TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traços E Tipos De Personalidade

Exames: Traços E Tipos De Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Traços e tipos de personalidade: o que é a personalidade?*

O que faz de si quem você é? Você provavelmente tem alguma ideia do seu próprio tipo de personalidade - você é efusivo ou reservado, sensível ou casca-grossa?

Os psicólogos que tentam desvendar a ciência de quem somos definem a personalidade como tratando-se das diferenças individuais na forma como as pessoas tendem a pensar, sentir e até comportar-se.

Há muitas maneiras de medir a personalidade, mas os psicólogos têm na sua maioria desistido de tentar dividir a humanidade em tipos perfeitos. Em vez disso, eles concentram-se em traços de personalidade. A teoria mais aceite dessas características é a dos Big Five:

• Abertura à experiência

• Consciência

• Extroversão

• Socialização

• Neuroticismo

Os Big Five são os ingredientes que compõem a personalidade de cada indivíduo. Uma pessoa pode ter uma pitada de abertura, alguma consciência, uma quantidade média de extroversão, socialização em abundância e quase nenhum neuroticismo.

Ou alguém pode ser desagradável, neurótico, introvertido, consciente e dificilmente aberto a todos. Aqui está o significado de cada característica:

Abertura à experiência

As pessoas são ricos em abertura à experiência gostam de aventura, são curiosas e apreciam a arte, imaginação e coisas novas. O lema do indivíduo aberto pode ser "A variedade é o tempero da vida". Pessoas baixas em abertura são exatamente o oposto: preferem ficar com os seus hábitos, evitar novas experiências e, provavelmente, não são os mais aventureiros.

Alterar a personalidade é geralmente considerado um processo difícil, mas a abertura é um traço de personalidade que tem mostrado estar sujeito a alterações na idade adulta. Num estudo de 2011, as pessoas que tomaram psilocibina ou "cogumelos mágicos", tornavam-se mais abertas. O efeito durou pelo menos um ano, o que sugere que pode ser permanente.

Consciência

As pessoas que são conscientes são organizadas e têm um forte senso de dever. Elas são confiáveis, disciplinada e focadas no sucesso e no planejamento. Pessoas baixas em consciência são mais espontâneas e podem tender para o descuido. A consciência é uma característica útil pois tem sido associada a bons resultados na escola e no trabalho.

Extroversão

A extroversão contra a introversão é, possivelmente, o traço de personalidade mais reconhecível do Big Five. Quanto mais extrovertido alguém é, mais social se mostra. Os extrovertidos são tagarelas e sociáveis que tendem a ser assertivos e alegre nas suas interações sociais. Os introvertidos, por outro lado, precisam de muito tempo sozinhos, talvez porque os seus cérebros processam a interação social de forma diferente.

De fato, a introversão é muitas vezes confundida com timidez, mas os dois não são a mesma coisa. Timidez implica um medo de interações sociais ou uma incapacidade de funcionar socialmente. Os introvertidos podem ser perfeitamente encantadores em festas - eles simplesmente preferem atividades em pequenos grupos ou a solo.

Socialização

A socialização mede o grau de calor e bondade de uma pessoa. Quanto mais agradável alguém é, mais provável é que seja confiante, útil e compassivo. Pessoas desagradáveis são frias e desconfiadas dos outros, sendo menos propensas a cooperar.

Os homens que são ricos em afabilidade são considerados melhores dançarinos por mulheres, o que sugere que o movimento do corpo pode sinalizar a personalidade. Por outro lado, no local de trabalho, os homens desagradáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com