CONHECIMENTO HUMANO QUE SE OCUPA DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO EM GERAL, NÃO SE PREOCUPANDO COM O SETOR ONDE ELA SERÁ APLICADA.

TRATA DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES.

ORGANIZAÇÃO SÃO SISTEMAS com:

OBJETIVOS FIXOS OU METAS A CUMPRIR – garantir ganhos para o seu proprietário, prestar serviços médicos à comunidade, preservar a Segurança Nacional, fornecer ajuda espiritual, etc.;

RECURSOS MATERIAIS E NÃO MATERIAIS - dinheiro, instalações, know-how, máquinas, tecnologia, etc.;

GRUPOS DE PESSOAS - cujos esforços são coordenados no sentido de se atingir os objetivos e metas determinados, utilizando-se dos recursos existentes.

( KAST, Fremont E., e ROSENZWEIG, James E. Organização e administração; um enfoque sistêmicos. Sp. Pioneira, v.1, 1980, p.g.5).

A PALAVRA ORGANIZAÇÃO PODE ASSUMIR VÁRIOS SIGNIFICADOS EM ADMINISTRAÇÃO. OS DOIS PRINCIPAIS SÃO:

ORGANIZAÇÃO (COMO ENTIDADE SOCIAL) – QUALQUER EMPREENDIMENTO HUMANO MOLDADO INTENCIONALMENTE PARA ATINGIR DETERMINADOS OBJETIVOS.

É ENTIDADE SOCIAL – porque é constituída por pessoas;

VISA DETERMINADOS OBJETIVOS – porque é desenhada para alcançar resultados; e

DELIBERADAMENTE ESTRUTURADA – porque o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização.

ORGANIZAÇÃO FORMAL - É A ORGANIZAÇÃO DEFINIDA NO ORGANOGRAMA E SACRAMENTADA PELA DIREÇÃO, COMUNICADA A TODOS PELOS MANUAIS DE ORGANIZAÇÃO. É A ORGANIZAÇÃO FORMALIZADA OFICIALMENTE.

ORGANIZAÇÃO INFORMAL – É A ORGANIZAÇÃO QUE EMERGE ESPONTÂNEA E NATURALMENTE ENTRE AS PESSOAS QUE OCUPAM POSIÇÕES NA ORGANIZAÇÃO FORMAL, A PARTIR DOS RELACIONAMENTOS HUMANOS COMO OCUPANTES DE CARGOS. NÃO APARECE NO ORGANOGRAMA OU EM QUALQUER OUTRO DOCUMENTO FORMAL.

ORGANIZAÇÃO (COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA E PARTE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO) - SIGNIFICA O ATO DE ORGANIZAR, ESTRUTURAR E INTEGRAR OS RECURSOS E OS ÓRGÃOS INCUMBIDOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO E ESTABELECER AS ATRIBUIÇÕES DE CADA UM DELES E AS RELAÇÕES ENTRE ELES.

CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES:

 SÃO CONSTITUÍDAS DE RECURSOS HUMANOS (pessoas) E DE RECURSOS NÃO –HUMANOS (recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc.);

 PRODUZ BENS (produtos) E SERVIÇOS (atividades especializadas);

 SÃO HETEROGÊNEAS E DIVERSIFICADAS ( São diferentes em tamanhos, estrutura, ramo de atividade, mercado, situação financeira, ideologia, política de negócios, dirigentes e pessoal e objetivos);

 PODEM TER FINS LUCRATIVOS (empresas) OU NÃO-LUCRATIVAS (Exército, Igreja, Serviço Público, Partidos Políticos, Entidades filantrópicas, etc.);

 NÃO EXISTEM DUAS ORGANIZAÇÕES IGUAIS.

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A palavra ADMINISTRAÇÃO vem do Latim AD (direção para, tendência para) e MINISTER (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza um trabalho abaixo do comando de outrem, isto é, que presta um serviço a outro.

O termo ADMINISTRAÇÃO sofreu transformação no seu significado original e é usado de diversas formas:

ADMINISTRAÇÃO = MÁQUINA ADMINISTRATIVA –formada de unidades de trabalho, cargos, funcionários, tarefas, normas, procedimentos, rotinas, formulários e manuais, incluindo os dirigentes, executivos, gerentes, chefes e encarregados.

ADMINISTRAÇÃO = ATIVIDADE-MEIO OU DE APOIO – que suporta e possibilita o desenvolvimento das demais atividades fins.

ADMINISTRAÇÃO = É ARTE DE SE CONSEGUIR QUE AS PESSOAS FAÇAM AS COISAS. (Mary Parker Follett).

ADMINISTRAÇÃO = CONSISTE EM ORIENTAR, DIRIGIR E CONTROLAR OS ESFORÇOS DE UM GRUPO DE INDIVÍDUOS PARA UM OBJETIVO COMUM. E o bom administrador é aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.

A TAREFA BÁSICA DA ADMINISTRAÇÃO É FAZER AS COISAS POR INTERMÉDIO DAS PESSOAS, COM OS MELHORES RESULTADOS.

ADMINISTRAÇÃO (CONCEITO) É O PROCESSO DE PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR O USO DE RECURSOS A FIM DE ALCANÇAR OBJETIVOS.

EM QUALQUER TIPO DE ORGANIZAÇÃO HUMANA, BUSCAM-SE DETERMINADOS OBJETIVOS COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA.

EFICIÊNCIA é fazer corretamente as coisas ( melhor utilização dos recursos disponíveis). É uma medida de utilização dos recursos. Se preocupa com os meios.

EFICÁCIA é verificar se as coisas bem – feitas são as coisas que realmente deveriam ser feitas ( alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis). É uma medida do alcance de resultados. Se preocupa com os fins.

Duas categorias gerais podem ser estabelecidas: ADMINISTRAÇÃO APLICADA E ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZADA.

ADMINISTRAÇÃO APLICADA: se propõe a determinar a forma, os meios e os processos que serão utilizados para realização das múltiplas finalidades das organizações.

1.1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – corresponde à gestão das atividades próprias do Estado para promover o bem-estar social.

Comporta uma divisão de acordo com o campo de ação e a natureza político-legal:

ADMINISTRAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com