TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De ÁGUA

Pesquisas Acadêmicas: Tratamento De ÁGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Algumas das fases aí mostradas poderão ser eliminadas, temporária ou definitivamente, de acordo com a qualidade da água a ser tratada e sua variação ao longo do ano.

A estação de tratamento de água de que trata este Manual de Operação segue a denominada “linha clássica”.

A estação clássica efetua o tratamento convencional em compartimentos separados uns dos outros.

Nesse tipo de estação existem, portanto, o misturador rápido, o floculador, os decantadores, os filtros e o tanque de contato (onde a adequada desinfecção é assegurada).

Nessa fase, deseja-se tratar quimicamente a água. Pretende-se que as partículas coloidais sejam desestabilizadas e aglutinadas umas às outras, formando os “flocos”. Assim sendo, elas poderão sedimentar-se de modo mais rápido, facilitando a decantação, e tornando mais fácil sua remoção nos filtros.

A desestabilização química das partículas denomina-se “coagulação”, sendo efetuada em unidades de mistura rápida.

A aglutinação e coalescência das partículas previamente desestabilizadas, efetuada em unidades de mistura lenta, denomina-se “floculação”.

Para coagular e, posteriormente, flocular a água, adiciona-se a ela um floculante, normalmente o sulfato de alumínio ou o cloreto férrico.

Pode ser necessário adicionar à água um agente destinado a ajustar seu pH antes da adução do floculante, para que as reações químicas ocorram adequadamente. De modo geral, a cal hidratada ou a soda cáustica é o agente utilizado nas águas de Minas Gerais.

Decantação: Uma solução natural para reduzir o conteúdo de partículas em suspensão na água é deixa-la decantar durante certo tempo. Como resultado, ocorrerá a sedimentação das partículas no interior do recipiente.

A decantação pode ser simples, para a remoção de sólidos grosseiros, ou precedida de tratamento químico, para remover partículas mais finas que levariam muito tempo para sedimentarem.

A decantação quase sempre precede a filtração rápida, salvo no caso de águas brutas de baixa turbidez, quando então é possível efetuar a filtração direta. Em alguns casos, a decantação é feita apenas em épocas do ano em que a qualidade da água se torna incompatível com a filtração direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com