TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Água nos sectores da mineracao

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

Tratamento de Água nos sectores da mineracao

Para cumprir com os regulamentos e assegurar que a qualidade da água deixando os locais de mina não está afetando negativamente os usuários da água a jusante, as empresas mineradoras desenvolvem planos de gestão de água para minimizar o potencial de contaminação da água e para evitar a libertação de água poluída no ambiente. A qualidade da superfície envolvente e das águas subterrâneas é monitorada e vários processos de tratamento podem ser usados para garantir que a água da mina atenda aos padrões regulatórios antes de ser descarregada.

Estratégias de gestão ambiental

A consciência dos impactos ambientais e da preocupação com o meio ambiente tem aumentado nas últimas décadas, resultando em regulamentos ambientais mais rigorosos em todo o mundo e uma resposta correspondente da indústria de mineração internacional. Práticas ambientalmente responsáveis, especialmente relacionadas à água, tornaram-se fundamentais para a viabilidade e aceitação de uma operação mineira moderna. [12] Por exemplo, se outras partes interessadas acreditam que uma mina está usando muita água, ou poluindo a água, ela pode levar a conflitos sociais e descontentamento. [11] As estratégias de gestão da água são usadas para minimizar o impacto ambiental das operações de mineração e agora estão no cerne das atividades de desenvolvimento, operação e restauração da mina. [19] Cada vez mais, as empresas ultrapassam a conformidade regulamentar para fornecer água limpa às comunidades vizinhas.

Técnicas de controle de água

A água é cuidadosamente controlada para evitar a libertação de água contaminada para o ambiente. [14] Podem ser utilizadas várias técnicas de controlo para reduzir o potencial de contaminação da água e minimizar o volume de água que necessita de tratamento. Estas técnicas incluem: [12]

  • Interceptação e desvio de água superficial (escoamento de chuva e neve, riachos e riachos) de entrar no local da mina construindo barragens a montante para reduzir o potencial de contaminação da água a partir de minério exposto e resíduos de rocha;
  • Reciclagem de água utilizada no processamento de minério para reduzir o volume de água que necessita de tratamento
  • Capturando a água de drenagem da precipitação no local da mina através do uso de forros e tubulações e direcionando a água para barragens de rejeitos, a fim de evitar que a água potencialmente contaminada entre nas águas subterrâneas ou flua fora do local
  • Permitir que a água evapore em lagoas para reduzir o volume de água contaminada; Em regiões secas, pode-se evaporar água suficiente para que não seja necessário descarregar água, resultando na contenção de contaminantes no local da mina
  • Instalação de forros e coberturas sobre rochas e pilhas de minério para reduzir o potencial de contacto com a precipitação e contaminação das águas subterrâneas

Diferentes combinações de estratégias podem ser aplicadas ea seleção de estratégias é específica do local. [12] Por exemplo, a intercepção e o desvio de água superficial é uma preocupação mais proeminente em ambientes com altas taxas de precipitação, ao passo que maior ênfase é colocada na reciclagem de água em regiões áridas com pouca disponibilidade de água.

Regulamentações relativas à descarga de água nas minas

Nos casos em que a água da mina é descarregada no ambiente, espera-se que atenda a licença de mina e os requisitos regulatórios da jurisdição responsável. [4] O cumprimento das regulamentações geralmente é aplicado com algum tipo de penalidade financeira, como uma multa, e em casos extremos, as operações de mineração podem ter suas licenças revogadas. A indústria de mineração no Canadá teve um alto nível de cumprimento nos últimos quinze anos. [6] Embora a extensão ea eficácia dos regulamentos ambientais variem consideravelmente entre os países em desenvolvimento, a indústria mineira internacional reconheceu que a responsabilidade ambiental tornou-se essencial para a aceitação de um projeto de mineração por uma comunidade e desenvolveu uma série de melhores práticas que são Em uso por muitas empresas de mineração em todo o mundo.

Tratamento de água

Existem várias tecnologias de tratamento disponíveis para limpar a água contaminada; Essas tecnologias podem ser descritas como ativas ou passivas. Tecnologias de tratamento ativo requerem a entrada de energia e produtos químicos, eo tratamento passivo usa apenas processos naturais como gravidade, microorganismos e / ou plantas em um sistema, qualquer um dos quais requer manutenção rara, mas regular. [1, 19] A tecnologia de tratamento usada em uma mina depende de quão poluída é a água, quais produtos químicos precisam ser removidos, quanta água requer tratamento e os padrões de qualidade de descarga de água exigidos.

Tratamento activo da água

Tratamento de água ativo é a forma mais comum de tratamento de água em minas de trabalho. [18] Software sofisticado é usado para prever a química do efluente antes da construção da mina, e as tecnologias apropriadas do tratamento de água são escolhidas conformemente. [12, 18] As águas das minas são muitas vezes ácidas e requerem a adição de cal, calcário ou soda cáustica para elevar o pH. [3] Uma vez que o pH foi elevado, os metais dissolvidos precipitam fora da solução e afundam-se para o fundo dos tanques de sedimentação ou de sedimentação, onde podem ser removidos. [3] Podem ser adicionados produtos químicos conhecidos como coagulantes ou floculantes para combinar partículas menores em aglomerados maiores que se acomodam mais rapidamente da água.

Dependendo da qualidade final desejada da água, uma mina também pode usar outras tecnologias, incluindo trocadores de íons, filtros de membrana e osmose reversa. [14] A porção semi-sólida ou as lamas retiradas da água são secas e eliminadas quer no subsolo da mina, quer numa instalação de eliminação de resíduos.

Devido aos elevados custos de manutenção e eliminação do tratamento activo, estão a ser exploradas formas de reciclagem das lamas, tais como a produção de concentrado de ferro comercializável a partir da drenagem de rocha ácida das minas de carvão. [9] No entanto, a maioria das lamas tem pouco valor económico e é tratada como resíduos. Em casos extremos em que as lamas são ricas em cádmio ou arsénio, podem ser classificadas como resíduos perigosos e requerem manuseamento e eliminação especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com