TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Resíduos Sólidos

Projeto de pesquisa: Tratamento de Resíduos Sólidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ÁLVARO MELO VIEIRA

PESQUISA CIENTÍFICA

Tema: Reciclagem dos resíduos sólidos

Alunos: Claudio Bomfim

Bruno Silva

Ilhéus-BA

24/08/2014

INDICE:

1. Introdução

2. Objetivo

3.Referencia Teorica

4. Metodologia

4. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO

A gestão do meio ambiente tem sido um desafio atual e tema discutido sob o ponto devista ambiental e econômico para as indústrias, empresas e sociedade, deixando de ser

considerado como custo para ser uma oportunidade de redução do passivo ambiental que compromete a qualidade de vida no planeta.

A Indústria da Construção Civil como geradora de resíduos, tem um papel relevante na construção do futuro, disseminando a cultura da responsabilidade com a preservação do meio ambiente.

Assim, vem introduzindo novas tecnologias em seus processos construtivos

quando utilizam métodos e técnicas de racionalização, classificação e reaproveitamento de resíduos através do processo de reciclagem, bem como, quando responsabilizam-se pelo destino final do resíduo gerado no canteiro de obra.

A construção civil é um setor cuja atividade produz grandes impactos ambientais, percebidos desde a extração das matérias-primas necessárias à fabricação de seus produtos, passando pela execução dos serviços nos canteiros de obra, até a destinação final dos resíduos gerados, provocando uma grande mudança na paisagem urbana.

Não fazem parte, ainda, da cultura do setor, preocupações com a questão ambiental, mas que não pode mais ser desprezada, pela exigência do uso racional dos recursos naturais

2. OBJETIVO

A reciclagem – o simples ato de reciclar – tem, na verdade, origem em diversos problemas enfrentados pela civilização humana. A verdade é que, durante muito tempo – milênios, para ser mais precisa – não se pensou nos efeitos que o lixo gerado todos os dias pela população humana poderia causar ao meio ambiente. E mais, não se pensou sobre os recursos naturais dos quais as principais matérias-primas usadas para a produção de artigos usados pela raça humana.

Há relativamente pouco tempo, a questão ambiental foi notada – e quando o foi, já aconteceu de uma maneira preocupante e quase desesperada: quando a raça humana, responsável pela geração de lixo e esgotamento de recursos naturais, se deu conta do dano causado ao meio ambiente pelo hábito de apenas tirar, em perceber que nem tudo que é retirado da terra volta a crescer. Ao perceber este processo – a diminuição dos recursos naturais, e a dificuldade de restabelecê-los uma vez que eles haviam esgotado, o homem criou o processo de reciclagem como medida social, e prevenção contra o desgaste do meio ambiente – não que reciclagem já não existisse, ela existia, afinal, reutilizar bens ainda válidos, mas já usados, é um hábito tão antigo quanto o ser humano -, mas ver a reciclagem como uma forma de prevenir o esgotamento dos recursos naturais, é uma prática bastante recente.

Os principais objetivos da reciclagem são, na verdade, divididos em duas questões igualmente importantes. Por um lado, a reciclagem tem como sua base o reaproveitamento de materiais que são de difícil decomposição – todo o lixo não orgânico, que pode levar séculos, ou até mesmo milênios para se decompor, fazendo destes materiais um risco para a população, já que grande parte deles pode trazer contaminações por produtos químicos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com