TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Trabalho Escolar: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão) durante o Estágio Rural Curricular Obrigatório (UFAL)

Período: 20 de agosto a 23 de novembro de 2012

1. A Unidade Básica de Saúde:

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Deputado Federal Olavo Calheiros está localizada no Conjunto Mutirão, Quadra 03, no bairro Centro do Município de Rio Largo. Está localizada na área 13 e possui 6 micro áreas. Possui uma estrutura física que permite um bom acolhimento dos usuários por ter um interior amplo composto por consultórios e salas distribuídas por especialidade profissional, onde todos ocupam o espaço mediante planejamento semanal das consultas. Além dos consultórios e das salas multiprofissionais (médico, enfermeira, odontológico, NASF, Agentes de Saúde), a UBS conta com sala de vacina, sala para pré-consulta, sala para curativos, sala para arquivo dos ACS’s, farmácia, sala de espera, arquivo, salas para esterilização (CME), sala para produtos de limpeza, banheiros para funcionários e para usuários, copa, cozinha.

Para um melhor entendimento da estrutura física da UBS, sua planta baixa pode ser observada abaixo:

Gráfico 1: Planta Baixa da UBS Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão). Desenvolvida pelas enfermeirandas Andrea Costa e Layanne Tenório.

2. Equipe de Saúde:

A comunidade usuária do serviço ofertado pela UBS está localizada ao redor da mesma, tendo como prestadora de serviço uma equipe da Estratégia de Saúde da Família composta pelos seguintes funcionários:

- 1 Médico da família: Paulo Moreira Casado;

- 1 Enfermeira: Euridice Café Santos Silva;

- 2 Técnicas de Enfermagem: Helena Ramos dos Santos e Mª de Lourdes dos Santos Ferreira;

- 6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS): Creviane Cristina Cazado de Melo, Gilson José dos Santos, Ivana Patrícia da S. Vieira, José Adriano Alves, Mª Cícera Francisco da Silva e Rosicleide da Silva Santos;

- 2 Cirurgiões dentista: Josete Juvenal Vrijdags e Carlos André Vieira da Silva;

- 2 Auxiliares de Consultório Dentário: Rosa Mª Alves da Silva e Mª Celina da Silva;

- 1 Fisioterapeuta: Rafaela Farias;

- 1 Arquivista: Edvânia Nogueira de Oliveira;

- 2 Serviços Gerais: Lenira Vieira e Maria do Carmo da Conceição;

- 2 Vigias: José Cardoso de Oliveira e Geraldo Godoi;

A UBS conta ainda desde o mês de abril deste ano com uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), composta pelos profissionais:

- 1 Nutricionista: Ebson Santos Moreira da Silva;

- 1 Farmacêutica: Eline Cristina Baracho;

- 2 Psicólogos: Mª Anyelle Martins de Melo Santos e Fabiano Cavalcante de Melo;

- 2 Educadoras Física: Rafaela Portela Cavalcante e Sandriele Freitas;

- 1 Assistente Social: Lidiane Morais Feitosa Alves;

- 2 Fisioterapeutas: Amália Catarina Agra Batista e Beatriz Dubeux Gouvêa;

A Equipe do NASF promove assistência à saúde na comunidade de acordo com a solicitação dos profissionais da ESF, promovendo ações que objetivam a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população residente na área atendida pela UBS.

3. Serviços ofertados pela Equipe de Saúde da UBS:

A ESF proporciona aos usuários cadastrados atividades que visam um atendimento integral e de qualidade, dentre elas estão:

- Visitas domiciliares, onde a equipe básica (médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e ACS) se desloca semanalmente ao domicílio dos usuários impossibilitados de se dirigir à UBS (acamados, puérperas, deficientes físicos, acidentados, etc);

- Consultas médicas e consultas de enfermagem, as quais visam abranger todos os programas do Ministério da Saúde: saúde da mulher, da criança, do idoso, hipertensos, diabéticos, atendimento à usuários com tuberculose e hanseníase, além da demanda espontânea. A saúde do homem ainda se encontra em baixa demanda, porém a equipe percebe essa deficiência e inicia a busca pelos usuários. Entretanto, ainda existe uma resistência por parte dos usuários pela busca dos serviços.

- Consultas de fisioterapia por profissional especializado (fisioterapeuta).

- Consultas e tratamento odontológico realizado por profissional especializado (cirurgião-dentista).

- Prevenção do câncer de colo de útero através da realização do exame de coleta citológica.

- Procedimentos de assistência de enfermagem na unidade e no domicílio (como curativos, aferição de pressão arterial e glicemia, retirada de pontos de sutura, vacinação, entre outros);

- Grupos educativos: os grupos objetivam levar o conhecimento aos usuários visando a prevenção de doenças e promoção da saúde para as mulheres, gestantes, crianças, famílias, adolescentes, hipertensos e diabéticos. Grupos já ofertados: planejamento familiar, gestantes, hipertensos e diabéticos. O grupo de adolescentes já se encontra em planejamento.

- Dispensação de medicamentos;

- Promoção à saúde da população com atividades realizadas pelo NASF e pela equipe do PSF.

4. Perfil da Comunidade:

A comunidade residente no conjunto Mutirão, a qual é atendida na UBS Deputado Federal Olavo Calheiro, possui até o mês de outubro de 2012 um total de 3.534 pessoas totalizando 943 famílias cadastradas. Essa população está dividida de acordo com o sexo e a faixa etária da seguinte forma:

Gráfico 2: Distribuição da população residente, por sexo.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado até outubro do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

Percebe-se que a população residente é de certa forma equilibrada com relação ao sexo, sendo que do total de pessoas 51% são mulheres e 49% são homens.

Gráfico 3: Distribuição da população residente, por faixa etária e sexo.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado do ano de 2012 (março/2012) da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

De acordo com a faixa etária percebe-se um grande contingente de pessoas jovens na faixa etária de 10 a 39 anos, sendo um número maior de pessoas entre 20 a 39 anos. Isso mostra um grande espaço para a equipe de saúde trabalhar com ações educativas que objetivam prevenir doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e/ou não planejada, prevenção do câncer de colo uterino e de mama, entre outros assuntos que promovam a saúde da população.

Outro ponto importante é o número de idosos da região. Percebe-se que cerca de 8% da população residente é idosa (282 pessoas > 60 anos), sendo que muitos são portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes. Com isso, a saúde do idoso precisa receber uma atenção maior que a já ofertada, voltando-se não só para o diagnóstico e controle dessas patologias, mas também para a melhoria da qualidade de vida, o que consequentemente ajudará no controle das mesmas.

Gráfico 4: Caracterização geral da população residente.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

Com base no gráfico 4, podemos observar que existe ainda há um grande número de jovens de 7 a 14 anos frequentando a escola, visto que existem cerca de 634 jovens nesta faixa etária, constatando-se uma evasão escolar de cerca de 113 jovens. Fato que deve ser observado para buscar os fatores responsáveis por essa situação e solucioná-los. Percebe-se ainda que é grande o número de usuários com 15 anos ou mais não alfabetizados, visto que apenas 1.828 pessoas nessa faixa etária frequentaram a escola. Observa-se também que a parcela de pessoas cadastradas na unidade que fazem uso de planos privados de saúde é mínima, demonstrando que a procura pelo serviço público de saúde é proveniente de quase toda a população. Quanto ao Bolsa Família, uma pequena parcela de famílias faz uso do benefício.

De acordo com sua moradia a comunidade está caracterizada da seguinte forma:

Gráfico 5: Tipo de casa ocupada pela população residente.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

É possível perceber que a grande maioria dos usuários do PSF reside em casas de tijolo, porém, ainda existe uma parcela da comunidade que reside em casas de taipa e outros produtos diversos, o que caracteriza uma pobreza acentuada presente na comunidade. Esta situação leva ao aparecimento de inúmeras doenças já diagnosticadas, além de contribuir para uma baixa condição de vida, a qual serve como incentivo à violência e consumo de drogas.

Quanto ao serviço de abastecimento de água, percebe-se que maior parte da população é contemplada pela rede pública de abastecimento.

Gráficos 6 e 7: Tipo de abastecimento e formas de tratamento da água de consumo da população.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

De acordo com o gráfico 6 é possível perceber que a maior parte da comunidade faz uso da água proveniente da rede pública de abastecimento, porém ainda existem pessoas que utilizam poços e nascentes como forma de abastecimento de água. Esta situação precisa ser observada de perto principalmente pelos agentes de endemias para que doenças veiculadas pela água possam ser evitadas.

O gráfico 7 demonstra que a situação da comunidade em relação ao tratamento da água é bastante preocupante, pois 697 famílias não tratam a água que utilizam, e esta falta de tratamento favorece o aparecimento de doença de veiculação hídrica, o que explica o alto índice de verminoses diagnosticado na população. Cabe a equipe de saúde realizar educação em saúde para o esclarecimento da comunidade em relação à importância do tratamento da água para o consumo humano, destacando os métodos eficazes de tratamento como a fervura e a colocação de hipoclorito o qual é gratuitamente distribuído na unidade de saúde.

Quanto ao destino do lixo:

Gráficos 8: Destino do Lixo produzido pela população residente.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

Em relação ao destino do lixo percebe-se que a maior parte da comunidade utiliza a coleta pública, porém ainda existe um grande número de pessoas que jogam seu lixo a céu aberto. O lixo a céu aberto favorece o aparecimento de doenças na comunidade, portanto é necessário promover a conscientização da comunidade para a utilização da coleta pública como destino do lixo. Uma problemática que é percebida na comunidade são as ruas estreitas de difícil acesso o que impossibilita que a coleta aconteça em todas as ruas, entretanto é importante que sejam desenvolvidas estratégias para que este lixo não seja jogado em qualquer lugar, dentre elas a conscientização através da educação em saúde da população.

Quanto ao destino dos dejetos:

Gráficos 9: Destino das fezes e urina excretadas pela população residente.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado até outubro do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

O destino da maior parte das fezes e urina da comunidade é o esgoto, porém, existe ainda uma preocupante realidade da presença de um grande percentual da comunidade onde o destino das fezes é à céu aberto (15,80%), e outro percentual utiliza fossas (16,65%). Fica clara a necessidade de investimento em saneamento básico na comunidade, tendo em vista que estas condições têm ligação direta com as condições de saúde da comunidade.

Gráfico 10: Doenças referidas pela população residente.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

Analisando o gráfico 10, percebe-se que as principais doenças que acometem a comunidade assistida pelo PSF do Mutirão são a hipertensão e o diabetes, respectivamente. Essas doenças acometem exclusivamente a população de maiores de 15 anos. Tendo em vista que são doenças crônicas e com aparecimento caracterizado pela carga genética e hábitos de vida, cabe à equipe da unidade realizar educação em saúde, para prevenção de agravos e melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença, e prevenção do aparecimento de novos casos na população. É possível observar também um grande número de usuários alcoolistas, aparecendo como terceiro fator de adoecimento da comunidade. Cabe, neste caso, uma articulação da equipe do PSF com os serviços de saúde mental para o melhor acompanhamento desses usuários, além da realização de educação em saúde para a prevenção de novos casos.

Gráfico 11: Condição referida pela população residente - Gestação.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

A gravidez na adolescência revela-se como um grave problema na comunidade, atingindo o percentual de 33% das gestantes. Esse alto índice de adolescentes grávidas deve ser visto pela equipe de saúde como uma área onde a atuação deles deverá ser intensificada com vistas para a educação em saúde em escolas e grupos de adolescentes para prevenir o aparecimento de novos casos. Com este diagnóstico observado iniciamos a educação sexual nas escolas, entretanto, este deve ser um tema frequente na educação escolar para que a situação atual possa diminuir significativamente.

5. Cronograma Semanal de consultas:

CRONOGRAMA SEMANAL - DRº PAULO

TURNO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

MANHÃ Demanda Hipertensos + Diabéticos Visita Domiciliar Demanda Saúde da Mulher

TARDE Saúde da Criança Demanda Educação em Saúde (UBS) Promoção à Saúde Visitas Domiciliares de urgência

CRONOGRAMA SEMANAL – ENFª EURIDICE

TURNO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

MANHÃ Puericultura Hipertensos + Diabéticos Visita Domiciliar Pré-natal Folga

TARDE Planejamento Familiar Educação em Saúde (UBS) Citologia Promoção à Saúde Folga

Plano de Trabalho da Unidade Básica de Saúde Dr. Olavo Calheiros

Enfermeirandos:

Paulo Cezar Soares da Silva Junior e Carine Miranda

1. Ações em Saúde

Situação Detectada Ações propostas Estratégias de Solução Responsáveis Resultados Esperados Prazo Recursos

Ausência das ações de prevenção de Verminoses. Solicitar à SMS a infraestrutura adequada para a realização de palestras educativas.

Solicitar exame de fezes. Encaminhar a solicitação para os materiais necessários

Realizar busca ativa de Crianças. Enfermeirandos

Enfermeira Realização das ações de prevenção de verminoses. Concluído Papel A4

Impressão

Grupo de gestantes inativado Reiniciar o grupo de gestantes Articular com os ACS o convite para as gestantes participarem do grupo.

Sensibilizar as gestantes durante a consulta de pré-natal sobre a importância do grupo.

Articular o melhor horário e dia da semana.

Perguntar os assuntos de interesse das gestantes.

Realizar os encontros com o grupo de maneira dinâmica, por meio de: rodas de conversa, oficinas, teatro, dinâmica de grupo etc. Enfermeirandos

Enfermeira Grupo de gestante ativo

Permanente Cartolina

Papel A4

Impressão

Fantoches

Lanches

Alto risco para infecções sexualmente transmissíveis. Realização de atividades educativas.

Realizar rodas de conversa e palestras de diversos temas: direitos da mulher, conhecendo o corpo, manejo psicológico etc.

Distribuição de preservativos.

Enfermeirandos. Diminuição do risco para infecções sexualmente transmissíveis. Em fase de realização. Cartolina

Piloto

Preservativos

Anticoncepcionais orais.

Saúde do trabalhador em nível comprometido. Realizar atividades de grupo com os profissionais. Realizar consultas para avaliação dos profissionais de saúde. Enfermeirandos

Enfermeira Equipe com melhor qualidade de vida. Concluído Papel A4

Impressão

Grupo de Hiperdia com conhecimentos a cerca do cuidado com o pé diabético em nível comprometido. Realizar atividades com o grupo. Palestras, lanche coletivo Enfermeirandos

Enfermeira e equipe do NASF Idosos com conhecimento adequado acerca do pé diabético. Concluído

Recursos multimídia e frutas para o lanche coletivo.

Grupo de Hiperdia com conhecimentos sobre hipertensão em nível diminuído. Realizar atividades com o grupo. Palestras sobre hipertensão. Enfermeirandos

Enfermeira e equipe do NASF Idosos com conhecimento adequado a respeito da hipertensão. Concluído

Recursos multimídia.

Planejamento familiar em nível diminuído. Realizar ativiadades nas escolas com as mães dos alunos. Palestras sobre planejamento familiar, distribuição de preservativos masculino e feminino. Enfermeirandos

Enfermeira e equipe do NASF Conhecimento adequado a respeito do planejamento familiar. Concluído Recursos multimídia e preservativos.

Ações de combate no controle da tuberculose em nível diminuído. Realizar ativiadades no bairro mutirão. Verificação de PA,peso, glicemia e coleta de escarro.Distribuição de panfletos informativos. Enfermeirandos

Enfermeira e equipe do NASF Conhecimento adequado a respeito da tuberculose. Concluído Glicosímetro, esfingmomanômetro, estetoscópio, balança, coletores para escarro, carro de som, caixa térmica, tenda e panfletos.

...

Baixar como  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »