TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Influentes

Trabalho Escolar: Tratamento De Influentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

3ºB NOTURNO

TRATAMENTO DE EFLUENTES

CARAPICUIBA

DEZEMBRO/2013

NOME: Danilo Casssundé da Silva RA:983

TRATAMENTO DE EFLUENTES

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

3ºB NOTURNO

PROFESSORA: PATRÍCIA

Trabalho apresentado a

Disciplina de Química Geral e Experimental

Ministrada pelo Prof. Patrícia

CARAPICUIBA

DEZEMBRO/2013

Sumário

Resumo 4

Introdução 4

Efluentes: 6

Esgoto Domestico 6

Esgoto Industrial 7

ETAPAS DE UM TRATAMENTO DE EFLUENTE 8

1) TRATAMENTO PRELIMINAR 8

Gradeamento 8

Desarenação 8

2) TRATAMENTO PRIMÁRIO 9

Floculação 9

Decantação Primária 9

Peneira Rotativa 9

3) TRATAMENTO SECUNDÁRIO 10

Tanque de Aeração 10

Decantação Secundária e Retorno do Lodo 12

Elevatória do Lodo Excedente - Descarte do Lodo 12

4) TRATAMENTO DE LODO 12

Adensamento do Lodo 12

Digestão Anaeróbia 13

Condicionamento Químico do Lodo 13

Desidratação do lodo. 13

Secagem do lodo 13

5) TRATAMENTO TERCIÁRIO 14

Considerações Finais 16

Referência e dados bibliográficos 18

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de tratamento de efluentes de resíduos sólidos industriais e efluentes líquidas adotadas relacionadas á gestão ambiental, que contribui para o alcance dos objetivos da responsabilidade social e ambiental de cada profissional sendo ele na área de engenharia ou não, redução do consumo de matérias-primas e riscos ambientais.

Palavras-chave: Tratamentos, industriais, resíduos industriais, resíduos urbanos.

Abstract

The present study aimed to analyze the process of effluent treatment of industrial wastes and effluents will net adopted regarding environmental management, which contributes to the achievement of the goals of social and environmental responsibility of each professional and he in engineering or not, reducing consumption of raw materials and environmental risks.

Introdução

Propósito de passar aos alunos presentes o conhecimento adquirido na pesquisa. Esse Seminário tentou apresentar e conciliar todos esses fatores e a seguir, apresentaremos os resultados obtidos. Além dos fatores já relacionados conseguiram-se outros muito importantes, como trabalhar em equipe, tomar decisões em conjunto, dividir tarefas, respeitando os limites, tempo e opiniões de cada integrante do grupo. Com o tema além da conscientização da nova classe de engenheiros que está para se formar temos por fins que Nos últimos vinte e cinco anos vem crescendo a preocupação com a problemática ambiental por parte de vários grupos da sociedade em virtude da crescente degradação do meio ambiente e a necessidade da manutenção dos mesmos para as gerações vindouras. Problemas gerados por esta degradação como poluição do ar e dos recursos hídricos, contaminação do solo, extinção de espécies animais e vegetais, mudanças climáticas e esgotamento de alguns recursos naturais, tem sido considerados uma prioridade não somente para o Estado, mas também para muitas organizações.

É neste contexto que se insere o caso da indústria, que tem sido considerada um dos agentes causadores deste impasse, em virtude do impacto direto que causam ao meio ambiente, como o desmatamento para a implantação de empreendimentos, a produção e geração de materiais inservíveis (resíduos), o destino inadequado desses resíduos e efluentes produzidos, emissão de gases do efeito estufa, entre outros.

Porem, nos últimos anos, as questões ambientais tem conquistado espaço e relevância e sendo incorporadas ao planejamento de muitas organizações, que tem buscado novas técnicas e tecnologias para serem aplicadas tanto durante seus processos, visando, por exemplo, a eliminação do desperdício de matéria-prima, o que irá reduzir a quantidade de resíduo solido produzido, como também visando serem aplicadas em uma fase posterior ao seu processo produtivo, ou seja, no destino que dão aos resíduos e efluentes.

Efluentes:

São Geralmente produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente. Podem ser tratados ou não tratados

Esgoto Domestica urbanos

A água usada nas atividades domésticas se transforma no resíduo líquido conhecido como esgoto, que pode causar sérios problemas tanto ao meio ambiente quanto à saúde das pessoas. O esgoto doméstico pode ser tratado com relativa facilidade antes de ser lançado no ambiente. Infelizmente, tratamento de esgoto nunca foi prioridade para o poder público e para a população em geral, o que resulta em baixos índices de coleta e tratamento no Brasil.

Quando falamos no problema do esgoto temos que pensar em dois tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com