TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA DE COTAS PARA ESTUDANTES NEGROS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES

Por:   •  1/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.113 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

POLÍTICA DE COTAS PARA ESTUDANTES NEGROS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES.

Joelma Inês Evangelista[1]

joelma_ines@hotmail.com

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Agência financiadora: CNPq

Eixo temático: Educação e Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Inclusão Social.

RESUMO

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento e análise das produções que discorrem sobre a política de cotas para negros na educação superior, este ensaio faz parte do início da pesquisa de mestrado para a elaboração da dissertação que tem como tema: O perfil socioeconômico do estudante cotista negro nas Universidades Federais de Mato Grosso do Sul. Portanto fazer um levantamento das produções realizadas é um dos caminhos para que o pesquisador elucide suas idéias e conheça teoricamente quais as metodologias e paradigmas que outros pesquisadores vêem utilizando bem como a ideologia que tange a cerca da política de cotas para negros. Esta pesquisa será realizada a partir da revisão bibliográfica de dissertações e teses disponíveis em bancos de dados de pesquisas científicas. Após análise das teses e dissertações pode-se constatar que as pesquisas sobre a política de cotas apresentam críticas ao mito da democracia racial constatando-o como um atraso para a aprovação de políticas públicas para negros no Brasil, as pesquisas trazem aspectos relevantes da ação do movimento negro, a reafirmação e pertencimento da população negra nas últimas décadas, observa-se também um crescimento do número de pesquisas que envolvem essa temática após a aprovação da Lei n° 12.711/2012.

PALAVRAS-CHAVES: Política de cotas; Pesquisas, Negros

  1. Introdução

As políticas de cotas na educação superior foram instituídas no Brasil a partir do início do século XXI, precisamente no ano de 2002 quando algumas instituições como a Universidade do Estado Bahia- UNEB, Universidade de Brasília-UNB, Universidade Federal da Bahia- UFBA, Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS passaram a reservar um percentual de vagas nos processos seletivos de seus cursos de graduação para estudantes que apresentavam dificuldades de acesso devido as suas condições históricas, econômicas e sociais (CORDEIRO, 2017, p.28)

A partir do ano de 2012 com a criação da Lei n° 12.711 que tange sobre o acesso de estudantes na educação superior com recorte social para estudantes de escolas públicas e étnico para pretos, pardos e indígenas, acrescentando á essa política pública pessoas com deficiência em 2016 por meio da Lei n° 13.409, as pesquisas sobre a política de cotas passaram a ser discutidas com maior ênfase nos cursos de pós-graduação do país desde a criação da Lei.

A escolha de realizar um balanço de produção sobre a política de cotas se justifica devido à pesquisa de mestrado que tem como lócus traçar o perfil socioeconômico do estudante cotista negro das Universidades Federais do estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de compreender como o perfil socioeconômico destes estudantes interfere ou não na permanência e conclusão do curso de graduação, sendo necessário, portanto conhecer o que os pesquisadores vêm discutindo sobre o acesso dos estudantes negros nas universidades públicas brasileiras por meio das cotas.

É importante salientar sobre a política de cotas e as Ações Afirmativas- AAs que elas não consistem apenas em ações para a população negra, mas sim, que ambas contemplam grupos que necessitam de políticas públicas, tendo como tentativa a minimização das desigualdades sofridas ao longo do processo histórico por fatores diversos como sociais, políticos e econômicos. No entanto, a pesquisa ao qual este balanço de produção se destina traz como recorte a etnia negra, portanto, as dissertações e teses escolhidas para análise discorrem com foco neste grupo específico.

Assim a partir deste balanço de produção pretende-se observar como têm sido desenvolvido nas pesquisas as metodologias e as ideologias sobre a política de cotas, sendo este tipo de pesquisa essencial para o desenvolvimento da dissertação segundo Mocheuti.

O balanço de produção pode ser considerado como um procedimento inicial da pesquisa científica a fim de que metodologicamente, a autora do estudo se aproxime, investigue e conheça a temática ou fenômeno estudado. Faz-se relevante porque colabora com a familiarização e seleção das produções que poderão subsidiar a futura pesquisa e, consequentemente, um melhor desenvolvimento de conceitos e paradigmas para a dissertação de mestrado. (MOCHEUTI, 2017, p.01)

Para Gatti “pesquisar implica na utilização de métodos específicos, preocupação com a validade, rigor, consistência metodológica e preocupação com a construção de novos conhecimentos” (GATTI, 2006, p.26), sendo a leitura e análise de artigos, dissertações e teses uma forma de adquirir conhecimento não só sobre o objeto de estudo, mas também sobre as teorias que as pesquisas utilizam e como a partir delas os autores fazem as leituras de seus objetos.

Cabe salientar que “o diálogo dos pesquisadores com o autor e bibliografias precisa pautar-se mais pela dúvida e discussão, pela postura crítica e ampliadora e não apenas pela reprodução e aceitação” (Ibid., p.33). A autora destaca a importância de autor ter um embasamento teórico e saber posicionar-se criticamente diante das produções, para que não apenas reproduza conhecimentos e sim proporcione a construção de um novo produto.

  1. Objetivos

Os objetivos para a realização deste balanço de produção e que buscam elucidar a temática para a pesquisa de dissertação são:

  • Realizar um balanço das produções que possuem como temática a política de cotas;
  • Analisar como as pesquisas sobre a política de cotas vêm sendo discutidas;
  • Compreender quais os paradigmas e referenciais metodológicos que permeiam as políticas de cotas.
  1. Metodologia

Este artigo tem como metodologia a análise bibliográfica de pesquisas que discorrem sobre a política de cotas. Para a realização dessa pesquisa será utilizado apenas dissertações e teses, com objetivo de analisar o que já existe de produção a cerca da política de cotas, deixando os artigos encontrados para uma segunda discussão devido ao grande número de periódicos encontrados. As produções foram buscadas nas seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações – BDTD; Plataforma Oasis-br, o critério de escolha para a busca nessas bases de dados teve como objetivo abranger pesquisas de caráter nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (354.1 Kb)   docx (81.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com