TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Capilar

Artigo: Tratamento Capilar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O folículo piloso compreende o pêlo, as glândulas debaceas e o musculo eretor do pêlo e localiza-se na derme.

O como humano ao nascer é revestido por cerca de 5 milhões folículos piloso, nao sendo formados folículos adicionais após o nascimento.

As regiões palmar das mãos, plantares dos pés, do lábio inferior e do pênis não contêm folículos.

O folículo piloso é uma dilatação terminal de um prolongamentio da epiderme e tem mais ou menos 25 ciclos de vida.

Seu desenvolvimento é iniciado em torno de terceiro mês da vida fetal, quando a epiderme começa a enviar prolongamentos para a derme subjacente e estes irão se transformar em folículos e darão origem aos pêlos.

Torna-se completo em torno de oitavo mês de gestação. O pêlo é uma estrutura epitelial e compreende duas porcoes: a haste capilar e a raiz do pêlo.

A haste capilar é a porcao do pêlo situada acima do nível da epiderme, enquanto a raiz do pêlo é a porcao localizada dentro do folículo.

A aste do pelo é constituída de três partes:

A medula: é formada por um eixo central de células sendo fracamente queratinizadas e mal interconectadas.

O cótex: representa a maior porcao do pêlo sendo formada por células alongadas e queratinizadas.

A cutícula: é a camada mais externa do pêlo constituída de células achatadas e queratinizadas que, sob a forma escamas, formam um entrelaçamento que firma fortimente o pêlo no folículo.

Á cutícula é responsável pelo brilho, não contem pigmentos e é a principal barreira para a penetração de elementos químicos para o interior do fio de cabelo.

Qualquer fator que altere a cutícula altera a qualidade dos fios.

A parte inferior do pêlo chama-se raiz e contitui-se de células vivas que ao se queratinizarem perdem seus núcleos.

Na extremidade inferios esta situado o bulbo que é a parte mais espessa e profunda do folículo.

O bulbo contém á matriz germinativa, a qual recobre uma papila de tecido conjuntivo denominado Papila Dérmica.

A palila dérmica é composta de fibroblastosespecializados que controlam o tamanho e o número de células da matriz e o tamanho do pêlo. Ele é responsável por enviar todos os nutriente para o cabelo pela irrigaço saguinia.

O folículo piloso é responsável pela formação das células que formam a matriz do pelo cujas células formam a haste do pelo e suas estruturas, internas e externas, onde o crescimento do fio é muito influenciado por qualquer estresse ou doenças que altere a atividade mitótica, resultando em diversos tipos de tratamento.

A maioria dos problemas de cabelo vista, pelo clinico é devido a alterações na ciclagem do folículo. As alopecias cicatriciais são devido a outras coisas químicas e físicas, como: colorações, permanentes, relaxamentos, escovações e etc...

Uma abordagem sistêmica para avaliação da perda de cabelos é resumida em escames de couro cabeludo e a haste dos pelos, a extremidades da haste dos fios e a densidade dos cabelos, película seborreia e queda.

No entanto existem produtos cosméticos que podem melhorar as consequências estéticas dessas anomalias são: os antipeculiares , os antisseborreicos, antequeda e produtos para melhorar os cabelos secos e oleosos.

Metodologia

Diariamente os cabelos são expostos a diversos tipos de estresse, causados por inúmeros agentes agressores externos, como radiações UV, água da piscina agressora física, como processos térmicos e mecânicos e os químicos representados por alisantes, permanentes e colorações agentes internos, como estresse, depressão e alopecias e dermatites.

É na cutícula a camada mais externa do fio onde ocorrem as maiores agressões, trazendo as queixas frequentes relacionadas aos cabelos. Estas queixas traduzem-se macroscopicamente como pontas duplas, cabelos porosos, eriçados, difíceis de pentear e que se quebram facilmente.

Nos cabelos saudáveis, a cutícula apresenta um padrão, que preserva as moléculas de agua e de proteínas selada dentro do cabelo, mantendo-o resistente e com brilho.

Cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência.

Cabelos quimicamente danificados são considerados hidrófilos ou aporosos, propenso a capitar umidade e reter agua do que os cabelos não danificados.

Uma propriedade bem conhecida é a capacidade de distensão que um fio de cabelo apresenta, esta característica pode ser mensurada pela resistência a tensão, que se encontra bastante reduzida nos cabelos modificados quimicamente.

Resultados

1 – Qual tratamento que você deseja?

Tratamento nº pessoas

Argilovinhoterapia 8

Hidratação 20

Hidratação do couro cabeludo 1

Queratinização 12

Tratamento caspa úmida 3

Tratamento caspa seca 1

Tratamento para psoríase do couro cabeludo 1

Tratamento para queda 7

Tratamento para seborreia 6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com