TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória da Volkswagen no Brasil

Tese: Trajetória da Volkswagen no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

1. Observe a trajetória da Volkswagen no Brasil e analise o cenário atual. Levante

as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e as ameaças do setor.

Proponha uma estratégia e justifique.

R: A história da Volkswagen no Brasil começa em 1949, quando pesquisas no mercado latino-americano indicaram o Brasil omo o melhor lugar para receber a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. Em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, nascia a Volkswagen do Brasil. De lá saíram os primeiros Fuscas, com peças importadas da Alemanha e montados por apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados 2.820 veículos (2.268 Fuscas Sedan 1.200cc e 552 Kombi).Os planos da VW ganharam novo impulso quando, em junho de 1956, o governo brasileiro criou condições para instalar no Brasil a indústria automobilística, fixando as bases para o rápido desenvolvimento do setor. No mesmo ano, a Volkswagen, decidiu construir sua fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Já em 2 de setembro de 1957, produzia a Kombi, o primeiro VW fabricado no Brasil ,com 50% de suas peças e componentes produzidos no País.Lançado em 3 de janeiro de 1959, o Fusca rapidamente tornou-se sucesso de mercado (o Brasil produziu e vende 3,3 milhões de Fuscas), numa época dominada pelos grandes automóveis importados. A empresa iniciou um profundo trabalho de desenvolvimento de fornecedores e, em fins de 1961, o índice de nacionalização do Fusca e da Kombi já era de 95%.Em 18 de novembro de 1959, a Volkswagen inauguraria oficialmente sua fábrica em São Bernardo do Campo, com a presença do então presidente da República do Brasil, Juscelino Kubistscheck,responsável pela instalação da indústria automobilística do País.Ao longo de quase 50 anos no Brasil, a Volkswagen sempre procurou a evolução tecnológica e o aprimoramento de seus produtos. Seu Departamento de Engenharia e Desenvolvimento do Produto reúne aproximadamente 1.500 engenheiros, designers e especialistas capazes de projetar e produzir automóveis de aceitação mundial. Atualmente, com 28 mil empregados, a Volkswagen está entre as maiores empresas privadas brasileiras e entre as maiores empregadoras do País. A capacidade para produção é, em média, de 3.200 veículos e 2.850 motores, diariamente, em suas cinco fábricas no Brasil, incluindo a de São José dos Pinhais, onde a capacidade de produção é de 550 unidades/dia do Golf e Audi A3.

FORÇA

FRAQUEZAS

Mercado de maior Pesquisa familiar investimento fora pesou muito na

da matriz tomada de decisões(Alemanha)

OPORTUNIDADES

AMEÇAS

União de equipes de Redução da diversas áreas, como produção do gol

desenvolvimento, marketing, engenharia, tecnologia, criação, acabamento Carro de

fácil manutenção, econômico e com preço competitivo

Elaboração de um Criação da ‘clínica produto voltado de produto para gosto da empresa em partes (carros de 2 portas mas pesquisas sinalizando para 4 portas)

Maior linha de produtos do mercado nacional (17 modelos entre nacionais e importados).

Aposta sem sucesso Influencia de inicio em 1995 marketing mix; para produção de carros mais sofisticado sem muito exito Trabalha com grande índice de tecnologia e inovação Consumidores mais Pesquisa Buyer exigentes obrigaram a empresa mudar os planos estratégicos Incentivos para novos concorrentes (China, Leste Europeu e Índia) do Valorização do real Early Redução exportações 40% das em

ESTRATÉGIA A SER ADOTADA

Com a entrada de novos fabricantes automobilístico no mercado as empresas já

consolidadas no Brasil estão perdendo a hegemonia de vendas dentro do mercado

nacional,a VW diante dessa situação daqui a algum tempo se virá obrigada a rever toda a sua estrutura para continuar competitiva diante das novas montadoras que entraram no país, das novas exigências por parte dos consumidores e da abertura de mercado para produtos importados Esta ameaça para a alemã requer uma estrategia para mante-la lider no mercado. Acomodada a empresa inovou muito pouco nos últimos anos, se comparada às outros fabricantes. A VW poderia passar a inovar radicalmente, baseada no desenvolvimento e introdução de novos produtos, para isso pode-se verificar o excesso de capacidade da organização em produção, vendas ou distribuição diretamente em uma nova área de negócios, assim os recursos serão utilizados com mais eficiência. Essa nova área de negócios desenvolveria novos produtos através de longos períodos de observação das atividades das pessoas para conseguir desenvolver soluções eficazes que possam suprir as necessidades e desejos do consumidor. A ampliação do número de produtos seria planejado com bastante antecedência, para ter mais chance de sucesso com novos produtos, pesquisando todos os problemas e concorrentes envolvidos com o produto.

2. Ao olhar o macro e o microambiente, qual posicionamento você recomendaria para a Volkswagen? Justifique e esboce estudos/pesquisas que poderiam colaborar neste reposicionamento.

R. O projeto do Fox foi inteiramente desenvolvido no Brasil, e seguiu o conceito de

design around the passengers - desenvolvido em torno dos passageiros, tendo com uma das principais características o amplo espaço interno, voltado para o uso de uma família, proporcionando conforto e versatilidade, com destaque para o grande número de porta objetos e o banco traseiro deslizante, que possibilita aumentar o volume do porta-malas. O Fox foi concebido como um veículo de dimensões compactas, carroceria hatchback (traseira cortada), fabricado e inteiramente projetado no Brasil, além de introduzir uma nova categoria de automóveis no Brasil, os “high roof”, veículos que têm o teto elevado em relação aos carros compactos. O carro deu origem a uma pequena família, que no Brasil já conta com a versão off road denominada CrossFox, e a versão station wagon, chamada no Brasil de SpaceFox. O conceito de inovação do novo veiculo da VW se confirmou por meio de muitas pesquisas que foram desenvolvidas desde o lançamento do Fox. Elas comprovaram que o carro é um sucesso de vendas e que o conceito de inovação sempre apareceu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com