TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tronco Encefalico

Casos: Tronco Encefalico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

TRONCO ENCEFÁLICO

O tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinhal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente.

A substancia branca do tronco encefálico inclui tratos que recebem e enviam informações motoras e sensitivas para o cérebro e também as provenientes dele. Dispersas na substancia branca do tronco encefálico encontram-se massas de substancia cinzenta denominadas núcleos, que exercem efeitos intensos sobre funções como a pressão sanguínea e a respiração. Na sua constituição entram corpos de neurônios que se agrupam em núcleos e fibras nervosas, que por sua vez, se agrupam em feixes denominados tratos, fascículos ou lemniscos.

Muitos dos núcleos do tronco encefálico recebem ou imitem fibras nervosas que entram na constituição dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexão com o tronco encefálico.

O tronco encefálico se divide em ter regiões: o bulbo, ponte e mesencéfalo.

- BULBO

O bulbo, é uma estrutura globosa com cerca de 3 cm de comprimento, é a estrutura mais inferior do tronco encefálico. É continuo com a ponte anteriormente e medula espinal posteriormente no nível do forame magno. Externamente, o bulbo se assemelha a medula espinhal, exceto por duas limitações chamadas pirâmides no lado inferior e uma dilatação oval chamada oliva em cada face lateral.

O quarto ventrículo, o espaço no interior do bulbo, é continuo posteriormente com o canal central da medula espinhal e anteriormente com o aqueduto do mesencéfalo.

O bulbo é composto de núcleos vitais e substancia branca que formam todos os tratos descendentes comunicando a medula espinal e as varias partes de encéfalo. A maioria das fibras no interior desses tratos cruzam para o lado oposto através da região piramidal do bulbo, permitindo que um lado do encéfalo receba informações do outro lado e mande informações para o lado oposto do corpo.

A substancia cinzenta do bulbo consiste em vários núcleos importantes dos nervos cranianos e retransmissores sensoriais. O núcleo ambíguo e o núcleo hipoglosso são os centros de onde surgem os nervos glossofaríngeo (IX), acessório (XI) e hipoglosso (XII). Os núcleos vestibulares são os centros de onde se originam os nervos vestibulococleares (VIII). Os nervos vagos originam-se dos núcleos do vago, um em cada lado do bulbo, adjacente ao quarto ventrículo. O núcleo grácil e o núcleo cuneiforme retransmitem informações sensitivas ao tálamo, e os impulsos são então retransmitidos ao córtex cerebral pelos núcleos talâmicos (não representados). Os núcleos Olivares inferiores e os núcleos Olivares acessórios da oliva medeiam impulsos que passam do prosencéfalo e mesencéfalo através dos pedículos cerebelares inferiores ao cerebelo.

Três outros núcleos no interior do bulbo funcionam como centros autônomos para o controle de funções vitais viscerais.

1. Centro cardíaco. Fibras inibidoras e aceleradas se originam do centro cardíaco. Impulsos inibidores passam constantemente através do nervo vago para diminuir os batimentos cardíacos. Impulsos aceleradores passam através da medula espinal e eventualmente inervam o coração através de fibras no interior dos nervos espinais T1-T5.

2. Centro vasomotor. Núcleos do centro vasomotor enviam impulsos via medula espinal e nervos espinais para os músculos lisos das paredes das arteríolas, provocando suas constrições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com