TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamentos térmicos

Exames: Tratamentos térmicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Os aços desde os tempo antigos já descoberto na áfrica já colocavam varias inconitas

Na cabeça dos antigos,como um aço em sua estrutura é limitado a fazer determinadas

Coisas.

Bom entre fazer o aço para determinadas coisa para melhorar seu rendimento esta o

Tratamento térmico que hoje é essencial .

Como o tratamento térmico começou a ser se essencial importância ,logo após isso

Ser prioridade em todas as peças ,isso fez com que empregos fossem abertos,para que

Tenha os devidos cuidados com o tratamento térmico .

Na minha concepção todos os matérias tem que ser temperados porque com certeza

A compra de um aço bom e caro,você pode comprar um material mais barato e fazer a tempera que esse material(aço) vai ter o mesmo desempenho.

Nem sempre um material mais duro é melhor,no caso das tenazes e ganchos elas tem um mateiral de baixo carbono,mais com o tratamentos térmico elas viram ferramentas de bom uso de serviços gerais

Fornos intermitentes são fornos que processão pequenas cargas de peças,peças que tem difícil manuseio,essa pessas são as que não de adequam aos fornos contínuos,porque as peças do dos fornos intermitentes são de grandes dimensões que tem um tempo maior de tratamentos térmico.

Além dos fornos intermitentes, a vários outros tipos de fornos:

-Fornos caixa

-Fornos de fundo móvel

-Fornos de elevador

-Fornos sino

-Fornos poço

Todos eles compreendem uma câmara de aço reforçada, com isolamento térmico, um sistema térmico e aberturas para o acesso as câmaras de aquecimento.

Fornos caixa: Adapta bem ´para instalações industriais em que poucas peças são tratadas.

Fornos de fundo móvel: Forno que tem um carro em um trilho para facilitar a carga e descarga das peças.

Fornos tipo elevador: mesmo conceito do fundo móvel,o diferença é que onde é carregado as peças é levantado para entra dentro do forno.

Fornos sino: Coberturas são abaixadas nas soleiras carregadas de peça.

Fornos-poço: O forno é dentro do solo mais se estende apartir do solo.

Os fornos de banho de sal são fornos de uso geral em operações por exemplo a tempera,possuem vantagens de reduzir ao mínimo os efeitos do aquecimento,diminui o empenamentoe distorção,além de que você pode fazer o tratamento individual das peças podendo ter uma atenção maior para não ter erros,mas esse forno tem uma desvantagem que podemos falar que é a alta instrução para as pessoas que manuseiam e tem o contato co os produtos usado nesse processo .

Os fornos a vácuo consistem de uma câmara de vácuo,uma sistema para processamentos a gás, bombeamento e suprimento de energia.

Fornos de leito fluidizado,seu principio é na utilização de partículas de oxido de alumínio,as quais estão em um leito onde as peças são mergulhadas e tratadas,onde essas partículas ficam em suspensão por um fluxo de gás.Os fornos de leito fluidizado podem ser adaptados a praticamente todas as operações de tratamento térmico ,inclusive de aços rápidos.

Os fornos contínuos consistem no mesmo componentes do intermitentes, a diferença éque esses equipamentos funcionam de modo continuo,ou seja as peças de movimentam todo o tempo,são usados para grande quantidade de peças.

Os fornos de correia como o nome as peças são movimentadas por correias,são usados em peças de menor dimensão.

Fornos de soleiras móvel com roletes onde as peças são colocadas diretamente em bandejas que podem ser de fácil manuseio,são usados para peças maiores e com um comprimento grande.

Fornos com vigas movediças possuem trilhos moveis que levantam as peças eas deslocam,os trilhos moveis levantam as peças colocadas nos trilhos,movimentam as mesmas para frente e as rebaixam sobre os trilhos estacionários ,os moveis voltam a posição inicial repetindo o processo,a desvantagem é que esse forno envolve muito a parte mecânica ,a parte de movimentação é complicada de muita manutençãoe o custo é muito alto.

Em todos os fornos a condições de aquecimento,esse aquecimento e fundamental importância no tratamento térmico,como também o tempo de permanência a temperatura, a paciência é uma qualidade que tem que haver ,afim que o aquecimento seja efetivo a que haja completa uniformização de temperatura,dependendo da peça a um tempo adicional. A penetração do calor se faz a razão de cerca de um milímetro por minuto em barras redondas por exemplo,outros formatos a penetração é maior,por exemplo um peça esférica é de 50% maior do que uma peça quadrada que é três vezes maior do que um placa retangular,o ponto importante também é que quanto mais a porcentagem de elementos de liga no aço o tempo de aquecimento para solubilização completa.

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »