TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas Construtivas

Artigos Científicos: Técnicas Construtivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Novas técnicas construtivas

No momento da escolha do terreno e implantação do projeto devem ser observados diversos fatores que interferem nessa escolha. Os aspectos ambientais, físicos, econômicos e culturais devem ser levados em consideração. O clima, o movimento solar, o regime das chuvas e a direção dos ventos define o posicionamento ideal dos ambientes e aberturas para garantir melhor aproveitamento e o conforto térmico das edificações.

Deve-se ficar atento também às normas de ocupação do solo e à volumetria do edifício com o objetivo de reduzir as movimentações de terra, reduzindo, assim, os custos na obra e causando menores danos ao meio ambiente. As estratégias de implantação dos edifícios marcam o início do processo construtivo, que são anteriores aos estudos volumétricos e a escolha dos materiais. Até a completa definição do projeto devem-se prever soluções que contribuam com o baixo impacto ambiental e maior agilidade construtiva.

Foi nesse sentido, que para a implantação de um projeto na cidade de Lavras, optou-se pela substituição da fundação feita com sapata, comum em edificações residenciais, por fundações feitas por estacas escavadas por perfuratriz de trado helicoidal, executada pela empresa DSL Engenharia e Fundações, com sede em Lavras. Essa substituição foi realizada em função da rapidez, segurança e baixo custo do serviço. Esse tipo de fundação pode ser utilizado em obras prediais de pequeno e grande porte, obras industriais e obras de contenção de encostas.

O método de escavação por rotação consiste no emprego de perfuratriz de esteira com reduzidas dimensões, capaz de executar serviços em terrenos com pouco espaço para movimentações e de solo mole, que escavam até 14,00m e com diâmetros variando entre 30 e 60cm. Esses trados, em formato de parafuso cilíndrico, são introduzidos no terreno e o trado é extraído com a coluna de terreno aderido a ele. Com isso, temos maior agilidade na execução da fundação, economia na mão de obra, armaduras, concreto e ausência de vibrações nas edificações vizinhas. Quando executado em solo livre de água, todos os furos da fundação de uma edificação residencial podem ser executados em até 3 dias.

Outra solução adotada para reduzir impactos ambientais e garantir agilidade construtiva foi a escolha pela utilização de argamassa pronta para assentamento de blocos. Fornecida pela empresa Esquadro, localizada em Varginha, a argamassa pronta Massa Dun Dun apresenta diversas vantagens em relação à argamassa comum.

A produtividade da mão de obra pode aumentar em até três vezes para profissionais com experiência no método construtivo. O rendimento pode variar dependendo da prática e experiência da equipe, do tipo de bloco e aplicador utilizados, chegando à execução de até 30m² de alvenaria por dia. Além de não gerar desperdício, não precisa acrescentar água, permite a execução de reboco mais fino (já que os blocos ficam emparelhados), por se tratar de um produto polimérico, resulta em menor peso estrutural na obra, respeita as normas de segurança e resistência exigidas pela NBR/ABNT, é fácil de aplicar e mantém a obra limpa.

Tais soluções adotadas contribuem para a redução dos impactos ambientais e garantem maior agilidade construtiva, além de reduzir consideravelmente os custos da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com