TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Trangênicos

Ensaios: Alimentos Trangênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO

DE

BIOLOGIA

• ÍNDICE

- Alimentos Transgênicos

- Sete alimentos que podem conter elementos transgênicos

-

Nome:

Escola:

Professora:

Alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade, aumentar a produção e a resistência às pragas. O DNA desses alimentos é modificado.

Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, e o mesmo agrotóxico acaba prejudicando a produção total.

Alguns produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Suíça que é muito rico em betacaroteno e substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico em betacaroteno ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A.

Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos, como a batata, o mamão, o feijão e a banana. Outros são modificados para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Existem também alimentos que têm o seu amadurecimento prolongado, resistindo por muito mais tempo após a colheita.

Os pontos positivos dos alimentos serem transgênicos é o aumento da produção, aumento do conteúdo nutricional, Maior durabilidade e tempo de estocagem, resistência aos agrotóxicos, e, maior resistência a pragas como vírus, fungos, bactérias e insetos.

Os pontos negativos é que a seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas, eliminam populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas, e, aumenta as reações alérgicas em determinadas pessoas.

Para segurança muitas plantas são cultivadas e analisadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), porém a comercialização dessas especialidades ainda não está autorizada.

Muitos transgênicos estão chegando à mesa dos consumidores sem as devidas informações. Todos os consumidores têm o direito de saber o conteúdo do produto que está consumindo e as consequências disso, inclusive qual foi a técnica empregada para a melhoria daquele alimento.

As grandes indústrias de bioengenharia regularmente desenvolvem pesquisas que negam a toxicidade de produtos geneticamente modificados. ONGs, nutricionistas e gurus da alimentação saudável, por sua vez, recomendam incisivamente que optemos por produtos orgânicos, isso é, sem agrotóxicos e bioengenharia, porque transgênicos causariam danos ao meio ambiente e aumentariam nossa propensão a ter alergias, entre outras coisas.

Enquanto não temos certeza sobre quem está certo, a regra deveria ser uma só: transparência. Todo mundo deveria ser capaz de identificar facilmente alimentos produzidos através de bioengenharia, no rótulo, para poder escolher se quer ou não consumi-los.

Na prática não é isso que acontece, e por isso nós te ajudamos a identificar, entre as coisas que você come. Agora irei mostrar sete alimentos que podem conter elementos transgênicos.

O Aspartame. O aspartame é feito a partir de três ingredientes: aspartate, fenilanina e mentol. Os três são conhecidos por serem transgênicos. Mas essa nem é a parte mais assustadora do aspartame. Esse adoçante artificial é uma neurotoxina e seu uso constante pode afetar o cérebro e o sistema nervoso. E não esqueça que ele também está presente em refrigerantes e sobremesas diet.

Óleo de Canola. A canola não é uma planta. Ela não existe. Óleo de Canola não vem de uma planta chamada Canola. Canola é uma abreviação das iniciais de Canadian Oil Low Acid (Óleo canadense baixo em ácido) e ele é feito a partir de uma variedade de uma planta chamada Olza, que foi fertilizada de maneira cruzada por cientistas canadenses, até que eles chegassem em uma versão da semente que fosse mais baixa em um ácido tóxico que é parte do óleo da planta. Hoje em dia, cerca de 80% da Olza planta nos EUA para esse propósito é transgênica para se tornar mais resistente a pesticidas.

Milho, amido de milho, xarope de milho. 85% do milho produzido no Brasil e nos EUA é transgênico. E você pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com