TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento Em Circuito (circuit Training)

Pesquisas Acadêmicas: Treinamento Em Circuito (circuit Training). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

Circuit-Training

Circuit-Training é um método polivalente adequado a realizar tanto a preparação cardiopulmonar como a neuromuscular. É, por isto, largamente empregado no treinamento desportivo pela economia de tempo que propicia.

Origem:

O CT foi criado em 1953 por R.E. Morgan e G.T. Adamson, na Universidade de Leeds, na Inglaterra, para permitir o treino em recinto fechado durante o inverno.

Originalmente era realizado de duas formas:

• Circuito de tempo fixo: no qual o atleta perfazia o número de exercícios possíveis dentro de um tempo pré-determinado em cada estação.

• Circuito de carga fixa: o atleta faz o circuito realizando um número standart de repetições em cada estação.

Para a Olimpíada de Barcelona, diversas equipes (EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha) de algumas modalidades, realizaram uma modernização no CT, que se pode considerar como o terceiro tipo.

• Circuito de carga individualizada: totalmente ajustado à individualidade biológica do atleta e ao valor do volume e da intensidade da curva do treinamento e do microciclo.

Finalidade:

Condicionamento cardiopulmonar e neuromuscular de atletas que necessitem resistência aeróbica ou anaeróbica, RML, força explosiva, flexibilidade ou velocidade.Por seu caráter geral, não desenvolve nenhuma qualidade (talvez com exceção da RML) em seu grau máximo. É, portanto, um método complementar dos demais.

Peculiaridades:

O fator especificador do circuito será a qualidade física visada e o desporto considerado. Consiste numa série de exercícios (estações) dispostos sequencialmente e realizados sucessivamente em interrupção (não há intervalos). Visando preservar o surgimento precoce da fadiga, deve-se alterar as intensidades e os grupos musculares trabalhados, de uma estação para outra, tendo cuidado de escolher exercícios de fácil execução.Embora o circuito seja o mesmo para cada modalidade, ele deve ser calibrado em termos de intensidade e volume.

Desvantagens:

Por não ser um trabalho específico, não permite que as qualidades físicas trabalhadas atinjam o nível que conseguiram com treinamento especializado (p.ex. resistência aeróbica – métodos contínuos; resistência anaeróbica – métodos intervalados; flexibilidade – flexionamento pelos métodos 3S; Tc).Se houver tempo disponível, o método utilizado no treinamento das qualidades físicas principais do desporto deverá ser o mais especializado possível. O CT de tempo fixo e o de carga fixa serão utilizados, para o treino de atletas jovens ou iniciantes. No treinamento de atletas de alto nível só se pode utilizar o circuito de carga individualizada e mesmo assim para as qualidades físicas secundárias, e como coadjuvante da preparação técnica ou quando a exigüidade de tempo assim o exigir.

Vantagens:

• Grande economia de tempo de treinamento;

• Permite o treinamento mesmo com condições climáticas desfavoráveis;

• Possibilita o treinamento individualizado de um grande número de atletas ao mesmo tempo;

• Resultados a curto prazo;

• Facilita ao treinador a organização aplicação e controle do treinamento;

• Pela variedade de estímulos e pela componente competitiva é um trabalho altamente motivador;

• Permite um completo controle fisiológico;

• : Facilita a aplicação da sobrecarga.

Volume

O CT constituir-se-á de seis a quinze exercícios (estações) por circuito, podendo ser feitas nele de uma a três voltas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com