TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento termico

Por:   •  16/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo comparar e analisar o comportamento do aço 1045, através do tratamento térmico

Nesse contexto surgem alguns processos de modificação das propriedades mecânicas.

Entre os processos que alteram as características mecânicas do material como dureza, resistência ao desgaste, tenacidade, entre outros.

Importância do tratamento térmico

Tratamento Térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais, sem mudar a forma do produto. Seus principais objetivos são: remoção de tensões, aumento ou diminuição da dureza, aumento da resistência mecânica, melhora da ductilidade, melhora da usinabilidade.

Tratamentos Térmicos usados:

Têmpera: Consiste no aquecimento superior a linha critica e aquecimento rápido para formar martensita, os meios de resfriamentos são óleo, água, salmoura ou mesmo ar. Os objetivos é aumentar a dureza, aumentar resistência a tração e redução a tenacidade.

Normalização: Consiste no aquecimento do aço a uma temperatura acima da zona crítica, seguindo de resfriamento no ar. A normalização visa refinar os grãos de peças de aço fundido. Os objetivos são refinar os grãos, homogeneizar a microestrutura.

Recozimento: É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar os seguintes objetivos: remover tensões, diminuir a dureza.

Materiais Usados:

- Forno mufla

- Pinça

- Luva Térmica

- Mascara de Solda

- Durometro

- Corpo de prova do aço 1045

- Microscópio

Procedimentos Experimentais

No laboratório, tomamos como principio as definições dos tratamentos térmicos estudados em sala de aula. Foram realizados os tratamentos de têmpera resfriada em agua e óleo, recozimento, normalização.

Começamos a aula colocando três corpos de prova, com o auxilio da pinça, no forno mulfa a uma temperatura de 850º C.

Após colocamos os corpos de prova no forno, mediamos a resistência a deformação plástica, em uma máquina chamada durometro, os corpos de prova medido no durometro já tinha sofrido os quatros tratamentos térmicos horas antes, pois o tempo não permitiria nós realizamos a medição com os corpos que nós colocamos no forno no inicio da aula. Então para ser feita a medida, posicionamos as peças no meio do durometro para ele penetrar e fazer a medição, além disso, o durometro foi regulado 20 HRC (Rockwell).

Após medimos a dureza, vimos em um microscópio as microestruturas formada pelo tratamento térmico.

E por fim resfriamos os corpos de prova, onde colocamos no forno no inicio da aula, cada corpo de prova foi resfriado conforme o tratamento térmico:

Normalização: O corpo foi retirado do forno, é deixado ao ar. Seu resfriamento é mais lento, pois dependerá da temperatura ambiente para resfriar.

Têmpera: Foram realizados dois tipos resfriamento: água e óleo. A diferença entre os dois é viscosidade, onde ela esta relacionada à velocidade de resfriamento. O óleo tem a maior viscosidade comparado com a água. Líquidos mais viscosos têm um resfriamento um pouco mais lento que os não viscosos, o que reduz a dureza final do material.

Recozimento: Nele o corpo de prova foi mantido dentro do forno, porem o forno foi desligado, para seu resfriamento ser muito lento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com