TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um breve tratamento de águas residuais

Artigo: Um breve tratamento de águas residuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Artigo  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Destinação Final:

Após a desinfecção do esgoto, ele é lançado no corpo receptor (rios, lagos mares). Como o rio Jucu, rio Marinho. O tratamento do esgoto resumidamente consiste em três fases: tratamento preliminar, tratamento biológico, pós-tratamento( ultra violeta) pra depois o esgoto tratado ser despejado.

Tratamento do Lodo:

O lodo excedente é bombeado do tanque de decantação para o digestor. O digestor promove estabilização aeróbia por meio da autodigestão, reduzindo a concentração de matéria orgânica, organismos vivos e o volume. Depois ele passa por uma etapa de adensamento, para elevar a concentração de sólidos. Do adensador ele segue para a centrífuga, que separa sólidos de líquidos. E a torta desidratada segue por uma rosca transportadora até a caçamba de lodo.

Desidratação do Lodo:

Ocorre a redução do teor de água assim diminuí o volume do iodo em excesso. E utiliza-se polieletrólito, favorecendo a aglutinação dos sólidos.

O lodo gerado tem dois destinos, destinado ao aterro sanitário ou é utilizado como fertilizante(biossólido).

Tratamento de Gases:

Através da biofiltração, ocorre a remoção de poluentes efetuada por microorganismos aeróbicos imobilizados sobre um meio sólido poroso. Os poluentes orgânicos ou inorgânicos são degradados por microorganismos e transformados em produtos inócuos como, água, dióxido de carbono e sais minerais.

Fluxograma dos processos:

Fase Líquida: esgoto bruto – grade manual --- grade mecanizada --- caixa de areia --- canal de entrada --- calha parshall --- tanque anóxico --- aeração/decantação --- tanque aeração --- tanque anóxico --- tanque decantação --- calha parshall --- ultra-violeta --- corpo receptor.

Fase Sólida: decantador --- digestor --- adensador --- centrífuga --- lodo para aterro sanitário.

Fase gasosa: tratamento preliminar --- biofiltro.

A Cesan no estado do Espírito Santo trata e distribui água, e efetua tratamento e coleta de esgoto. Estando em 52 dos 78 municípios, atendendo 75% da população do estado, 2.2 milhões de pessoas com abastecimento de água e 976 mil com esgoto sanitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com