TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trbalho

Dissertações: Trbalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

4ª Série

Matemática III

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Gesiane de Salles Cardin Denzin

Faculdade Anhanguera de Limeira

.

Ciência da Computação - 4ª Série - Matemática III

Gesiane de Salles Cardin Denzin

Pág. 2 de 12

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Conhecer os aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à computação.

 Raciocinar logicamente.

 Desenvolver a autonomia intelectual.

 Saber conciliar teoria e prática.

Produção Acadêmica

Entregar ao professor da disciplina, impressos, os relatórios gerados em cada etapa, com a resolução passo a passo de todos os exercícios propostos nas etapas, justificando por meio dos cálculos realizados, o porquê de cada afirmação ter sido considerada certa ou errada:

 Relatório 1 – Integral Indefinida e Integral Definida.

 Relatório 2 – Técnicas de Integração.

 Relatório 3 – Aplicações de Integrais Definidas.

 Relatório 4 – Séries Infinitas; Convergência de Séries Infinitas e Séries de Potências.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de quatro a cinco participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

DESAFIO

A Astronomia é considerada uma das ciências mais antigas do mundo. Os primeiros registros astronômicos se devem aos chineses, babilônicos, assírios e egípcios, datados aproximadamente a 3.000 a.C.

Naquela época, os astros eram estudados com objetivos muito práticos, como: prever a melhor época do ano para o plantio e a colheita de suas lavouras; identificar as estações do ano; medir o tempo; prever o futuro; buscar o desenvolvimento da espiritualidade etc. Desde 700 a.C., os chineses já utilizavam um calendário de 365 dias e deixaram anotações precisas de meteoros, meteoritos, cometas e estrelas.

A figura 1 apresentada ao lado mostra um manuscrito da lendária cidade Timbuktu (deserto do Saara), guardiã de milhares de outros manuscritos científicos astronômicos antigos.

Figura 1 – Manuscritode Timbuktu

Fonte: <http://www.aluka.org>.

Acesso em: 21 abr. 2013.

Ciência da Computação - 4ª Série - Matemática III

Gesiane de Salles Cardin Denzin

Pág. 3 de 12

Figura 2 – Galáxia de Andrômeda

Fonte: <http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/multimedia/gallery/gallery-index.html>. Acesso em: 21 abr. 2013.

A Astronomia é a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por telescópios.

A astronomia moderna é dividida em dois ramos: astronomia teórica e a astronomia observacional. A astronomia teórica pretende explicar, por meio de modelos analíticos, os relatos obtidos na astronomia observacional. Já os dados obtidos por meio da observação de corpos celestes, pretendem confirmar ou não os resultados obtidos na astronomia teórica.

Na imagem apresentada na figura 2 apresenta a galáxia de Andrômeda.

Andrômeda é uma das galáxias mais próximas à Via Láctea. A Via-Láctea é a galáxia em que o nosso sistema solar está inserido.

Andrômeda se encontra a 2,5 milhões de anos-luz da nossa galáxia e é conhecida no meio astronômico como uma galáxia “canibal”, pois literalmente “engole” as outras galáxias de tamanho menor. Daqui a 3,75 bilhões de anos, astrônomos da NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) preveem que Andrômeda colidirá com a Via Láctea. A simulação desta colisão, realizada pela NASA, pode ser vista no vídeo disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtTnJLVEVkVFlFTGs/edit?usp=sharing>. Acesso em 19 abr. 2013.

O Dr. Peterson Gotaskaem é um renomado cientista da Universidade Plutóide (UP), situada na cidade de Frankfurt, na Alemanha, onde recentemente, uma nova galáxia foi descoberta. Ela foi considerada pelos cientistas como sendo a galáxia mais distante da Terra já identificada no Universo.

O desafio proposto será descobrir qual o nome atribuído à nova galáxia pela equipe de astrônomos e qual a distância, em bilhões de anos-luz, que essa galáxia se encontra do nosso Sistema Solar.

Para tanto, oito desafios são propostos. Cada desafio, após ser devidamente realizado, deverá ser associado a um número ou uma letra. Esses números, quando colocados lado a lado e na ordem de realização das etapas, fornecerão os dígitos alfanuméricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com