TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título original: Chaplin

Resenha: Título original: Chaplin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Título Original: Chaplin

Ano de lançamento: 1992

Direção: Richard Attenborough

Roteiro: Bryan Forbes

Elenco: Robert Downey Jr. Geraldine Chaplin, Paul Rhys, Moira Kelly, Anthony Hopkins, Dan Aykroyd, Kevin Kline e outros.

Sinopse: Cinebiografia de Charles Chaplin, contando toda sua vida, desde a infância pobre na Inglaterra, a sua ascensão nos Estados Unidos até seus últimos dias de vida.

Um homem de rosto pintado, usando chapéu e um velho fraque, calçando sapatos surrados e com uma bengala na mão, gradativamente vai se despindo de seu figurino peculiar. E depois, contemplando a si mesmo diante do espelho, começa a retirar a maquiagem que lhe cobre o rosto. Aos poucos o personagem vai deixando de existir, dando lugar a um homem de expressão indecifrável. Assim vamos sendo levados a conhecer vida de um dos cineastas mais geniais de todos os tempos: Charles Chaplin (que foi ator, diretor, roteirista, produtor, comediante, dançarino, músico, etc) através desta bela cinebiografia estrelada por Robert Downey Jr

Nascido na Inglaterra, Chaplin era filho de cantores. Seu pai o abandonara quando ele ainda era pequeno e morreu quando ele tinha doze anos, sua mãe doente não podia mais cantar e mal tinha como sustentá-los. Os garotos precisaram aprender a se virar desde cedo. Charles tinha um talento natural e já cantava aos cinco anos de idade, uma cena em que ele faz de improviso sua primeira apresentação é especialmente comovente. Com sérios problemas emocionais, a mãe de Charles precisou ser internada em um hospício. Charles, então, começou a se apresentar nos teatros para se sustentar e ainda bem jovem conheceu o primeiro e grande amor de sua vida, mas logo ele foi chamado para se apresentar nos Estado Unidos. Na América, ele se encantou pelo cinema mudo e começou a trabalhar como ator de cinema. Chaplin aprendia tudo sobre cinema e logo superou seu patrão, se tornando um cineasta bem sucedido antes dos trinta anos.

De criança pobre a um dos maiores cineastas de todos os tempos, Chaplin foi figura controversa. Aacusado de ser comunista, devido a sua visão política ser de esquerda, enfrentou a perseguição do chefe do FBI J. Edgard Hoover. Casou-se quatro vezes com mulheres bem mais jovens que ele (o último casamento foi o único que não fracassou, sua última esposa esteve ao seu lado até os últimos dias de sua vida), enfrentou uma ação judicial para reconhecimento de paternidade (embora um exame de sangue comprovasse que a criança não era sua filha), e ainda enfrentou grandes perdas: sua mãe morrera um tempo depois que Charles a levou para os EUA e a jovem inglesa que ele amava, que havia se casado quando ele deixou a Inglaterra, morreu durante uma epidemia de gripe. Aliás, este fato é mostrado em uma das mais belas e cenas do filme, quando Chaplin, dilacerado pela notícia, precisa enfrentar o público e sorrir para eles, e ao fundo ouvimos uma versão da belíssima Smile, que foi composta por ele mesmo para o filme Tempos Modernos.

Mas se sua vida pessoal foi complicada, sua carreira foi uma das mais brilhantes da história. Ainda nos primeiros anos de teatro na Inglaterra enfrentava preconceito da dita “alta sociedade”, mas Chaplin fez fama e fortuna no cinema, construiu seu próprio estúdio, escrevia, produzia e financiava seus próprios filmes, e anda compôs a trilha sonora de muitos deles. Chaplin eternizou o personagem Carlitos, fez o mundo rir e chorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com