TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Emergentes Em Segurança Pública III

Dissertações: Tópicos Emergentes Em Segurança Pública III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Tópicos Emergentes em Segurança Pública III.

Curso:

Professor :

Nome do aluno:

Código acadêmico:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 – Uma das bases da Polícia Comunitária é a aplicação de metodologias para estruturar a resolução de problemas junto com a Comunidade. O conceito de problema para a Polícia Comunitária possui um contexto diferente do aplicado na polícia tradicional, muito mais voltada para a ação reativa aos crimes ocorridos. Com base nos conceitos de problema apresentados observe a comunidade onde você vive ou trabalha e relacione pelo menos 5 situações que representem problemas, sob a ótica da Polícia Comunitária. (3,0 pontos)

O diminuir o distanciamento entre as Policias e o cidadão, a criação do CONSEG na comunidade, a agregação dos lideres comunitários ao agentes públicos, desenvolver o espírito cívico e comunitário na comunidade; propor a definição de prioridades de segurança da comunidade; levar à Secretaria de Estado da Segurança Pública as reivindicações e queixas da comunidade

Questão 2 – Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá a diminuição no tempo efetivo de resposta não influencia na probabilidade de prender o delinquente ou na satisfação dos cidadãos envolvidos. Analise esta afirmação sob a ótica do modelo de Polícia Comunitária, elaborando uma análise crítica entre 10 a 20 linhas. (3,0 pontos)

Questão 3 – “Fazendo um paralelo com a prática policial brasileira, fica evidenciado que no Brasil a polícia se filia ao modelo Latino e pratica, prioritariamente, os postulados da escola de polícia anglo-saxônica”. Tomando por base a frase acima, analise o modelo policial brasileiro e liste as principais características que permitem classificá-lo tanto no modelo Latino, quanto no modelo Anglo-Saxônico. (4,0 pontos)

Escola de Polícia latino (mais voltado a Polícia Militar Brasileira)

A preservação da ordem pública; o policiamento ostensivo obtendo maior contato com a sociedade e prevenindo delitos; e o militarismo.

Escola de polícia anglo-saxônica (mais voltado a Polícia Civil Brasileira)

O foco desta escola de polícia é a identificação da autoria do crime para punir o criminoso, especializando-se na investigação criminal, no combate ao criminoso e na severa sanção a quem tenha cometido uma infração à legislação vigente; não é militarizada; não prioriza o policiamento ostensivo; Seus agentes até podem participar na vida diária da comunidade, mas isto não é o objeto da organização; não existe uma interação, permitindo detectar sinais de anormalidade e agir com antecipação.

Tendo ciência que ambas as Polícias, Civis e Militares, utilizando partes da fundamentação das duas escolas.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »