TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traçados Metodológicos

Casos: Traçados Metodológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 16

Compreende-se que pesquisa é uma atividade da ciência e que através da mesma chega-se a construção da realidade, é um procedimento racional e sistemático. A pesquisa só pode existir vinculada a uma ação ou seja tem que ter um objeto de investigação, toda investigação surge a partir de um questionamento, por uma duvida as respostas estão diretamente vinculadas com conhecimentos prévios ou de uma demanda social. Para desenvolver uma pesquisa é necessário que haja minuciosos cuidados nos métodos e técnicas procedimentais, a mesma envolve inúmeras fases que começa na escolha do problema ate os resultados esperados.

A pesquisa se divide em quantitativa e qualitativa, este presente projeto será embasado na pesquisa qualitativa. Porque compreendemos que a mesma nos possibilitara conhecer e observar de maneira arraigada a realidade a ser pesquisada, essa pesquisa baseia-se com estudos e situações reais das crenças, dos valores e atitudes, que segundo (MYNAIO 2006)

Esse conjunto de fenômenos é entendido aqui como parte da realidade social, pois o ser humano se distingue não só por agir mas por pensar sobre o que faz e por interpretar suas ações dentro da realidade vivida partilhando com seus semelhantes.

Por essa razão optamos pela abordagem qualitativa, pois no mundo das relações, a intenção da pesquisa dificilmente poderá ser posta números estáveis.

O trabalho de cientifico em pesquisa qualitativa se divide em três etapas, que são: a fase exploratória, o trabalho de campo, o analise e tratamento do material empírico e documental, mas nesta pesquisa iremos utilizar o trabalho de campo por que o mesmo pode levar a pratica empírica construção teórica na primeira fase, a mesma combina instrumentos de observação, entrevistas e outras modalidades. Vamos utilizar para a coleta de dados a observação e a entrevista; nós optamos como instrumento de coleta de dados a observação, pois consideramos a mesma como item de fundamental importância para a pesquisa.

A pesquisa será realizada na Escola Municipal Sofia Kateb Pereira da Silva, a mesma fica situada em um bairro conhecido da cidade com aparência perifica abriga um monumento bem visitado. Ela atende da educação infantil, ensino fundamental II nos turnos matutino e vespertino.

A intervenção dessa pesquisa se realizara coma a turma da educação infantil maternal II grupo 05. Tendo como colaboradoras da pesquisa a coordenadora a professora da turma e os educandos, nos acreditamos que com os colaborados já citados acima possamos contemplar os objetivos da disciplina Pesquisa e Estagio II Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia Campus XI.

Análise de dados

Na observação das crianças sobre as rotinas podemos observar que há uma falha nos cuidados da higienização das crianças, e também nas concepções das crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, falta um olhar da professora dentro do ambiente escolar para que essas crianças venham a ser crianças conscientizadas nos aspectos físicos e sociais.

Dentro dessa sala observada com alunos da educação infantil observamos que precisa uma mudança, sair do modo tradicional de todos os dias ser as mesmas coisas mudar um pouco, principalmente na questão das orações que nem todo mundo é a favor, o professor precisa rever essa questão até porque existem pessoas que tem sua religião diferente e é preciso que haja respeito, para assim a escola poder está com parceria entre a famílias.

No referencial curricular nacional para a educação infantil volume 1 (1998) vem abordando que: há praticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva, e que levam à construção de procedimentos e rotinas rígidas, dependentes todo o tempo da ação direta do adulto.

No período de observação sobre as formas de interações ente as crianças vimos que: a interação entre as crianças aconteceu de forma amigável mesmo quando tão brincando há um desentendimento, mais isso faz parte da brincadeira deles, as crianças falaram muito e brincaram, na sala tem muitos brinquedos, mais não estão em boas condições, pois as crianças só brincam estragando e momento algum vimos a professora conversando com os alunos que fosse preciso as crianças a cuidarem dos brinquedos.

As crianças gostam mais de brincar correndo, ficam ansiosos pela hora do intervalo, observamos que entre essas brincadeiras os alunos que mostram ser rebeldes, violentos devido a convivência de cada um com os problemas encontrados na própria família tem momentos que eles mostram ser afetivos.

Sabemos que crianças na educação infantil, precisam ter seu momento de brincar, pois é nesse espaço que as crianças precisam realizar seus desejos, principalmente aquelas crianças que já vem de uma família desestruturada onde as crianças são afetadas e acabam chegando nesse ambiente revoltados. Observamos que na hora do intervalo as crianças se dividiram, onde meninas ficaram com meninas, brincando de rodas, contando histórias, cantando para ver quem cantava melhor e sempre respeitando o momento de cada uma, já os meninos brincaram ente eles com bolas de gude levado pelos mesmos e acabavam tendo brigas porque nenhum respeitava o momento do outro, e nesse momento a professora da turma não tem interação com as crianças no memento do brincar.

Entendemos que nós no momento de observação não podemos interferir o memento do professor na sala de aula, mais fomos convidadas pelos alunos no momento do intervalo para participarmos das brincadeiras, e com autorização da professora podemos ter um momento de fazer com que as crianças brincassem em conjuntos sem distinção de sexo, fazemos isso para que as crianças aprendessem que brincar engloba a todos em uma mesma brincadeira, mais deixando claro o papel de cada um na brincadeira, nesse momento podemos misturar meninos com meninas para brincarem de futebol.

Pois muitas meninas achavam que brincar futebol era coisas de meninos e meninos achavam que brincar de rodas era coisa de meninas, e assim tentamos mostrar a eles que brincar em conjunto é um momento onde podemos nos conhecer melhor e acabar com os preconceitos existentes, tanto no ambiente escolar como em outros espaços, ensinar a eles a viver com as diversidades.

Trazemos como embasamento o referencial curricular nacional para a educação infantil volume 1 vem relatando que: as crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com