TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE

Ensaios: UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 QUESTIONÁRIO DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS 3

1.1 Comentários do grupo 4

2 QUESTIONÁRIO DA EMPRESA 6

2.1 Comentários do grupo 7

3 COMPARAÇÃO SOBRE A VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIl, A VISÃO DO EMPRESÁRIO E SUAS CARACTERISTICAS 8

REFERÊNCIAS 9

1 QUESTIONÁRIO DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

1º Qual a formação do responsável pela contabilidade?

Bacharel em Ciências Contábeis

2º Qual o tempo de atuação na profissão?

Seis anos

3º Porque escolheu a profissão contábil?

É uma profissão que me identifiquei, devido a gama muito grande de áreas de atuação dentro da sociedade, podendo atuar como um contador, auditor, perito, controller, professor, administrador, e por ser bastante reconhecida, por trazer grandes informações, necessárias para a tomada de decisão dos usuários internos e externos, ligados a uma organização empresarial ou governamental. É uma profissão que busca demonstra de forma clara e precisa o desenvolvimento de uma empresa, cidade e até mesmo de um país, traduzindo toda parte operacional ocorrida durante determinado período em relatórios para a sua gestão, foi essa essência da contabilidade que me cativou por saber que as decisões tomadas para o sucesso organizacional são advindas das informações fornecidas pela contabilidade, é isso que me faz ter orgulho de está nesta profissão.

4ª Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação?

Sim. Entre eles podemos citar o curso de Gestão em Contabilidade interna e o seminário de contabilidade nacional e internacional.

5º Já exercia atividade contábil durante o curso de graduação?

Sim, a aproximadamente seis anos

6º Qual a importância da profissão contábil na sociedade?

Em uma sociedade em que precisamos estar atento as mudanças que vem ocorrendo no dia a dia, não podemos abdicar de ter informações preciosas que nos ajudem a andar por caminho de desenvolvimento e prosperidades, e assim tanto na vida pessoal quanto na empresarial todos querem obter informações importantíssimas que a levem a este caminho, e a partir desses interesses que contabilidade se destaca como um farol iluminando o melhor caminho a ser seguido, trazendo através do processamento de dados as informações privilegiadas para a tomada de decisão, onde a sociedade se verá preparada para conter as adversidades em que insisti a abalar o seu planejamento.

7º Qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?

A relação entre estas três figuras da esfera organizacional da entidade precisam estar sempre alinhadas e em perfeita harmonia visando o bem comum da empresa, onde a contabilidade fica responsável por buscar e gerar as informações necessárias para a tomada de decisão, já a administração fica incumbida de executar as informações recebidas da contabilidade da melhor maneira possível a fim de alavancar o desenvolvimento operacional e econômico da empresa, e a figura importantíssima nessa esfera e a do empresário, que busca analisar o desenvolvimento de seus investimentos e se estão sendo bem administrados.

8º Como está composto o seu mix de clientes? Qual o percentual de clientes indústria, comércio ou prestação de serviços?

O meu mix de clientes é composto por todos os setores que movimentam o país, sendo eles, o comercio, a prestação de serviços e a indústria, porém com maior gama voltada para o comercio onde se apresenta cerca de 60% dos meus clientes, a prestação de serviços com 30% e a indústria com 10%.

9º Quais demonstrações contábeis são entregues mensalmente aos clientes?

Geralmente são entregues para os clientes do setor contábil a DRE, Balanço Patrimonial e DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa).

1.1 COMENTÁRIOS DO GRUPO

O contador entrevistado é graduado em Ciências Contábeis, atuante no ramo há aproximadamente seis anos, e optou pela profissão de contador, devido ao extenso campo de atuação que a profissão fornece, podendo optar por um contador atual, um auditor, perito, controller, professor ou administrador e também por ser uma base de informações dos usuários internos e externos, ligados a uma organização empresarial ou governamental, buscando demonstrar de forma precisa o desenvolvimento de uma empresa, cidade ou até mesmo um país podendo esclarecer toda parte operacional ocorrida um determinado período.

Realizou diversos cursos para treinamento e aperfeiçoamento das suas habilidades profissionais, tornando-se um profissional mais capacitado e qualificado, com uma experiência básica, nos requisitos atuais do mercado de trabalho de seis anos atuando na área.

Acreditamos que o entrevistado resume de forma completa a importância da contabilidade, citando as informações preciosas sobre a situação e o desenvolvimento da empresa que a profissão proporciona, trazendo mais segurança e apontando o melhor caminho a seguir

Destaca bem a importância dessas três figuras organizacionais relatando que elas devem estar sempre alinhadas visando o bem comum da empresa. Onde a contabilidade fica responsável por gerar informações para a tomada de decisões e a administração responsabiliza-se pela execução dessas informações e a ultima figura importantíssima nessa esfera é o empresário que analisa o desenvolvimento dos investimentos e supervisiona o mesmo.

Ele apresenta um mix de clientes muito bom, envolvendo todos os setores que movimentam o país sendo a maior parte voltada ao comercio cerca de 60%, 30% de prestação de serviços e 10% para a indústria.

Mensalmente entrega diversos relatórios aos seus clientes, para que os mesmos se situem sobre a real posição da empresa, se utilizando dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com