TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento temático da informação

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.621 Palavras (31 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO[pic 1]

A ORGANIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: um olhar para a otimização da gestão administrativa

Belo Horizonte

2015

JÉSSICA GONÇALVES BATISTA

LUCAS DUARTE

MICHELLE UMBELINO MIRANDA OLIVEIRA

PRISCILLA AGNES DE PAULA

A ORGANIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: um olhar para a otimização da gestão administrativa

Trabalho de conclusão da Disciplina Elaboração e Apresentação do Trabalho Científico apresentado à professora Graciane Silva Bruzinga Borges, no Curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito para aprovação na disciplina.

Orientadora: Graciane Silva Bruzinga Borges

BELO HORIZONTE
2015


        RESUMO

A biblioteca universitária tem papel essencial na estrutura das universidades, pois serve de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, através da prestação de serviços à comunidade da instituição na qual está inserida. A expansão das bibliotecas levou ao desenvolvimento de diversos tipos de organização e de técnicas mais modernas. A integração existente entre o tipo de organização adotado e o ambiente, na busca por um objetivo específico, leva a adoção de uma forma de organização específica: centralizada ou descentralizada. O objetivo deste trabalho é indicar quais as formas de organização que uma biblioteca universitária pode seguir mostrando para isso, as vantagens e desvantagens. Para isso, contemplou-se o trabalho de várias referências na área de Biblioteconomia e Gestão Administrativa que dialogam sobre a melhor alternativa gestora, mas, com o objetivo comum de atingir otimização de seus serviços. O estudo mostrou que a escolha da melhor forma de organização deve estar de acordo principalmente com as necessidades de seus usuários e alinhados aos objetivos da instituição a qual pertence.

Palavras-chave: Biblioteca universitária. Gestão administrativa. Gestão de bibliotecas. Centralização. Descentralização.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1.        PROBLEMA        

1.2.        HIPÓTESES E PRESSUPOSTOS        

1.3.        OBJETIVOS        

1.3.1.        Objetivo geral        

1.3.2.        Objetivos específicos        

1.4.        JUSTIFICATIVA        

2.        CONCEITOS GERAIS E REVISÃO DA LITERATURA        

2.1.        BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA        

2.2.        GESTÃO DE BIBLIOTECAS        

2.2.1.  Biblioteca Central ou Biblioteca Centralizada: Parcial ou Monolítica        

2.2.2.        Biblioteca Descentralizada        

3.        METODOLOGIA        

4.        APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS        

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXO A        …………………………………………………………………………………..        

ANEXO B        …………………………………………………………………………………        

ANEXO C……..        




  1. INTRODUÇÃO

A biblioteca universitária tem papel essencial na estrutura das universidades. Segundo Lemos (1975), desde 1963, o Conselho Federal de Educação, incluiu como um dos requisitos mais importantes para que tenham seus cursos aprovados e regulamentados, a existência de uma biblioteca na instituição. Oliveira (2004, p.15), aponta a existência de uma biblioteca “como sendo um dos principais elementos da infraestrutura que devem corresponder às necessidades institucionais e políticas formalmente estabelecidas”.

A biblioteca universitária,

serve de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, através da prestação de serviços aos alunos de graduação, pós-graduação, professores e funcionários da instituição na qual está inserida, bem como promove a cooperação e o intercâmbio de ideias e conhecimentos científicos com outras bibliotecas e a sociedade em geral. Apresenta um acervo selecionado e atualizado sobre diversas áreas do conhecimento, compatíveis com os programas de ensino, pesquisa e extensão (MACHADO; BLATTMANN, 2011, p.10).

A Lei nº 5.540 da Reforma Universitária de 1968, estabeleceu normas para a reforma universitária envolvendo em seus artigos a mudança de sua estrutura, pessoal docente e metodologia de ensino, considerando indissociáveis o ensino, a pesquisa e o serviço de extensão. Mesmo não tendo mencionado as bibliotecas universitárias, indiretamente provocou sua integração nas universidades, uma vez que dada a recomendação de não duplicação de meios para fins acadêmicos, os cursos e disciplinas se reagruparam. Órgãos de centralização, como aponta Lima (1988), foram instituídos em quase todas as Universidades de formação tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.8 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com