TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

Trabalho Escolar: TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

A Comunicação Verbal é todo tipo de passagem ou troca de informações por meio de linguagem escrita ou falada.

O sucesso da Comunicação Verbal depende completamente da clareza das mensagens passadas, e esta clareza está ligada à compatibilidade do acervo vocabular e intelectual dos envolvidos na troca de informações. Para que haja êxito na Comunicação Verbal, seja ela escrita ou falada, o receptor da mensagem precisa compreender o que lê ou ouve, para isso é necessário que a mensagem esteja em um código comum ao emissor e ao receptor (mesmo idioma) e que ambos estejam no mesmo patamar de conhecimento. Quando qualquer uma dessas condições essenciais falha, há o que é chamado de ruído na comunicação.

Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a Comunicação Verbal ainda é a mais usada para passar informações, principalmente nas relações interpessoais. Em uma empresa, por exemplo, avisos são passados com linguagem escrita, o e-mail ainda é o recurso mais usado para troca de mensagens via web e em relações familiares o diálogo permanece eficaz. Embora a Comunicação Visual seja hoje o recurso mais usado na propaganda, esta ainda utiliza de recursos verbais em alguns meios de comunicação, como, principalmente, no rádio e na televisão, e, eventualmente, na internet.

Alguns recursos utilizados na Comunicação Verbal são responsáveis por prender a atenção do receptor à mensagem, como é o caso do impacto e da curiosidade. Quando uma mensagem é enviada, o emissor precisa ter o mínimo de sensibilidade para saber o efeito que causará no receptor. Quando o efeito é impactante, gera uma correspondência com a vivência do receptor, e isso o aguça a prestar mais atenção na mensagem que está recebendo. Logo, a curiosidade do receptor é fundamental para que a mensagem enviada pelo emissor exerça o efeito por ele desejado.

A Comunicação Verbal escrita foi também o grande marco evolutivo na transmissão do conhecimento humano. Nas sociedades ágrafas o conhecimento era passado de forma oral, e isso impedia a evolução por conta da impossibilidade de acúmulo de conhecimento na memória humana, então suporte do saber. Com o desenvolvimento da escrita, o homem passou a contar com uma memória extracorpórea, que ultrapassou os limites espaço-temporais na passagem de conhecimento e viabilizou a evolução intelectual, pois, a partir de então, a memória humana passou a ser livre para buscar novos conhecimentos.

A Comunicação Verbal se diferencia das demais formas de comunicação, que tendem a apenas enviar mensagens, ao possibilitar a troca de informações entre emissor e receptor. E sua característica imediatista a faz ser majoritariamente utilizada nas relações interpessoais. Ainda é a forma mais comum de comunicação, apesar de todos os novos recursos comunicacionais.

O poder da Comunicação: Como essa ferramenta pode ser encarada como um diferencial no mundo do trabalho

Já se viu diante de uma situação como essa: “Você tem três minutos para me vender a sua idéia”. Este foi o desafio do empresário internacional, Donald Trump, a um empresário brasileiro, que apresentou a ele a idéia de montar o primeiro empreendimento da “Trump” no Brasil. Certamente, se o empresário brasileiro não tivesse utilizado do domínio da comunicação para convencer o executivo, o empreendimento não teria saído do papel.

Quantos profissionais, diariamente, não passam por situações iguais a esta, ao tratar com um cliente, um fornecedor e até mesmo ao propor algo novo ao chefe e aos colegas de trabalho? É nessa hora que o domínio da comunicação oral e escrita faz toda diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com