TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais

Trabalho Escolar: Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 16

Sumario:

Introdução...................................................................................................................03

Desenvolvimento.........................................................................................................03

Política Publica de Habitação......................................................................................07

Importância do IBGE..................................................................................................09

Município do Rio Grande............................................................................................12

Atuação do profissional em Serviço Social..................................................................13

Considerações Finais....................................................................................................15

Referencias Bibliográficas............................................................................................16

Introducao:

Este trabalho tem como propósito a utilização dos indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na proposição de alternativas de intervenção no campo social onde fizemos uma análise geral da realidade social brasileira.

Desenvolvimento:

Política pública é definida como um conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no Brasil, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Estas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e com a iniciativa privada. Abaixo segue o quadro síntese com as perspectivas analíticas de duas autoras:

Autor

Definição Principais características

Maria das Graças Rua Toda Política Publica é resultante de atividade política. Demandas novas (novos problemas ou novos atores políticos); demandas recorrentes (problemas não resolvidos e reprimidos; não decisão).

Tânia Bacelar Estratégias adotadas pelos governantes visando solucionar problemas coletivos. 4 pilares de sustentação: diagnostico (identificação do problema); formulação (gasto na implementação); implementação (colocar em pratica) e avaliação (efeito da política publica adotada).

O êxito das políticas públicas depende de diversos fatores, entre esses, é fundamental o conhecimento da realidade para a definição do conteúdo e da gestão dos programas de utilidade pública. Fundamentar o conhecimento na realidade concreta, ou seja, nas circunstâncias que as pessoas vivem cotidianamente, centrando a atenção na "pessoa" e suas experiências de vida, permite maior eficiência de atuação e nova forma de intervenção, capaz de valorizar os aspectos positivos e as tentativas de resposta às necessidades já construídas pela pessoa e sua comunidade. Fortalecer essas tentativas pode então representar uma decisão importante e inovadora no panorama dos programas públicos.

O Estado pode agir facilitando e dando espaço às várias respostas que nascem da criatividade e liberdade da pessoa no seu agir individual e comunitário, tornando-se assim, no seu dinamismo, leigo e democrático, ou pode ignorar as tentativas de resposta efetivas já dadas, mesmo que em estado embrionário, e basear a convivência somente nas exigências que correspondam a um critério que ele, como detentor do poder, define. Essas duas possibilidades são determinantes na execução, mas antes ainda e mais importante, no pensar e definir as políticas públicas que coordenarão a intervenção para solucionar os problemas públicos vigentes num determinado país, estado ou município.

1- Criança e Adolescente:

Reúne informações sobre as condições socioeconômicas das crianças, adolescentes e jovens no Brasil, resultados obtidos, principalmente, na Pesquisa Nacional por amostra de Domicilio em 1997 e dados oriundos. Abrangem temas saúde, educação e trabalhos, enfatizando as principais causas de mortalidade, comportamentos reproativo das mulheres na adolescência, características da escolarização, as condições das atividades entre outros aspectos. O relato das experiências e alternativas no norte do País, a importância da criação de oportunidades para que os jovens encontrem suas formas de expressão, comunicação no seu local de origem. Em especial as estatísticas referentes aos grupos entre 15 e 19 anos de idade e sua importâncias social, cultural na sociedade.

2- Educação e Trabalho:

Compreende as tendências atuais as questões da formação técnica-profissional do morador e o nível de escolaridade dos pais. As pessoas de 20 anos ou mais ocupa setor com grau de satisfação em suas atividades, no processo produtivo das maquinas e equipamentos nas expectativas de trabalho das pessoas inativas, inclui resultados como a concentração das características e o plano de amostragem. São obtidos dados mensais de emprego de abril de 1996. Este aplicado entre as seis maiores regiões Metropolitana com mudanças significativas nos trabalhos dos últimos anos.

3- Mortalidade Infantil:

Os estudos sobre a dinâmica das desigualdades sociais e regionais. Dos meios de produção e o progresso técnico com espaços restritos do território as diferentes trajetória de mortalidade infantil. As regiões sudeste e nordeste a distintos processos de desenvolvimento econômico e social e os diferentes níveis desse indicador no país, a melhoria das condições sociais das populações nordestinas.

4- Indicadores sociais mínimos:

A comissão de estatística das nações unidas na sessão de 29/02/1997 aprovou um conjunto de indicadores sociais para compor dados nacionais (MNSDS). O MNSDS tem como um dos seus objetivos permitirem o acompanhamento estatístico dos programas nacionais de cunha nacional recomendada pelas conferencias internacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com