TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trânsito

Ensaios: Trânsito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação à distância (AD)

Disciplina: Educação para o Trânsito

Curso: Segurança no Trânsito

Professor:

Nome do aluno:

Data: 17/09/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia atentamente o texto a seguir:

DETRAN-PE realiza curso de Formação de Instrutor de Trânsito para professores estaduais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, estará implantando, a partir do mês de maio, o Programa DETRAN na Escola, mais uma ação pioneira de Pernambuco na área de educação no trânsito. A novidade é que, em parceria com a Secretaria de Educação, o DETRAN-PE vai promover o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico-Técnico, que vai capacitar professores da rede estadual para o exercício da função (Instrutor de Trânsito) em instituições de Ensino Médio.

De 3 de maio a 3 de junho, 120 professores da rede pública serão capacitados em quatro polos: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Petrolina. O curso terá carga horária de 136 horas-aula, ministradas pelos técnicos da Coordenadoria de Educação do DETRAN-PE. Após a qualificação, os professores receberão o certificado de Instrutor de Trânsito e estarão aptos a transmitir aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, a formação teórico-técnica necessária para a 1ª habilitação, na própria escola, como atividade extracurricular.

A estimativa é de que cerca de dois mil alunos sejam beneficiados com o projeto. O candidato que possuir o certificado emitido pela escola, autenticado no DETRAN, poderá abrir seu processo para a 1ª habilitação ao completar 18 anos. Ele apenas fará as aulas práticas, a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, uma vez que já freqüentou as aulas do curso teórico-técnico, no Ensino Médio, conforme a Resolução nº 265/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Por meio do sistema Rede de Formação (REFOR), o DETRAN-PE cadastrará os estudantes e seus professores para que sejam registrados e acompanhados pela equipe de educação de trânsito.

No segundo semestre, o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico-Técnico acontecerá em outros pólos do Estado.

PERNAMBUCO. Departamento de Trânsito (DETRAN-PE). DETRAN-PE realiza curso de formação de instrutor de trânsito para professores estaduais. Disponível em: http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=487:detran-nas-escolas&catid=2:transito&Itemid=256. Acesso em: 13 out. 2011.

BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Resolução nº 265, de 14 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_265.pdf Acesso em: 13 out. 2011.

A partir das informações contidas na citação anterior e nas determinações da Resolução n° 265 do CONTRAN, responda as questões a seguir: (3,5 pontos)

a) Descreva como deve ser o processo de formação teórico-técnico dos condutores de veículos automotor, cujo público-alvo são estudantes das escolas de Ensino Médio.

R- O processo deve ser desenvolvido de forma dinâmica e participativa, buscando análise e reflexão sobre a responsabilidade de cada adolescente para ter um trânsito seguro, pois a frota de veículos aumentou e atualmente temos um elevado índice de acidentes de trânsito, envolvendo principalmente veículos de duas rodas e a maioria dos acidentes, os condutores envolvidos são adolescentes recém-habilitados.

b) Disserte sobre a importância do “Programa DETRAN na Escola”, descrito no texto anterior, para o ensino (ou formação) dos futuros candidatos a motoristas, cujas aulas teóricas estão previstas na Resolução n° 265 do CONTRAN.

R- O programa DETRAN nas escolas é de grande importância para sociedade, pois as escolas têm um papel fundamental na educação para o trânsito, ainda mais que o público beneficiado é os adolescentes, pois quando completarem 18 anos já irá saber de seus compromissos e responsabilidades, para ser um condutor consciente no Trânsito, pois sabemos que é na adolescência que obtém um melhor índice de aprendizagem.

2. Os jovens gostam muito de ouvir música, e, se for possível, executam diversas tarefas comuns do dia a dia ouvindo música. Segundo Zagury (2004, p. 79), “em uma pesquisa realizada com 943 adolescentes foi constatado que 72,9% gastam o tempo livre ouvindo música”.

ZAGURY, T. O adolescente por ele mesmo. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

Na seqüência são apresentadas duas letras de músicas, as quais estão relacionadas, respectivamente, à velocidade e à condução de veículos automotores sob efeito de bebida alcoólica.

Infinita Highway

Engenheiros do Hawaii

Você me faz correr demais

Os riscos desta highway

Você me faz correr atrás

Do horizonte desta highway

Ninguém por perto, silêncio no deserto

Deserta highway

Estamos sós e nenhum de nós

Sabe exatamente onde vai parar

Mas não precisamos saber pra onde vamos

Nós só precisamos ir

Não queremos ter o que não temos

Nós só queremos viver

Sem motivos, nem objetivos

Nós estamos vivos e é tudo

É sobretudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com