TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio técnico De Segurança Do Trbalho

Exames: Relatorio técnico De Segurança Do Trbalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 5

relatorio9 técnico de segurança do trabalho Autor: Barboza, Tania da Silva.

Título: Gerenciamento de riscos de acidentes de trabalho: estudo de caso em uma obra de construção de dutos terrestres / Safety management of accidents occupational case control in industry terrestrial ducts.

Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2002. 97 p. mapas.

Idioma: pt.

Tese: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.

Resumo: Investiga como se dá o gerenciamento de riscos de acidentes do trabalho numa obra de construção de dutos terrestres. A indústria da construção é um dos segmentos em que mais ocorrem acidentes do trabalho no mundo, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) reconhece esse setor como um dos mais perigosos. A obra de dutos é horizontal, assim como construção de estradas, ferrovias ou redes de energia elétrica. Como principais fatores que dificultam o gerenciamento de riscos de acidentes na construção de dutos, citamos: a mobilidade da obra, que atravessa diversas regiões urbanas ou rurais, cada uma com suas peculiaridades culturais, geográficas e políticas; uma mão-de-obra, muitas vezes, sem experiência prévia, que trabalha em pequenos grupos isolados ao longo do traçado da construção, simultaneamente. Observa-se uma tendência em grandes empresas, nos dias de hoje, em adotar normas de gestão de saúde, segurança e meio ambiente, com a finalidade de obter uma melhoria na performance dessas funções. A OIT lançou em junho de 2001 um Guidelines para a implantação de sistema de gestão em saúde e segurança no trabalho. Para a realização deste estudo, lançamos mão da teoria sociológica dos acidentes de Dwyer e aplicamos fundamentos da ergonomia para conhecer o processo de trabalho. Em nossa pesquisa de campo observamos que há fragmentação do conhecimento sobre a forma de gerenciamento dos riscos de acidentes, evidenciada através das verbalizações de representantes dos diversos níveis funcionais da contratante dos serviços e a contratada, decorrente, em parte, de diversos fatores culturais. Não há muitas oportunidades de participação dos indivíduos no processo de gestão, fato determinante para a participação dos indivíduos no processo de gestão, fato determinante para a estagnação do fluxo de informações. Percebemos certo distanciamento entre o planejado no escritório e o praticado na obra. o modelo prescrito é robusto e burocrático e, nos deparamos com uma realidade na qual o conceito de acidente, por exemplo, é variável. (AU

COMO A ERGONOMIA PODE NOS AJUDAR?

Sendo ERGONOMIA a ciência que estuda toda e qualquer atividade física e mental com menos esforço, percebe-se, facilmente que aqueles que não a praticam estão perdendo muito...:

- Correndo riscos de adquirir doenças, principalmente as músculo-esqueléticas como as LER/DORT e dores e lesões da coluna. São elas as principais doenças que mais se beneficiam da ERGONOMIA.

- Perdendo em lucros, pois o mundo globalizado de hoje, altamente competitivo, requer alta produtividade e eficácia em todas as atividades da empresa e um time perfeito e vencedor.

Os países do chamado primeiro mundo, capitaneados pelos EUA, investem bilhões de dólares anualmente em ERGONOMIA, muito além da Legislação: Porquê? Você já viu um norte americano jogar dinheiro fora? A resposta é fácil : Dá Lucro!

Confira no link de ARTIGOS deste Portal e por meio das palestras do Eng. Osny Telles Orselli, como a ergonomia pode aumentar seus lucros, diminuir a fadiga, aumentar a produtividade, como prevenir as LER/DORT. Como conscientizar a empresa como um todo, o que é o estágio superior da ergonomia em uma estratégia de RH, o que o mundo está fazendo para aumentar a produtividade e eficácia através da ergonomia. Dá até para calcular o retorno sobre o investimento, pois se você pensar que isso custa..., o melhor é cortar e anular, pois custos são para serem diminuídos. Retorno é para checar o investimento. Sempre pense em investimento e não em custos!

É assim que Coreanos (do Sul), Chineses e Indianos aprenderam com com os Norte Americanos.

Pratique ERGONOMIA e todos saem ganhando: O trabalhador, O Empresário, O Governo.

Mais Ergonomia, mais confoO que é Ergonomia:

Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com