TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALVENARIA ESTRUTURAL

Pesquisas Acadêmicas: ALVENARIA ESTRUTURAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO.

O presente relatório tem como finalidade expor de maneira parcial o estágio profissionalizante do 5º ano do curso de Engenharia Civil, este também conta com a descrição do canteiro de obra, das atividades realizadas, problematizações do campo de estágio e discussões teóricas o que fundamenta e embasa a nossa prática.

O estágio incide uma atividade obrigatória para a conclusão do curso de graduação em Engenharia Civil. Contudo meu interesse ultrapassa a comum obrigação curricular, incidindo principalmente no aperfeiçoamento acadêmico, profissional e pessoal. A prática de estágio acontece na Empresa RJ empreiteira (campo de estágio cujas atividades serão descritas no decorrer deste relatório).

O estágio está sendo realizado naRJ empreiteira empresa terceirizada do empreendimento R2 no Residencial Condomínio Casagrande na fase de execução de alvenaria estrutural na torre 03, com inserção no dia 01 de Março do ano de 2013 com carga horária de 44 horas semanais.

A empresa onde esta sendo realizada a prática de estágio trabalha com o sistema construtivo de edifícios em alvenaria estrutural método este racionalizado e economicamente viável. Diante da crescente demanda habitacional e da necessidade de viabilizar as edificações quanto à aceitação mercadológica e competitividade econômica a alvenaria estrutural desperta a atenção cada vez maior de profissionais da construção civil, seja construtores ou arquitetos.

A motivação em estagiar em uma obra com o processo de alvenaria estrutural se deu pelo pouco conhecimento acerca da temática, visto que no percurso acadêmico foram feitas poucas discussões,entretanto surgiram oportunidades de estágios em empresas renomadas como Cyrela Plano e Plano e Capuche, que foram suporte para o conhecimento e crescimento acadêmico e profissional.

OBJETIVOS

Explanar através deste relatório as atividades realizadas na prática do estágio, relacionando o aprendizado adquirido na teoria articulado á prática.O mesmo tem por objetivo contextualizar o histórico da evolução do sistema, suas características e demonstrar que o sistema construtivo de edifícios em alvenaria estrutural é um sistema racionalizado que segue procedimentoscom rigoroso controle durante a execução, traz grande rapidez, facilidade, qualidade e grande desempenho, consequentemente menor custo, quando comparado a outros sistemas construtivos.

DESENVOLVIMENTO

1.1 Dados da empresa onde esta sendo realizado o estágio.

A empresa onde esta sendo realizada a prática de estágio é a RJ Empreiteira no empreendimento Condomínio Casagrande, que tem seu escritório localizado na Rua Francisco Gomes da Silva, 111-Nova Parnamirim-/RN. Teve seu início em 17/06/2010 com aproximadamente 63 funcionários. Atualmente fornece serviço com mão de obra qualificada para as empresas Capuche Satélite, Nova colina br101 MRV, Parque Jacumã MRV em João Pessoa, Condomínio América Moura Dubeux e MRV zona norte, R1 R2 Casarão na Copabi, Condomínio Casagrande.

1.2 Atribuições no estágio.

No estágio a principal função é a de encarregado que compete a fiscalização dos serviços e acompanhamento de execução da obra, leitura de projetos e apontador acompanhando a produção, como também orientando os procedimentos de execução de acordo com as normas brasileiras.

1.3 Dados da Obra

O empreendimento teve sua execução iniciada em 01 de junho de 2011, tendo como endereço a Avenida Prof. Olavo Lacerda Montenegro nº6591, localizada no município de Parnamirim/ RN. Trata-se de um empreendimento residencial multifamiliar, sendo que o estágio acontecena torre 03, esta composta por 06 apartamentos de 3 quartos sendo 1 com suíte e 06 apartamentos de 2 quartos sendo 1 com suíte.

Térreo e 1º contendo por andar: 04 apartamentos de 03 quartos com suíte79,31m² de área construída e 02 apartamentos de 02 quartos com suíte65,99m² de área construída.

2º e 3º contendo por andar: 06 apartamentos de 02 quartos com suíte 65,61m² de área construída.

A obra em alvenaria alto-portante, de blocos concreto estruturais, apoiada sobre uma fundação em vigas baldrames e estacas moldadas. A espessura das juntas de assentamento verticais e horizontais das alvenarias deve ser rigorosamente seguidas, espessura de projeto = 10mm, não devendo ultrapassar a espessura de 15mm.

Especificações:

Resistência dos blocos para todos os pavimentosfdk= 4,5 MPa;

Resistência da argamassa*¹ fak > 4,5 MPa;

Resistência do concreto para as vigas baldrames*² fck= 25 MPa;

Resistência do concreto para as lajes*² fck= 25 MPa;

Resistência do graute*³ fgk= 15 MPa;

Resistência do prisma oco fp = 3MPa.

*¹ A resistência da argamassa deve ser verificada ao longo do andamento da obra através de ensaios em corpos-de-prova segundo preconizações da NBR 5738 e NBR 5739.

*² A resistência do concreto deve ser verificada a cada concretagem isoladamente com um lote, que deve ser constituído de corpos-de-prova moldados, curados e ensaiados segundo preconizações da NBR 5738 e NBR 5739.

*³ A resistência do graute deve ser verificada ao longo do andamento da obra através de ensaios em corpos-de-prova segundo preconizações da NBR 5738 e NBR 5739.

ALVENARIA ESTRUTURAL

1.1 Aspectos históricos e desenvolvimento do sistema.

A alvenaria é um sistema construtivo cuja utilização remota no início da atividade humana (~4.000 A.C) na construção de estrutura para variados fins. Foram empregados blocos de vários materiais tais como argila, pedra e outros e destes blocos foram produzidas obras que desafiaram o tempo e, mesmo após séculos e em alguns casos milênio, estão presentes nos dias atuais como verdadeiros monumentos com grande importância histórica. (Figueiró, 2009).

Inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com