TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM FARINHAS DE MILHO UTILIZANDO A TERMOGRAVIMETRIA (TG) E O MÉTODO CLÁSSICO DE ANÁLISE.

Dissertações: TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM FARINHAS DE MILHO UTILIZANDO A TERMOGRAVIMETRIA (TG) E O MÉTODO CLÁSSICO DE ANÁLISE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM FARINHAS DE MILHO UTILIZANDO A TERMOGRAVIMETRIA (TG) E O MÉTODO CLÁSSICO DE ANÁLISE.

AUTORES: FERNANDES, N. S. (UFRN) ; ARAÚJO, E. G. (UFRN)

RESUMO: Nesse trabalho foi realizada a determinação dos teores de umidade em amostras de farinha de milho provenientes de estabelecimentos comerciais do município de Natal - RN, a partir da utilização do método clássico de análise para deteminação de umidade, como também pela Termogravimetria (TG) e Termogravimetria Derivada (DTG). Os resultados indicaram que as amostras atendem à resolução em vigor em relação à umidade, considerando as duas metodologias utilizadas, caracterizando dessa forma, que a Termogravimetria é uma ferramenta adequada na determinação da umidade.

PALAVRAS CHAVES: termogravimetria, (tg), farinha de milho, umidade, cinzas.

INTRODUÇÃO: O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem sendo uma importante fonte de energia para o homem. É rico em fibras e é constituído por carboidratos, proteínas, vitaminas (complexo B), sais minerais (ferro, fósforo, potássio, cálcio) óleo e grandes quantidades de açúcares, gorduras, celulose e calorias. Ele pode ser consumido diretamente ou como componente para a fabricação de balas, biscoitos, pães, chocolates, geléias, sorvetes, maionese e até cerveja. Cultivado em todo país, é a matéria prima principal de vários pratos culinários como cuscuz, polenta, angu, bolos, canjicas, mingaus, cremes, entre outros. Esses farináceos devem ser armazenados em local seco, fresco e arejado e não devem ser colocados juntos a produtos que exalem odores, pois os absorvem com bastante facilidade. Nesse sentido, nas indústrias, alguns parâmetros como a umidade e teor de cinzas da farinha de milho são determinados continuamente seguindo a resolução em vigor, como forma de avaliar a qualidade da farinha. Normalmente o teor de umidade e cinzas são obtidos por meio de procedimento envolvendo aquecimento em estufa e/ou mufla e pesagem até massa constante (Método Clássico), caracterizando dessa forma, um procedimento bastante demorado. No entanto existem na literatura, trabalhos que utilizam as técnicas termoanalíticas, especificamente a Termogravimetria (TG) na determinação da umidade e cinzas em várias substâncias, observando-se ótimos resultados como também um procedimento mais versátil, eficaz e rápido. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo comparar os resultados de umidade e cinzas obtidos pelo método clássico com a Termogravimetria (TG) e Termogravimetria Derivada (DTG) em amostras de farinha de milho provenientes do comércio de Natal-RN.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisadas amostras de farinhas de milho adquiridas em estabelecimentos comerciais do município de Natal, RN. Para a determinação da umidade foram utilizados os seguintes equipamentos: Balança analítica (Tecnal)e estufa para secagem e esterilização (modelo 315 SE, FANEM).Para a obtenção das curvas termogravimétricas utilizou-se uma termobalança acoplada a um analisador térmico diferencial modelo DTG-60H da SHIMADZU e as curvas foram obtidas utilizando-se cadinho de alumina, massa da ordem de 6,0 mg, razão de aquecimento de 20 oC min-1, atmosfera de nitrogênio e intervalo de 30 a 900 oC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com