TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE A EXPOFLORA

Projeto de pesquisa: UM ESTUDO SOBRE A EXPOFLORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

FACULDADE DE TURISMO

UM ESTUDO SOBRE A EXPOFLORA

UM ESTUDO SOBRE A EXPOFLORA

Trabalho em aproveitamento da disciplina de Pesquisa em Turismo, realizado no segundo período do Curso de Bacharelado em Turismo, da Faculdade de Turismo, do Centro de Linguagem e Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Orientadora: Profa. Francis Pedroso

PUC-CAMPINAS

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 EVENTOS 5

3 HOLAMBRA 6

4 EXPOFLORA 8

4.1 Infraestrutura...............................................................................................9

4.2 Visitação e Entretenimento......................................................................10

4.4 Restaurantes e Hotéis...............................................................................10

4.5 Shows.........................................................................................................11

4.6 Expositores................................................................................................11

5 JUSTIFICATIVA 12

6 QUESTÃO PROBLEMA 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo expor diversas informações sobre a Expoflora, contando fatos desde a sua origem até chegar ao presente. Para um melhor entendimento da festa é necessário a compreensão da história da formação de Holambra, local onde ocorre o evento.

2 EVENTOS

“Turismo de Eventos: compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”. ( Turismo no Brasil, 2010 - SEBRAE)

Pode ajudar a diminuir o impacto negativo da baixa temporada, pois poderá atrair diversas pessoas, o que gerará divisas para o lugar onde o evento esta sendo sediado (BAHL, 2003).

Para um evento ocorrer é necessário existir um planejamento que necessitará de um objetivo, de um público-alvo, de estratégias, recursos, acompanhamento e controle, orçamento e de uma avaliação (BAHL, 2003).

3 HOLAMBRA

O município de Holambra se originou da imigração holandesa causada pelo fim da Segunda Guerra Mundial. O território holandês estava devastado com o término da guerra, a população não tinha onde morar, pois suas casas foram destruídas, faltava comida e a terra não estava mais apta ao plantio, porque estava destruída, e ficaria muito caro tentar melhorá-la. Também existia a preocupação de uma nova guerra começar, sendo assim surge a necessidade de buscar um novo lugar. Dez anos após o fim da guerra cerca de 260 mil pessoas saíram de Holanda, sendo que a maioria eram agricultores (APOSTILA EXPOFLORA, 2012).

O Brasil foi o país ocupado, pois era o único que aceitava imigrantes em massa, também tinha a identificação com o catolicismo e também pelo fato do país ter muitas terras disponíveis (APOSTILA EXPOFLORA, 2012).

Esses imigrantes puderam vir para o Brasil devido ao apoio da Liga de Agricultores Católico, que organizou e patrocinou o processo de imigração. Quando esses holandeses chegaram ao país, tinham o objetivo de estabelecer o Brasil como a sua nova pátria (APOSTILA EXPOFLORA, 2012).

No ano de 1949 chegam as primeiras famílias na fazenda Ribeirão, onde mais tarde foi criado o município de Holambra. Começam então a surgir as primeiras dificuldades, como por exemplo, o idioma que era totalmente diferente do deles; o gado holandês foi destruído pelas doenças tropicais e pela febre aftosa; muitos holandeses tiveram suas plantações destruídas pela falta de conhecimento do clima brasileiro que era totalmente diferente do clima holandês; e também sofriam pela falta de recursos (APOSTILA EXPOFLORA, 2012).

Algumas soluções são encontradas para os problemas existentes, a terra foi dividida em lotes para facilitar o cultivo, os produtos colhidos eram comercializados pela Cooperativa Agropecuária Holambra; os holandeses pediram ao governo brasileiro um novo refinanciamento das dividas ao Crédito Rural; um representante foi mandado à Holanda para arrecadar novos recursos. Tudo isso contribui para que Holambra tenha até hoje uma trajetória de sucesso (APOSTILA EXPOFLORA, 2012).

As terras brasileiras sofriam certo desgaste pelo plantio excessivo de café, para concertar esse problema os holandeses importaram dos Estados Unidos o calcário. Aprenderam a lidar com as terras, para assim tirar o seu melhor aproveito (APOSTILA EXPOFLORA, 2012).

No ano de 1957 começam a serem plantados os primeiros bulbos de flores, mas teve a expansão do cultivo das flores somente entre os anos de 1958 e 1965. Cria-se em 1972 o departamento de floricultura, dentro da cooperativa eram vendidas plantas ornamentais e flores. Após alguns anos é implantado o sistema Veiling, que é um sistema de leilão para as vendas das flores. Em 1981 ocorre a primeira Expoflora (HOLAMBRA – BREVE HISTÓRICO, 2012).

O nome Holambra foi uma forma de agradecer os brasileiros por deixá-los vir morar em seu país, vem da junção das palavras: Holanda + América + Brasil (HOLAMBRA – BREVE HISTÓRICO, 2012).

Em 1991 ocorre a criação do município de Holambra. Atualmente é referência nacional na área de floricultura. Em junho de 2011 passa a se conhecida como a Capital Nacional das Flores (HOLAMBRA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com