TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trangenicos

Ensaios: Trangenicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  4.371 Palavras (18 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 18

UNIR- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TRANSGÊNICOS

Acadêmicos: Adriano José Bandieri, Bryan Mário Balcon, Clevison de Oliveira Brigel, Leonardo Lestenksy e Michele Aparecida Palmeira

Orientador: Me. Emerson Pessoa

VILHENA/RO

2014

O USO DOS TRANSGÊNICOS

Adriano José Bandieri, Bryan Mário Balcon, Clevison de Oliveira Brigel, Leonardo Lestenksy e Michele Aparecida Palmeira

Emerson Pessoa

RESUMO

Esse trabalho visa debater sobre o uso de produtos e alimentos transgênicos, não pretendemos tomar partido ou dizer que é certo ou errado, mas sim de esclarecer e salientar os benefícios e malefícios que o uso sem conhecimento científico pode causar a vida da sociedade. Esse artigo pretende também responder qual é a relação entre a ética e os transgênicos. Os OGMs são organismos geneticamente modificados e com essa descoberta os cientistas podem dar determinadas características ao organismo como produzir um alimento mais rico em proteína ou mais resistente ao pesticida. A grande polêmica em torno dos OGMs é o simples fato de não ter estudos que comprovem os riscos a saúde já que não tem estudos a médio e longo prazo. A intolerância de muitos países ao uso irrestrito dos OGMs por não confiarem nas promessas dos cientistas e defensores já gerou muitas polêmicas e especulações diante do tema.

Palavras Chaves: Transgênicos, OGMs, ética.

ABSTRACT

This paper aims to discuss the use of products and transgenics foods, we do not take sides say it is right or wrong, but rather to clarify and emphasize the benefits and disadvantages to the use without scientific knowledge can cause the life of society. This article also intends to answer what is the relationship between ethics and transgenics. GMOs are genetically modified organisms and with this discovery scientists can give certain characteristics to the body how to produce more food rich in protein or more resistant to the pesticide. The great controversy over GMOs is the simple fact of not having studies showing health risks since it has studies the medium and long term. The intolerance of many countries to unrestricted use of GMOs for not trusting the promises of scientists and advocates has generated much controversy and speculation on the subject.

Keywords: Transgenics, GMOs, ethics.

SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. O que são transgênicos; 2.1. Onde surgiram; 2.2. Objetivos; 3. Prós e contras; 3.1. Combate a fome; 3.2. Super alimento; 3.3. Riscos a saúde; 3.4. Impactos ambientais; 4. Polêmicas Envolvidas; 4.1. Monsanto; 4.2. Oligopólio; 4.3. Saúde pública; 5. Países que aderiram ou não a cultura dos transgênicos; 5.1 Países que aceitam e produzem transgênicos; 5.2. Países que não aceitam e não produzem transgênicos; 6. Ética e os transgênicos 7. Considerações finais; 8. Referências.

INTRODUÇÃO

Os transgênicos estão mais presente do que nunca em nossas vidas, mas poucas pessoas têm noção que estão consumindo alimentos geneticamente modificados. As diversas polêmicas envolvidas em entorno do assunto geram discussões acaloradas e muita divergência por não ter conhecimento dos reais riscos ou benefícios à saúde do homem, a falta de estudos que comprovem seu verdadeiro potencial a médio e longo prazo também é o maior fator de duvidas quanto ao uso indiscriminado de produtos e alimentos transgênicos.

Os OGMs foram descobertos em 1970 quando cientistas descobriram a técnica do DNA recombinante. O primeiro produto criado foi à insulina humana, que é o hormônio responsável pelo controle de glicemia no sangue, a ciência consegui reproduzir no laboratório um hormônio humano a partir da alteração genética. Essa descoberta alavancou os estudos e vários investimentos foram feitos, hoje um paciente com diabetes consegue controlar seu quadro clinico graças a essa descoberta. Mas podemos citar que essa descoberta já havia sido feita pelo monge agostiniano, botânico e meteorologista Gregor Mendel, que será conhecido como o “pai da genética”, quando fez o seu primeiro ensaio com as plantas híbridas em 1863, (as ervilhas amarelas) e com isso descobre a hereditariedade que anos mais tarde será conhecida como genes. O caso mais recente são os alimentos geneticamente modificados, que veremos mais a frente, eles estão liderando os mercados e gerando muita renda aos seus produtores e para o governo.

Com a intenção de acabar com os problemas gerados pela perca de lavoura por conta das pragas e a constante necessidade de controlá-las com altas doses de agrotóxicos e a intenção de acabar com a fome no mundo foi o incentivo para a utilização de plantas geneticamente modificadas na agricultura, pois assim teria como torná-las mais resistentes ao agrotóxico e quanto ao combate à fome mundial, bem como sabemos a população a cada dia que passa aumenta e a preocupação com o abastecimento alimentício é no mínimo preocupante assim os cientistas desenvolveram a idéia que produzir um alimento que fosse mais rico nos nutrientes que as pessoas mais necessitadas precisam e que levasse um tempo menor para ser cultivada seria a solução ideal para o problema. Porém a realidade mostra que milhões de pessoas no mundo passam fome, pois o custo desses alimentos não é acessível às famílias carentes.

Esse trabalho tem por objetivo apresentar as definições, quando surgiram as pesquisas com transgênicos, assim como apontar os prós e contras, os países que aceitam ou não a política dos OGMs e também de mostrar as polêmicas envolvidas em torno da pesquisa assim como de seus pesquisadores e principalmente discutir a questão ética que envolve a problemática.

2. O QUE SÃO TRANSGÊNICOS

Transgênicos são organismos geneticamente modificados. Criado em laboratório os transgênicos tem suas características modificadas a partir da engenharia genética, que combina o DNA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com