TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissão de energia elétrica para uma corrente viável

Resenha: Transmissão de energia elétrica para uma corrente viável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

A transmissão de energia elétrica em corrente continua viável para a transmissão entre grandes distâncias, ela é feita de forma que a tensão CA éconvertida em CC em subestações dotadas de retificadores que utilizam 1. TRANSMISSÃO DE ENERGIA EM CORRENTE CONTÍNUA

A transmissão de energia elétrica em corrente continua viável para a transmissão entre grandes distâncias, ela é feita de forma que a tensão CA éconvertida em CC em subestações dotadas de retificadores que utilizam tiristores de alta tensão.

Esse tipo de transmissão oferece algumas vantagens como à possibilidade de sistemas interligados sendopossível o ajuste da freqüência e potência, evita fluxos indesejáveis, baixos níveis dos campos eletromagnéticos, pois não há variação de corrente.

Porém este tipo de transmissão oferece umadesvantagem, que ocorre justamente pelo fato dela ser ligada a uma linha de corrente alternada, pois ela pode sofrer variações de acordo com os distúrbios sofridos na linha CA conectada a ela.

Portanto énecessário se fazer o controle desse sistema de transmissão, para assim rapidamente restaurar as condições de operação da linha CC, para isso é feito um controle instantâneo e automático.

Para seapresentar como é feito o controle primeiramente é importante observar o sistema equivalente de uma rede de transmissão em corrente continua:

Figura 1 - Sistema equivalente de uma rede de transmissãoem corrente continua.

α = Ângulo de disparo dos tiristores.

µ = Ângulo de comutação.

Vr = Tensão eficaz de linha na entrada do retificador.

Vi = Tensão eficaz de linha na saída doinversor.

Vdr = Tensão média na saída de cada retificador.

Id = Corrente do elo CC.

Rcr =Resistência de comutação do retificador.

Rci =Resistência de comutação do inversor.

Rl =Resistência de linha.Observando o circuito equivalente e a equação de corrente do elo CC, e partindo do princípio que as resistências são constantes, a corrente nessa linha CC poderá ser variada pela alteração datensão de alimentação da corrente alternada, que ocorre a partir da mudança de taps de transformadores de elevação, ou então a corrente na linha pode variar devido a mudanças nos ângulos µ e α que são.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »