TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  7.071 Palavras (29 Páginas)  •  1.569 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

2 – DESENVOLVIMENTO.........................................................................................04

2.1 - Como e em quais aspectos a Ciência Atuarial pode contribuir na gestão informacional de risco................................................................................................04

2.2 – O processo de decisão na realidade pode ser modelado a ponto de se poder afirmar exatamente de que forma o indivíduo faz suas escolhas...................05

2.3 – A internacionalização da contabilidade no Brasil pode contribuir para o aumento do campo de trabalho do contador.............................................................08

2.4 – A relação do Plano de Negócios empresariais com o processo de planejamento estratégico do qual participa o contador..............................................10

2.5 – A tendência do contador se tornar mais estratégico do que operacional..17

2.6 – Indique se neste cenário atual os processos de análise das demonstrações poderão estar melhor padronizadas em relação às análises feitas sobre demonstrativos de outros países...............................................................................20

3 – CONCLUSÃO.......................................................................................................24

4 – BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................25

1. INTRODUÇÃO

A globalização e a evolução tecnológica abriu o mercado internacional, com isso, a contabilidade necessita de algumas reformulações para preparar os profissionais a atuar no mercado cada vez mais competitivo.

Com a globalização veio um novo perfil do profissional contábil, uma meta árdua, mas gratificante, o qual deverá ser mais flexível, estudioso e preparado para conhecer as minúcias de sua profissão não apenas a nível nacional, mas também internacional.

A questão relacionada com a internacionalização da contabilidade já vem despertando o interesse de alguns cientistas contábeis para um estudo mais elaborado que atenda as dificuldades e inovações surgidas a cada dia para acompanhar a rapidez na qualidade das informações.

Há uma preocupação se os profissionais continuam se aperfeiçoando através de cursos de especialização, idiomas, informática e outros que atendam as tendências e perspectivas da profissão no mercado globalizado e é basicamente esse o objetivo desse artigo, mostrar como os profissionais estão se preparando para atender as exigências desse novo mercado.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - Como e em quais aspectos a Ciência Atuarial pode contribuir na gestão informacional de risco

Este trabalho visa a contabilidade como um sistema de informações, destacando o importante papel das informações contábeis, no processo de tomada de decisão. Atualmente, as empresas lutam para sobreviver, buscando atender as novas e crescentes exigências do mercado, cada vez mais dinâmico e competitivo. Os gerentes, por sua vez, procuram maneiras de tornar mais eficaz à tomada de decisão. Para tanto, é essencial que esses usuários internos tenham acesso a informações pertinentes e que, quando necessário, saibam utilizá-las e transmiti-las adequadamente aos usuários externos.

As informações contábeis devem ser capazes de refletir a situação da empresa de forma clara, objetiva e ética. Clientes e investidores potenciais devem ser atraídos pelas informações contábeis divulgadas, assim como credores e entidades reguladoras devem confiar nas mesmas.

A satisfação das necessidades informacionais dos usuários internos e externos é de suma importância, assim como o reconhecimento de seus interesses. A contabilidade gerencial é responsável pela produção de relatórios que contenham informações relevantes para as decisões internas da empresa, enquanto a contabilidade financeira gera informações aos usuários externos, obedecendo às normas e regulamentações contábeis.

O bom funcionamento do Sistema de informação contábil acarreta na satisfação das necessidades informacionais dos tomadores de decisões internos, os quais, por sua vez, realizam um trabalho eficiente, atendendo às expectativas dos tomadores de decisões externos. Tudo isso se reflete na lucratividade, liquidez e produtividade da empresa, que aumenta suas chances de se destacar frente à concorrência.

Um dos principais desafios das empresas hoje é ter uma boa gestão de riscos. Em alguns setores, prever o futuro também é decisivo para o sucesso, e o atuário é o profissional responsável por estas previsões. Os profissionais de atuária, especialistas na administração de seguros e pensões, estão bem requisitados no mercado de fundos financeiros, as seguradoras, mercados de ações e corretoras de bolsas de valores. O cotidiano dos profissionais é fazer cálculos e análise dos riscos de fundos de bens privados e seguros de vida de indivíduos. Ele estabelece previsões financeiras de aposentadoria, pensões e reposição de imóveis, automóveis e produtos assegurados.

A partir de uma liberação do mercado e do incremento na formação, empresas, especialmente do setor financeiro, vem se valendo dos conhecimentos do atuário para diversas atividades de grande complexidade e que fogem ao campo tradicional de trabalho em previdência, seguros, resseguros e capitalização.

2.2 – O processo de decisão na realidade pode ser modelado a ponto de se poder afirmar exatamente de que forma o indivíduo faz suas escolhas

Normalmente partimos do princípio de que ter muitas informações é essencial para tomar boas decisões. Como regra geral isto é verdade, mas quando temos um excesso de informações ou excesso de variáveis que queremos compreender para tomar a decisão, podemos cair na paralisia da análise, ou seja, não conseguimos decidir porque sempre estamos querendo saber mais ou avaliar melhor.

Isto acontece com profissionais de todos os níveis, e também é muito comum entre empreendedores, que passam um tempo exagerado estudando e avaliando um potencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com