TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA CLAUDIA GOMES DA SILVA - RA366694

ANDREIA LUIZA FANCISCO LIMA - RA366514

MICHELLY MURAKAWA - RA371310

VALMIRA PIMENTEL - RA379167

RELATÓRIO CIENTÍFICO

ANANINDEUA - PA

2014

ANA CLAUDIA GOMES DA SILVA - RA366694

ANDREIA LUIZA FANCISCO LIMA - RA366514

MICHELLY MURAKAWA - RA371310

VALMIRA PIMENTEL - RA379167

RELATÓRIO CIENTÍFICO

Relatório Científico apresentado à disciplina de Tratamento da Informação e Indicadores Sociais, do Curso de Serviço Social (6º semestre) do Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade Anhanguera UNIDERP.

Tutora EAD: Maria Clotilde Bastos.

Tutora Presencial: Ana Cláudia Aido Maciel.

ANANINDEUA - PA

2014

1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos Indicadores Sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a sociedade.

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social. Os indicadores são necessários para confiabilidade da informação para monitoramento e para avaliação do sistema.

Outro fator importante é a pesquisa de diferentes indicadores sociais utilizados no Brasil e no mundo, tais como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Gini, Ethos de Responsabilidade Social, Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil e Indicadores de Educação no Brasil, mostrando a relação entre os indicadores sociais e as políticas públicas.

Vamos também relatar neste contexto, a mortalidade infantil, historicamente, tem sido considerada um indicador das condições de vida da população menos privilegiados, atualmente está presente na agenda política, pois reflete o desenvolvimento social, econômico e político de um país, região ou município (ALMEIDA, 2012).

2 POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas Públicas, observamos que se referem ao meio de levar recursos direcionados a garantir os direitos da população, nas quais se encontram em situações vulneráveis ou menos vulneráveis, para a efetivação dos direitos a cidadania realizadas pelos poderes públicos em suas diversas esferas. Porém, não restam dúvidas que diversas forças sociais integram o Estado. Elas representam agentes com posições muitas vezes antagônicas. Também é preciso ter claro, que as decisões acabam por privilegiar determinados setores, nem sempre voltadas à maioria da população. Analisar ações em escalas diferentes de gestão permite identificar oportunidades, prioridades e lacunas.

Além disso, ela possibilita ter uma visão ampla das ações governamentais em situações distintas da realidade brasileira que, além de complexa, apresenta enorme diversidade natural, social, política e econômica que gera pressões em diversos níveis de gestão. Cabe ao Estado propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas.

O contratualismo gera essa expectativa, ainda mais na América Latina marcada por práticas populistas no século XX. No caso das mudanças climáticas, por exemplo, é dever do Estado indica alternativas que diminuam as consequências que elas trarão a população do Brasil, em especial para pessoas em vulnerabilidade social que serão as mais atingidas. Um bom exemplo é o programa saúde da família conhecido como PSF. Este programa é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de pessoas (2.400 a 4.000), localizadas em uma área geográfica delimitada e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade que funcionam sete unidades básicas de saúde na qual está presente o PSF, e se encontram aos redores da cidade tanto na zona urbana como na rural. Nessas unidades estão disponíveis a comunidade, profissionais que atuam no objetivo de entender a todos que dela necessitem, eles são basicamente: um médico (clínico geral), um dentista, um auxiliar odontológico, uma enfermeira, e geralmente um técnico de enfermagem, nos quais podem ser completados os serviços com outros profissionais assim queiram o administrador do município.

3 A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Política pública é considerada todo tipo de ação que tem efeito social, desenvolvida pelo estado direta ou indiretamente, com participação de setores públicos ou privados, visando assegurar determinado direito de cidadania de forma difusa ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade ou pelos poderes públicos. Políticas públicas são também as respostas organizadas pela sociedade, através do seu sistema político, com o intuito de atender às necessidades sociais da população, como assistência social, habitação, educação, saúde entre outros.

Os objetivos das políticas públicas visam responder as demandas, especialmente dos setores marginalizados da sociedade considerados vulneráveis, essas demandas são interpretadas pelos que ocupam o poder, mas influenciados por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social, visando ampliar e efetivar direitos de cidadania, criando alternativas de empregos e renda como forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com