TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três RSs de sustentabilidade

Seminário: Três RSs de sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Seminário  •  10.101 Palavras (41 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 41

Os três RS

Os três RS da sustentabilidade têm como objetivo, trazer conscientização para o consumidor com relação ao meio ambiente. De uma forma bem prática reduz o custo de vida e favorece o desenvolvimento sustentável.

O primeiro é reduzir.

Se observarmos nossas compras ou prestações de serviços, percebemos que adquirimos coisas que acabamos utilizando poucas vezes. Portanto, reduzir é comprar apenas o necessário para o consumo.

O segundo é reutilizar.

Orienta-nos de uma forma simples a reaproveitar materiais que acabamos descartando muitas vezes até de maneira inadequada. Essa prática gera uma economia e colabora com o meio ambiente.

O terceiro é reciclar.

É separar os resíduos recicláveis (plástico, metal, vidro e papel) do lixo orgânico. Esses recicláveis são encaminhados pra empresas ou cooperativas de reciclagens onde são transformados em matéria-prima novamente.

Coleta seletiva

Coleta seletiva de resíduos é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os resíduos que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico . Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, colabora com meio ambiente diminuindo a poluição dos solos e dos rios o que é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta, mantendo o ciclo

Início

Os primeiros registros de reciclagem são de 1986, quando os catadores tinham ordens para encaminhar os resíduos até as fabricas onde seriam reutilizados. Mas o excesso de resíduos passou a preocupar o Brasil em 1920, pois chegavam notícias de que países estrangeiros obtinham retorno financeiro com a coleta seletiva, o que não vinha acontecendo com o Brasil.

Em 1970 o Brasil viu-se mais possibilitado a realizar com maior extensão a reciclagem, pois obteve investimento e novas maquinas que facilitavam os processos de reciclagem.

Os tipos de resíduos

Resíduos residenciais orgânicos, que são os restos de alimentos como cascas de frutas, legumes, ovos estes são levados para um canteiro de compostagem onde são tratados e transformados em adubos;

Os inorgânicos, como garrafas pet que é um resíduo reciclável, podendo ser transforado em manufaturas para fabricação de outros produtos.

Resíduos especiais dentre eles apresentaremos os hospitalares, quando do seu descarte incorreto trará contaminação do solo causando agravamento da saúde através de vírus ou bactérias patogênicas.

Evolução

No Brasil a coleta seletiva teve um crescimento significativo sendo que em 1984 81 municípios participavam desse processo, tendo um acréscimo para 766 municípios em 2012.

Dentro desse crescimento a regionalização dos municípios com coleta seletiva no Brasil fica com os seguintes percentuais:

Norte 2% com 14 municípios.

Centro Oeste 2% com uns municípios

Sudeste 52% com 401 municípios

Sul 34% com 257 municípios

Nordeste 10% com 76 municípios

Com esses dados às cidades em todo Brasil totalizavam em 2012 14%.

Reciclagem do óleo comestível

Através do óleo de fritura podem ser produzidos diversos produtos como;

Biodiesel, tintas, vernizes e sabão, gerando trabalho e renda para sua comunidade.

Seu descarte na pia da cozinha é incorreto, pois ele atinge as tubulações de esgoto causando entupimento e ao atingir rios e mares ele bloqueia a passagem da luz e do oxigênio prejudicando assim a vida aquática.

Quando se faz o descarte correto, que é coletar o óleo de fritura em recipientes adequados e leva-los aos postos de coleta, está sendo a sustentabilidade que é uma preocupação em relação ao efeito do aquecimento global.

São Paulo

2014

TEMA

COLETA

SELETIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com