TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Trangênicos -Causas Para Mim Ser Contra.

Trabalho Escolar: Alimentos Trangênicos -Causas Para Mim Ser Contra.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

Para contrariar o uso de transgênicos, geralmente empregam-se os seguintes argumentos:

• Os transgênicos podem prejudicar a biodiversidade, por três motivos: o uso elevado e contínuo de agrotóxicos, a contaminação genética fruto da polinização cruzada e a uniformização genética resultante do plantio extensivo de monoculturas de variedades geneticamente alteradas.

• A poluição genética é um risco enorme com os transgênicos – se alguma variedade geneticamente modificada é liberada na natureza, ela pode alcançar sucesso evolutivo e causar a extinção de espécies nativas.

• A propagação de variedades transgênicas por algumas poucas multinacionais causa uma uniformização genética responsável pela vulnerabilidade do cultivo. Dessa forma, como há menos diversidade, pragas, doenças e mudanças climáticas atingem todo o cultivo, o que compromete a segurança alimentar. Extinções locais de variedades de alimentos já é uma realidade provocada pela uniformização genética, que irá piorar com a disseminação dos transgênicos.

• Os transgênicos não irão acabar com a fome no mundo; segundo a ONU, produz-se mundialmente 1,5 vezes a quantidade de comida necessária para alimentar toda a humanidade: o problema é a distribuição desse alimento, que é desigual.

• O aumento do número de transgênicos fortalecerá grandes multinacionais como a Monsanto, mas enfraquecerá os agricultores, que ficarão sempre dependentes das sementes vendidas por essas empresas. Isso é uma realidade: as empresas que desenvolve os cultivares transgênicos cobram royalties para sua utilização, e por contrato, o agricultor não pode guardar as sementes ou passá-las adiante. A Monsanto desenvolveu a tecnologia Terminator, produzindo sementes que, quando plantadas novamente, são incapazes de germinar (estéreis). Assim, o agricultor deve comprar novamente as sementes da empresa, tornando-se dependente da multinacional e possivelmente endividado.

• Como o efeito de um gene no fenótipo depende da interação deste com o resto do genoma e também o com o ambiente, muitas vezes é impossível prever o resultado que terá a manipulação genética, ou possíveis efeitos colaterais.

• Os AGM (alimentos geneticamente modificados), na grande maioria dos casos, são feitos para ser resistentes a um agrotóxico específico, como a soja Roundup Ready, resistente ao herbicida Roundup. Isso provoca um uso ainda maior dos agroquímicos na plantação, que pode incorporar resíduos destes. Além disso, estes agrotóxicos podem contaminar lençóis freáticos e ecossistemas inteiros, comprometendo a biodiversidade.

• Graças à polinização cruzada, variedades transgênicas podem contaminar variedades semelhantes, inclusive selvagens, da mesma espécie, o que pode levar à criação de super-pragas (resistentes a herbicidas).

• O modelo de agricultura transgênica não é sustentável, porque leva à utilização intensiva de agrotóxicos, que podem eliminar populações locais de minhocas, abelhas, e outros animais e plantas essenciais para a manutenção do solo e dos ecossistemas locais.

• Os transgênicos causarão uma dependência ainda maior dos países pobres em relação aos desenvolvidos no que se refere à produção de alimentos, já que apenas alguns poucos países industrializados detêm o controle da tecnologia dos transgênicos (pelo menos em relação à sua produção e comercialização em massa).

• O agricultor fica submetido às poucas empresas multinacionais que monopolizam o comércio de transgênicos (Monsanto, Novartis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com