TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS PARA REUSO NO SEMIÁRIDO

Dissertações: TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS PARA REUSO NO SEMIÁRIDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Centro de Ciências Agrária

Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais

Campus II- Areia-PB

Extensão Rural

Professor: Rosivaldo Gomes de Sá

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS PARA REUSO NO SEMIÁRIDO

Ronaldo Benevides

Wallace Jordane

Areia-PB

Agosto de 2013

1. INTRODUÇÃO

A escassez de água potável, os conflitos associados aos usos múltiplos e a cobrança pelo uso vem pressionando a tomada de decisões que envolvam o tratamento de água, esgoto e resíduos como, também, o seu reuso.

Entre as atividades mais exigentes em consumo de água e geradores de resíduos destaca-se a agropecuária, sendo um grande problema no meio rural a falta de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos como também a falta de deposição apropriada das águas residuárias. Devido à precariedade torna-se necessário o uso de tecnologias que possam amenizar a situação no meio rural.

Por definição pelo Brasil (2009), o efluente doméstico é constituído por águas de banho, urina,fezes, resto de comida, sabão e água de lavagem, sem incluir as águas de chuva, entretanto as águas cinzas são oriundas de lavatórios, chuveiros, banheiras, pias de cozinha, máquinas e tanques de lavar roupas (JEFFERSON et al. 1999; ERIKSSON et al. 2002; OTTOSON; STENSTRÖM, 2003).

De acordo com IBGE (2011), cerca de 20% da população brasileira vivem na área rural, correspondendo a 31,8 milhões de habitantes que, em sua quase totalidade, lançam os esgotos diretamente nos rios, lagos ou mesmo no solo localizado nas proximidades das moradias. O lançamento descontrolado desses esgotos domésticos em corpos hídricos representa uma das principais causas da poluição hídrica no Brasil e no mundo.

Deste modo, em relação aos serviços de esgotamento sanitário, seja por rede geral ou fossa séptica, a cobertura pela população urbana passou de 64,4% a 72,0% e da população rural de 9,5% a 12,9% (PMSS, 2006). Nota-se claramente que o saneamento rural está em segundo plano, com total prioridade ao saneamento ambiental urbano. É óbvio que os investimentos devem se concentrar na zona urbana, mas o saneamento rural jamais deve ser esquecido.

A área rural é onde se produz água. Daí então tudo que for realizado com o intuito de preservar ou impedir a contaminação da água, seja superficial ou subterrânea no meio rural, estar preservando a qualidade e sanidade da água no seu local de origem, como também nas demais localidades que irá usufruí-la, como a zona urbana.

Devido à falta de saneamento houve um aumento considerável do número de mortes e enfermidades, dentre as doenças que mais afetam a população sem acesso ao saneamento destaca-se a diarreia, as verminoses intestinais e a cegueira por conjuntivite contagiosa (HUMAN DEVELOPMENT REPORT, 2006).

O tratamento adequado de esgoto seja para a obtenção de efluentes que atendamaos padrões de lançamento no corpo receptor ou para a sua utilização produtiva, representa solução para os problemas de poluição da agua e de escassez de recursos hídricos, contribuindo para a proteção ambiental e para a produção de alimentos e de outros produtos.

As habitações nordestinas ainda se caracterizam pela inexistência de serviços de água potável e, sobretudo, de esgotamento sanitário. No mercado existem inúmeras técnicas de tratamento de águas residuárias domésticasque podem ser empregadas com sucesso, porém os custos de aquisição de equipamentos, os insumos utilizados e a elevada manutenção dos sistemas inviabilizam sua implantação no meio rural (SILVA; ROSTON, 2010).

Dado o exposto daproblemática da gestão de água que afeta o semiárido nordestino, o reuso da água pode ser encarada como uma pratica que venha a contribuir com uma melhor gestão desse recurso.

2. JUSTIFICATIVA

Devido à falta de saneamento as chances de contaminação dos corpos hídricosaumentamem até 5 vezes, consequentemente aumenta-se o número de internações devido a doenças relacionadas a esse problema, onerando em quatro vezes mais os gastos em saúde pública.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Visa apresentar técnica de reuso de água residuarias de residências rurais do semiárido nordestino, a fim de evitar contaminação dos corpos d’águas, como também promover melhor aproveitamento desta água para fins agrícola.

3.2 ESPECÍFICO

Conscientização da população sobre uso racional da água.

Sensibilizar a população sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos.

Construção do sistema de tratamento de água.

Orientação sobre o funcionamento do sistema de tratamento dos dejetos.

Capacitar aos participantes do projeto sobre a melhor forma de reuso da água.

4. METAS

Exposição do projeto à comunidade.

Caracterização das comunidades participantes do projeto.

Reunião participativa com a comunidade, explanando sobre a importância da preservação dos corpos d’águas.

Implantar os sistemas de tratamento d’água nas comunidades participantes.

Acompanhamento do funcionamento dos sistemas de tratamento.

Implantação de sistema de reutilização da água.

5. CORPO TÉCNICO

Um Engenheiro Agrônomo, um Engenheiro Sanitarista e um Assistente Social.

6. METODOLOGIA

O projeto será implantado nas comunidades rurais da Microrregião do Cariri Ocidentalabrangendo 17 municípios, estando inserida na bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Alto Paraíba (CPRM/PRODEEM, 2005).

A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófilacom trechos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com