TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Agua

Exames: Tratamento De Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 MATERIAIS E REAGENTES 4

2.1 MATERIAIS 4

2.2 REAGENTES 4

3 PROCEDIMENTOS 5

3.1 ACIDEZ 5

3.2 ALCALINIDADE 5

3.3 DUREZA 5

3.3.1 CÁLCIO 5

3.3.2 TOTAL 5

4 RESULTADO E DISCUSSÃO 6

5 CONCLUSÃO 7

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1 INTRODUÇÃO

A acidez é a propriedade que um meio tem de, em meio aquoso, reagir quantitativamente com uma base forte a um pH definido. É expressa em miligramas por litro de carbonato de cálcio, a um determinado pH.

Conceitualmente a água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para inúmeras finalidades. Em função do uso a que se destina deve apresentar determinadas características. Assim, a água utilizada para beber denomina-se água potável. A potabilidade de uma água é definida através de um conjunto de parâmetros e padrões estabelecidos por normas e legislações sanitárias. Estabelecer um padrão de potabilidade é definir, para cada parâmetro, um valor ou concentração a partir do qual seu consumo pode induzir a riscos à saúde. As análises de acidez são de grande importância para indicar o lançamento de alguns resíduos industriais nos esgotos domésticos a acidez é determinada pela presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados.

A acidez na água tem pouco significado sanitário, porém águas com acidez mineral são desagradáveis ao paladar, sendo recusadas e também são responsáveis pela corrosão de tubulações e materiais.

Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes numa água, capazes de neutralizarem ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes numa água e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente. Numa água com certa alcalinidade a adição de uma pequena quantidade de ácido fraco não provocará um abaixamento de seu pH, porque os íons presentes irão neutralizar o ácido. Os valores da alcalinidade são usados na interpretação e controle dos processos de tratamento de água e efluentes

Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de íonsde determinados minerais dissolvidos nesta substância .

A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de cálcio e Magnésio, de modo que os principais íons levados em consideração na medição são os de Cálcio (Ca2+) e Magnésio (Mg2+).Eventualmente também o zinco, estrôncio, ferro ou alumínio podem ser levados em conta na aferição da dureza.

Para efeito de potabilidade, são admitidos valores relativamente altos de dureza. No Brasil, a portaria Min. da Saúde N.º 2.914 de 14 de dezembro de 2011, estabelece o limite máximo de 500mgCaCO3/l para que a água seja admitida como potável. A objeção fica por conta do gosto, que eventualmente pode ser considerado uma característica desagradável de águas muito duras. Há, no entanto, águas naturais duras consideradas satisfatórias para consumo humano (VMA=500 mg/l).

2 MATERIAIS E REAGENTES

2.1 MATERIAIS

Erlenmeyer

Pipeta volumétrica 50 mL

Pipeta 5mL

Becker

Pera

Suporte universal

Garra

Bureta 25 mL

Bastão de vidro

PH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com