TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Da Sustentabilidade

Artigo: Trajetória Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Trajetoria da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico

O texto fala sobre a sustentabilidade, sob a forma hegemônica de qualificação e desenvolvimento. Assim traça as origens: A primeira, na biologia por meio da ecologia, a segunda, na economia, como adjetivo do desenvolvimento. E o surgimento da idéia sustentável que ganha corpo e expressão política na adjetivação do termo desenvolvido, fruto da percepção de uma crise ambiental global. Outro momento dessa trajetória da percepção da crise ambiental se deu em torno do uso de pesticidas e inseticidas químicos, denunciado pela bióloga Rachel Carson. Esses eventos tocaram a mídia e os governos, mas foi o movimento ambientalista o maior beneficiário. Se, de um lado, os países desenvolvidos definiam a defesa do meio ambiente como o ponto central da Conferência, de outro lado, os outros focavam o combate à pobreza.

Os governos movimentaram-se na criação de agências que se ocupassem da questão ambiental, pois uma das constatações ao longo da preparação da reunião de Estocolmo foi quanto à insuficiência de dados disponíveis e fiáveis sobre esse tema. Como exemplo, os Estados Unidos criam, em 1970, a Agência de proteção ambiental (EPA), e o Brasil, em 1973, cria a Secretaria Especial do Meio Ambiente.

As contradições entre os países desenvolvidos e os restantes ficaram ainda mais claras quando os Estados Unidos não assinaram o Protocolo de Kyoto, mesmo após o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007, lançar um comovente alerta sobre os riscos prementes do aquecimento global a contribuição nesse processo da ação antrópica.

As dimensões do desenvolvimento sustentável são três: econômica, ambiental e social. Registre-se que há outras maneiras de definir tais dimensões. Adotamos apenas aquelas que parecem mais recorrentes e simples.

Resposta a crise ambiental, contem o claro desafio de que o desenvolvimento sustentável e apenas uma das respostas possíveis. E a essa podem-se acrescentar pelo menos mais três, grosso modo, com probabilidades distintas: A primeira é a tecnologia; a segunda reside na mudança radical do padrão de produção e consumo; a terceira e a possibilidade de não conseguimos evitar o catástrofe que progressivamente poderia levar a extinção da humanidade.

O embate entre a visão dos países desenvolvidos, sobretudo os europeus, e a dos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, persiste e deverá ter continuidade na Conferência Mundial sobre desenvolvimento e Meio Ambiente, agora em contexto diferenciado, na medida em que a questão ambiental não apenas se ampliou, como ganhou novas conotações, a partir do relatório do IPCC de 2007.

Passo 2

Respostas;

Questão 1:

A primeira dimensão é a sustentabilidade ambiental, entendesse ao capital natural de uma sociedade ou um empreendimento, é possível e importante pensar no pequeno médio e longo prazo. A inicio toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. A sociedade ou empresa deve se pensar nas formas de diminuir esses impactos e compensar o que não é possível diminuir. Também deve ser levado em conta a adequação a legislação ambiental.

A segunda dimensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com