TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Laboratorio

Ensaios: Técnicas De Laboratorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL

PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA

NOMES:

TÉCNICAS DE LABORATÓRIO:

Pipetagem; Dissolução ácida; Bico de Bulsen; Abertura de frascos contendo reagentes; Filtração; Identificação de material químico.

CASCAVEL, 18/02/2014

1-TÍTULO: Técnicas de Laboratório: Pipetagem, dissolução ácida, bico de Bulsen, abertura de frascos contendo reagentes, filtração e identificação de material químico.

Prática 01 - realizada no dia 18 de Fevereiro de 2014.

2. OBJETIVO: Treinar as técnicas laboratoriais que envolvem o uso de equipamentos e vidraria, incluindo medidas de volume, durante a experimentação.

3. RESUMO: Primeiramente foi realizada a pipetagem de 10mL e água em um tubo de ensaio e posteriormente aqueceu-se até 65ºC. Para o segundo procedimento, foi pipetado 5mL de ácido sulfúrico em 100 mL de água em um becker e transferiu-se a solução para um frasco âmbar de 1L que foi etiquetado e armazenado. Para a última atividade, foi adicionado 50mL de água em um becker e posteriormente adicionou-se NaCl sólido enquanto a solução estava em aquecimento. Após a formação de corpo de fundo, a solução foi resfriada e filtrada. Por fim, foram acrescentados pequenas quantidades de cristais de NaCl na solução filtrada, verificando assim o aumento do tamanho destes, em consequência da ligação com os que já estavam dissolvidos.

4. INTRODUÇÃO: Visto que há a necessidade de interagir a prática com a teoria, no que diz respeito a química, é imprescindível a realização de práticas experimentais em laboratório. Ao se tratar de laboratórios e experimentos químicos, é necessário um conhecimento básico sobre os materiais e as vidrarias que serão usados durante um experimento, assim como sobre as técnicas necessárias para um bom desempenho durante as atividades, uma vez que o aluno, ao efetuar um experimento no laboratório, faz uma relação dos conceitos teóricos antes vistos em sala de aula.

Neste relatório, foi realizado um procedimento com a finalidade de familiarizar o aluno com os materiais, operações e técnicas laboratoriais tais como, o correto manuseio das vidrarias, a medição de volumes e técnicas de segurança, visto que foi realizado uma solução de ácido sulfúrico em água e, posteriormente, seu armazenamento. E também a compreensão da dissolução de sais de NaCl em água, do processo de aquecimento e filtragem da solução. Por último, a consequência da adição de uma pequena quantidade de cristais de NaCl na solução antes filtrada.

5. MATERIAIS E MÉTODOS:

5.1) Materiais Utilizados:

1) 01 Tubo de ensaio.

2) 02 Beckers de 250 mL.

3) 01 Proveta de 50 mL.

4) 01 Pipeta de 10 mL.

5) 01 Bico de Bunsen.

6) 01 Garra de madeira para tubo de ensaio.

7) 01 Balão volumétrico de 500 mL.

8) 01 Bastão de vidro.

9) 01 Pipetador.

10) 01 Tripé para aquecimento.

11) 01 Tela de amianto.

12) 01 Termômetro.

13) 01 Etiqueta.

14) 01 Espátula.

15) 01 Funil.

16) 01 Papel de filto.

17) 01 Frasco âmbar 1L (para estoque de reagente).

5.2) Reagentes Utilizados:

1) Cloreto de Sódio sólido (NaCl);

2) Ácido Sulfúrico concentrado (H2SO4);

3) Água Destilada (H2O);

5.3) Procedimento Experimental:

a) Treinamento: Para fins de treino e familiarização com o material do laboratório, primeiramente, com o auxílio de um pipetador, adicionou-se 150 mL de água em um Becker de 250 mL de onde foi coletado 10 mL de água por cada integrante do grupo e transferido para um tubo de ensaio, o qual aqueceu-se até a temperatura de 65 oC.

b) Preparação de Soluções: Para a preparação das soluções, pipetou-se lentamente 5mL de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4) em 100 mL de água contidos em um dos Beckers. Em seguida, transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 500 mL e completou-se com água até a marca do menisco. Então, a solução foi depositada em um frasco âmbar de 1L que foi etiquetado para armazenamento.

c) Dissolução de Sais: Para a dissolução de sais, adicionou-se, com o auxílio de uma proveta, 50 mL de água em um Becker de 250 mL o qual foi colocado sobre a tela de amianto em um tripé de aquecimento e aquecido enquanto, com o uso de uma espátula, foram adicionadas pequenas quantidades de NaCl sólido para diluição e agitou-se constantemente com um bastão de vidro até que formou-se corpo de fundo (depósito) em estado de ebulição.

Após feita a dissolução, o Becker com a solução foi colocado para resfriar em cima da bancada. Feito isso, fez-se um funil com papel filtro umedecido com água destilada, o qual, com a ajuda de um funil de vidro, filtrou a solução de NaCl. Por fim, com a solução já resfriada, adicionou-se pequenos cristais de NaCl na solução filtrada.

*6. RESULTADO E DISCUSSÃO: A realização da aula em laboratório possibilitou a interrelação do conhecimento teórico e prático.

a) Treinamento: Este experimento permitiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com