TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trbalho Atps

Artigo: Trbalho Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Técnicas de negociação - Etapa 1

RESUMO

Negociação é um processo, ou seja, um conjunto de etapas. Uma delas é a preparação. Muitas negociações são ganhas ou

perdidas na qualidade da preparação. Mas para preparar bem temos que ver à

situação pela nossa ótica e pela do outro negociador. Embora negociação não

seja uma guerra, pode-se aplicar a frase de Sun Tzu: "Se você conhece a você e

ao inimigo, não é preciso temer nenhum combate. Se você só conhece a você,

para cada vitória haverá uma derrota. Se você não conhece nem a você nem ao

inimigo, você irá sucumbir em todos os combates".

Existem dois princípios que devem ser lembrados em uma negociação "Só acaba quando acabou", ou seja, enquanto o acordo não estiver fechado sempre se deve tentar e não se deve perder a esperança. O outro principio é o "Certo é o que dá certo", ou seja, isto significa que numa negociação não existem fórmulas mágicas, O negociador deve estar ligado aos seus objetivos e às respostas que recebe por suas ações e iniciativas. E se o que ele está fazendo para alcançar o seu objetivo não estiver dando certo, o que deve fazer é mudar.

Toda negociação é um processo de relacionamento entre pessoas. Assim, saber ouvir, perguntar e apresentar as próprias idéias de forma convincente é mais que necessário em uma negociação. Procure primeiro compreender, depois se fazer compreender, isto, lhe permite conhecer muito das expectativas, desejos e necessidades da outra parte. Para apresentar bem uma idéia ou proposta é preciso que ela esteja de acordo com as necessidades e expectativas da outra parte.

Outro ponto importante é que cada caso é um caso e como tal deve ser entendido, assim sendo o sucesso de uma negociação passada não significa que a próxima será bem sucedida, tem sempre que se ter em mente que tudo o que você faz

numa negociação é uma das múltiplas alternativas possíveis a serem feitas.

Deve ser sempre separado as pessoas dos problemas. Isto quer dizer, não perca de vista seus objetivos, mesmo que existam problemas de relacionamento, ter envolvimento com a outra parte pode ser prejudicial para o acordo final em uma negociação.

1 – Exemplo de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal.

Trabalhei em uma imobiliária por seis meses, sendo que arrumei esse trabalho com uma amiga da minha mãe que era namorada do dono da mesma, tendo cumprido os horários e funções estabelecidos, mas infelizmente a empresa faliu, tendo deixado vários clientes sem os seus devido pagamentos e com uma divida com valor muito alto. O proprietário sumiu e deixou todos na mão inclusive eu, em vista da amizade com a minha mãe a namorada dele fez com que ele viesse até a minha casa onde poderíamos negociar o que estava me devendo, tinha direito a tudo que é de direito a um colaborador, mas acabei aceitando apenas o salário correspondente aquele mês.

2- Você considera ser mais fácil ou difícil negociar com uma pessoa da família ou bem próximas a você?

Considero que negociar com uma pessoa que você tenha intimidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com