TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tsunami No Mundo

Artigo: Tsunami No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 8

* Como ocorrem e como se formam : Tsunami, denominação derivada do japonês que significa onda de porto, corresponde às ondas provocadas por deslocamento da crosta oceânica que empurra a massa de água para cima, além do deslocamento de terras e gelo ou impacto de um meteorito no mar. Em geral, um Tsunami é formado a partir de anomalias que provocam deslocamentos de uma enorme massa de água como terremotos, deslocamentos de massa continental, erupções vulcânicas ou meteorito, esse fenômeno pode surgir sempre que ocorrer acidentes geológicos de forma repentina na superfície marinha, que faz deslizar de forma vertical a massa de água. Os Tsunamis são ondas gigantescas, existem estimativas de ondas com mais de 30 metros de altura e velocidade incrível de mil quilômetros por hora, a formação de grandes ondas ocorrem também a partir de terremotos continentais.

Grécia, 1500 a.C. : O primeiro tsunami registrado foi também um dos mais mortais. No ano de 1500 a.C., um vulcão entrou em erupção na ilha de Thera, no território onde hoje fica a Grécia. Instantes depois ondas de 15 metros atingiram a costa da ilha de Creta, matando centenas de milhares de pessoas. O número exato é desconhecido, mas historiadores estimam que mais de 100 mil pessoas devem ter morrido na tragédia.

Enshunada Sea, Japão - 20 de setembro de 1498: Terremoto de magnitude 8,3 graus causou ondas de tsunami ao longo das costas japonesa. Pelo menos 31 mil pessoas morrerram.

Ise Bay, Japão - 18 de janeiro de 1586 : O terremoto que causou o tsunami teve magnitude 8,2. As ondas atingiram seis metros de altura. Oito mil pessoas morreram.

Itália, 1908 : No começo do século 20, um tsunami devastador atingiu o sul da Itália, especificamente o no estreito de Messina, região que divide a Sicília da Calábria. Um terremoto de 7,5 na escala Richter provocou ondas violentas que atingiram a costa italiana na madrugada do dia 28 de dezembro. O número de mortos por causa da tragédia é estimado em cerca de 150 mil pessoas.

22 de Maio de 1960: o tsunami chileno : O grande terremoto do Chile, o mais intenso terremoto já registrado, ocorreu na costa sul-central do Chile, gerando um dos mais destrutivos tsunamis do século XX.

Nankaido, Japão - 28 de outubro de 1707 : A magnitude do terremoto, de 8,4 graus, causou ondas de 25 metros na costa do Pacífico. Cerca de 30 mil edifícios foram danificados e 30 mil pessoas foram mortas.

Lisboa, Portugal - 01 de novembro de 1755 : Um terremoto de magnitude 8,5 provocou grandes ondas que invadiram várias cidades da costa oeste de Portugal e sul da Espanha. Cerca de 60 mil pessoas perderam suas vidas.

Portugal, 1775 : Um terremoto de 9 pontos na escala Richter atingiu o Oceano Atlântico em uma região entre Portugal e Espanha. Quarenta minutos depois, as ondas gigantes atingiram a capital portuguesa de Lisboa. O tsunami foi sentido junto com os fortes tremores, que provocaram uma série de incêndios na cidade. Estima-se que oitenta e cinco porcento das edificações lisboetas foram destruídas. A catástrofe também atingiu parte da Espanha e do Marrocos. O saldo de mortos é estimado em 60 mil pessoas.

Krakatoa, 1883 : No final do século 19, a Indonésia foi palco da maior erupção vulcânica já registrada no planeta. A explosão na ilha vulcânica de Krakatoa chegou a ser ouvida na costa australiana. Depois que o vulcão entrou em colapso, um tsunami de mais de 40 metros de altura atingiu as ilhas próximas de Java, Sebesi e Sumatra e chegou até a península Arábica, situada a uma distância de 7 mil quilômetros de Krakatoa. A tragédia levou a vida de 36 mil pessoas.

Sanriku, Japão - 15 de junho de 1896 : Este tsunami propagou-se depois de um terremoto de 7,6 graus ocorrido na costa de Sanriku, no Japão: 22 mil pessoas foram vitimadas.

Norte do Chile - 13 ago 1868 : A costa de Arica foi palco de um abalo sísmico de magnitude 8,5. As ondas do Pacífico chegaram a 21 metros de altura. 25 mil pessoas morreram e o Chile teve um prejuízo financeiro estimado em US$ 300 milhões.

1946: Um terremoto nas ilhas Aleutas enviou um tsunami para o Havaí e matou159 pessoas, sendo que só cinco morreram no Alasca.

1964: Um terremoto no Alasca ativou um tsunami de até 20 pés de altura, matando 11 pessoas tão longe quanto na Cidade Crescent, Califórnia, e ao todo causou mais de 120 mortes.

7 de julho de 1998: em Papua, na Nova guiné, um tsunami matou 3.000 pessoas. Um terremoto de magnitude 7.1, distante 15 milhas da praia, deu origem a uma onda de 40 pés de altura, e destruiu as aldeias de Arop e Warapu.

12 de Julho de 1993: Hokkaido :Um devastador tsunami ocorreu na costa da ilha de Hokkaido, no Japão em 12 de Julho de 1993, como resultado de um terremoto, resultando na morte de 202 pessoas na ilha de Okushiri e no desaparecimento de muitas mais.

Um dos piores desastres com tsunamis arrasaram vilas inteiras ao longo de Sanriku, Japão, em 1896.

Uma onda com uma altura de mais de sete andares afogou 26 mil pessoas. Mais de trinta mil pessoas morreram em Java durante um tsunami causado por

uma erupção vulcânica em 1883.

- 26 de dezembro de 2004: Sudeste Asiático - Um tremor submarino de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com