TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR SOBRE AS POLITICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

Exames: UM OLHAR SOBRE AS POLITICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Sabemos que são muitas as pessoas com deficiência no nosso pais, e se faz o uso da inclusão na educação, para isso este trabalho acadêmico científico tem a finalidade de uma revisão bibliográfica e analise sobre as politicas publicas educacionais para as pessoas com deficiência de acordo com a constituição brasileira no que assegura

Decreto Nº 3.298, de 20 de Dezembro de 1999. Que regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.

A educação inclusiva é uma ação, politica, social, cultural, pedagógica, fazendo que todos os alunos quais que sejam as modalidades, estejam juntos, sem nenhum tipo de preconceito e acabando de vez com a exclusão que ainda existe, portanto ainda é um paradigma onde os direitos humanos conjugam igualdade e diferenças como valores indissociáveis. “ O conjunto de leis de um determinado pais pode ser concebido como uma forma de discurso e, como tal, está intimamente ligado a sociedade na qual se encontra imerso. Como parte de uma sociedade em movimento, os discursos se antagonizam e se completam. Nesse emaranhado podemos tentar buscar um fio que nos possibilite “olhar” aspectos da educação especial...” (Monica KASSAR, 2009 p. 20)

E como isso precisamos entender o que o que é educação inclusiva? A educação inclusiva é atender aos estudantes com deficiência a proporção e ampliação do acesso destes alunos as classes comuns, proporcionar aos professores da classe comum um suporte técnico, perceber que as crianças podem aprender juntas, mas com processos e objetivos diferentes levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com deficiência, “Por tudo isso, a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, porque não atinge apenas os alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral.” (MANTOAN, 2006, p. 19)

1. Educação Inclusiva: praticas politicas e pedagógicas

Historicamente, a proposta de integração escolar foi elaborada em 1972, mas diante dos direitos e do condicionamento de pessoas deficientes é de total importância que se faça de uma boa formação dos profissionais para que se tenha um aprimoramento individuo possa se sentir igual aos demais, mas sabe-se que nem em todos os ambientes físicos das escolas, estão projetadas para eles, diante disso é que vem as proposta de modificação curriculares dos professores para que eles se vejam preparados as necessidades do aluno, com adaptação de programas e mecanismos. O processo de inclusão se refere a um processo educacional com o passar dos anos, que deve ser de primordial importância sempre ser revisto e inovado, perfazendo e visando estender o máximo a capacidade do individuo especial na escola e na classe regular. A inclusão é proporcionar a ampliação destes alunos às classes escolares comuns, para que todos os demais percebam que o deficiente posa aprender junto aos demais, embora tendo objetivo e processos diferentes. A política publica entra ai, uma vez que, era para haver um trabalho por trás, um melhor trabalho das escolas e dos profissionais, havendo olhar especial para esses alunos na educação para que assim a inclusão seja totalitária na sociedade.

A exclusão foi extinta? Na nossa sociedade se faz comum ainda existir, um pais onde a democracia habita, mesmo existindo as leis que os regem, mas na pratica não é totalmente executada. Em algumas ocasiões sim, mas é bem visto a precariedade das coisas. “É preciso ressaltar, entretanto, que a precária formação não afeta somente aqueles que atuam no ensino regular, mas também, os professores especializados. Estes, como bem lembra Bueno (1999)” Diante disso, iremos apresentar e discutir, leis que os regem para que se tenha um breve olhar na inclusão escolar na sociedade onde vivemos.

No Brasil, as políticas educacionais voltadas para o acesso e permanência das pessoas com deficiência no sistema educacional de ensino datam somente da década de 1960, apontadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 4024/61 que confirma o direito dos excepcionais à educação, e esta deveria ocorrer, se possível, dentro do sistema geral de educação sendo na escola publica ou privada. A Lei 5692/71 aponta objetivos semelhantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com