TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento De Futsal

Trabalho Universitário: Treinamento De Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA:

Treinamento de futsal

DELIMITAÇÃO:

Treinamento de futsal em escolas nos níveis fundamental (anos finais) e médio.

PROBLEMA:

Hoje devido ao grande desenvolvimento das cidades e consequentemente seu crescimento, as crianças não têm mais tanto espaço e interesse para brincar e realizar atividades físicas, tendo como alternativa apenas as aulas de educação física ou as escolinhas esportivas.

Desta forma estas escolinhas aparecem como uma das alternativas de incentivo a prática do mesmo, até porque com o crescimento imobiliário, as possibilidades de se praticar este esporte se tornaram muito pequenas, já que o espaço destinado para as construções ocupou o lugar onde alguns anos atrás existiam quadras, campos e praças que eram utilizadas para a pratica de atividades físicas e esportes, inclusive o tema deste trabalho, o Futsal. Como o treinamento de futsal e a escola ira resolver o falta de espaço e o desinteresse das crianças na pratica desportiva (Futsal)?

HIPÓTESE:

A escola disponibilizando a quadra de esportes e seus materias para o desenvolvimento do projeto;

Os professores de Educação Física serão os responsáveis por despertar o interesse dos alunos na pratica desportiva (Futsal).

OBJETIVO:

Formar atletas vencedores e seres humanos críticos em tudo que os norteiam.

OBJETIVO GERAL:

Aprofundar e melhorar a parte técnica e tática unindo estes com a parte física através de um planejamento de periodização seguindo os critérios propostos para o treinamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Verificar melhoras progressivas nas habilidades motoras para o futsal como potência, capacidade anaeróbica, coordenação específica e flexibilidade dinâmica.

Aumentar um volume de treinamento com exercícios específicos visando à melhora do desenvolvimento do sistema tático.

Estimular, desenvolver a velocidade (raciocínio rápido em tomada de decisão).

Melhorar ou aperfeiçoar as técnicas do futsal, como também a tática individual e coletiva.

Gerar um conhecimento de esporte coletivo despertando o respeito e auxílio mútuo através de uma relação social com o próximo. Promover a socialização através do esporte.

JUSTIFICATIVA

As crianças que tivera durante o processo de aprendizagem motora a oportunidade de experimentar todas as possibilidades de exploração de suas capacidades motoras, através de atividades naturais, terão amplas condições de atuarem com grande desenvoltura no esporte de rendimento, pois a relação da aprendizagem motora com o esporte de rendimento torna-se evidente, a partir do momento que se percebe que o mesmo, exige muito do gestual técnico refinado, desenvolvido e lapidado pelo processo da aprendizagem motora.

Para obtenção do sucesso pretende-se elaborar um treinamento através de um planejamento de Periodização onde este deverá ser diversificado e que cause prazer despertando o interesse destes adolescentes com o objetivo de formar atletas vencedores e seres humanos críticos em tudo que os norteiam. Juntando o objetivo principal os atletas poderão se tornar atletas profissionais, caso isso não aconteça há uma garantia de que estarão preparados e com um bom conhecimento no esporte do futsal. E com este conhecimento poderão aprofundar-se na melhoria de técnicas do futsal, na condição física, aspectos táticos como jogadas dentre outros.

REVISÃO DE LITERATURA

Todos nós sabemos o quão precário é o ensino dos esportes e seus fundamentos nas escolas. Devido ao fato de que muitas crianças começam a dar os primeiros passos na aprendizagem de algum esporte na escola este ensinamento acaba sendo defasado, considerando as crianças que não tem condições de frequentar escolinhas de treinamento.

Segundo Mutti (2003, p. 5) “Quase a totalidade dos nossos atletas não tiveram uma orientação adequada durante a fase de iniciação, tudo o que aprenderam foi fruto do próprio esforço, interesse e dedicação”.

Também seguindo a mesma linha de raciocínio Gomes (2001, p. 21) cita que: “podemos notar que muitos profissionais, no trabalho com crianças, nas aulas ou sessões de treinamento de Futsal e Futebol, ainda se utilizam de meios de treinamento nos quais não há o envolvimento efetivo do aluno ou jovem atleta durante o tempo suficiente para que se aproveite do treinamento/aula,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com