TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho,sociedade E Valo

Trabalho Escolar: Trabalho,sociedade E Valo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho, sociedade e valor

Economia política é o estudo das leis que regulam a produção e a distribuição dos meios que permitem a satisfação das necessidades dos homens, historicamentedeterminadas.

O objeto da economia política são as relações sociais próprias á atividade econômica, que é o processo que envolve a produção e a distribuição dos bens que satisfazem as necessidadesindividuais ou coletivas dos membros de uma sociedade.

Na base da atividade econômica está o trabalho – é ele quem torna possível a produção de qualquer bem, criando os valores que constituem a riquezasocial.

1.1. Trabalho: transformação da natureza e constituição do ser social

Vale dizer, a satisfação material das necessidades dos homens e mulheres que constituem a sociedade – obtêm-se numainteração com a natureza: a sociedade, através dos seus membros (homens e mulheres), transforma matérias naturais em produtos que atendem ás sua necessidades. Essa transformação é realizada através daatividade que a denominamos trabalho.

Com o decurso do tempo, o trabalho:

• Exige instrumentos que vão cada vez mais se interpondo entre aqueles que o executam e a matéria.

• Passa a exigirhabilidades e conhecimentos que adquirem inicialmente por repetição e experimentação e que se transmitem mediante aprendizado.

• Variam muitíssimo e, sobretudo, implicam o desenvolvimento, quase semlimites, de novas necessidades.

Essas características do trabalho não são próprias das atividades determinadas pela natureza; elas configuram, em relação á vida natural, um tipo novo deatividade, exclusivo de uma espécie animal, só por ela praticado. Essa atividade, quando inteiramente desenvolvida, é o trabalho.

Vale a pena tomar como por referência algumas reflexões de Marx:

[...]o trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza. [...] não se trata aqui das primeiras... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com