TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Tratamento Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP – BELENZINHO

SERVIÇO SOCIAL – 5º SEMENTRE

ATPS - TRATAMENTO da INFORMAÇÃO e INDICADORES SOCIAIS

NOME: RA:

Elaine Cristina dos Santos 5563134460

Fabiana Santos Cruz 9527390667

Juliana Gonçalves Oracio 5723159093

Tutora presencial: Irinéia de Souza Normandia

São Paulo, 20 de Setembro de 2014.

DEFINIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas públicas é um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução ou não de problemas da sociedade, são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem estar da sociedade e o interesse público.

As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, que se denominam de sociedade civil organizada, a qual inclui sindicatos, entidades e representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGS em geral.

As políticas públicas, sejam elas para efetivar direitos sociais, ou implementar políticas econômicas, devem ser direcionadas para o desenvolvimento.

No Brasil sempre tivemos, e ainda temos políticas voltadas para o crescimento econômico sem a preocupação com a redistribuição dos recursos ou em fornecer à sociedade a possibilidade de escolher os valores que devem nortear esse desenvolvimento.

ESTUDO DO CASO

Os problemas urbanos atuais especialmente os relacionados à Habitação, refletem um século de políticas que não consideram a população mais pobre, tornando pertinente uma retomada histórica da questão da habitação urbana no Brasil, destacando algumas políticas e projetos do Estado que tentam enfrentar esta questão social.

Na década de 1950, a expansão urbana foi marcada por grande desigualdade: a classe média crescia e tinha acesso a financiamentos de apartamentos e a bens duráveis, enquanto que, para as classes pobres restavam as favelas e os loteamentos ilegais na periferia.

A principal marca da política habitacional desta década de 50, foi à criação da Fundação da Casa Popular (FCP) que mesmo com resultados modestos, foi o primeiro órgão nacional criado para construir residências para a população pobre, só que em quase 20 anos de existência e várias reformulações produziu apenas cerca de 17.000 moradias.

Em meados de 1964 o (BNH) Banco Nacional de Habitação se torna principal órgão da política Habitacional urbana do país, sendo dividida em três fases:

Primeira fase: 1964 a 1969 foi à implantação e expansão do BNH e da COHAB (Companhia de Habitação Popular);

Segunda fase: 1970 a 1974, crise do sistema financeiro de habitação (SFH), causado pela perda do dinamismo e fragilidade financeira da COHAB, por causa da inadimplência advinda da perda de poder de compra do salário mínimo, fazendo com que os financiamentos fossem destinados as famílias de classe média, sendo que os juros para essa camada eram mais altos do que se comparado com o das classes mais pobres.

Terceira fase do SFH, de 1975 a 1980, caracterizou-se pela reestruturação e pelo revigoramento da COHAB, através do aumento dos números de moradias produzidas.

Em 1990 a 1992 foi lançado o PAIH (Plano de Ação Imediata para Habitação) pelo governo Collor, sendo o programa habitacional mais importante, com a proposta do financiamento de 245 mil habitações em 180 dias, que não foi cumprida.

O governo Itamar em 1992 a 1994 criou os programas Habitar Brasil e Morar Município, que tinham como objetivo financiar a construção de moradias para a população de baixa renda.

No período Fernando Henrique Cardoso (FHC) houve um avanço no reconhecimento da necessidade de uma visão integrada da questão habitacional, porém não foi colocada em prática.

Já com o governo Lula de 2003 a 2010 a principal política para habitação foi o programa Minha Casa Minha Vida, com a meta de construir 1 milhão de moradias totalizando R$ 34 bilhões de subsídios para atender famílias com renda entre 0 a 10 salários mínimos.

A IMPORTANCIA DAS POLITICAS PUBLICAS

Política publica é considerada todo tipo de ação que tem efeito social, desenvolvida pelo Estado direta ou indiretamente, com a participação de setores públicos ou privados, visando assegurar os direitos de cidadania, para um determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico.

São também as respostas organizadas pelos poderes públicos através do seu sistema político, com o intuito de atender as necessidades sociais da população, como assistência social, habitação, educação, saúde entre outras.

O objetivo das políticas publica visam responder às demandas principalmente da sociedade consideradas vulneráveis.

QUADRO SINTESE SOBRE OS INDICADORES SOCIAIS

Tipos de Indicadores O que indica? Principais características Definição

IDH Dados econômicos

Sociais. Avaliar qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Índice de Desenvolvimento

Humano

INDICE de GINI Aponta a diferença entre rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. É usado para medir a desigualdade de renda de um país. Calcula a razão entre as áreas no diagrama da Curva de Lorenz.

INDICADORES ETHOS de RESPONSABILIDADE SOCIAL Permite o auto diagnostico da gestão da empresa, o planejamento e metas para o avanço da gestão temática da sustentabilidade. Auto avaliação;

Definição de metas;

De uso interno da gestão da empresa; Ajuda as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornado-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

INDICADORES BÁSICOS para a SAÚDE no BRASIL Gestão e avaliação da saúde em todos os níveis, produzindo evidências sobre a situação sanitária de saúde. Constitui ferramenta fundamental para a gestão e avaliação da situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com