TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIP 2014 Estudos Disciplinares

Monografias: UNIP 2014 Estudos Disciplinares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  2.042 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

Conhecimento que é baseado em fatos (factual), lida com acontecimentos e é real. Sistematiza as observações em teorias, criando hipóteses que podem ou não ser refutadas. Trata-se do:

Resposta Selecionada: d.

Conhecimento científico.

Respostas: a.

Conhecimento filosófico.

b.

Conhecimento popular.

c.

Conhecimento religioso.

d.

Conhecimento científico.

e.

Conhecimento experimental.

Feedback da resposta: Correta D – O conhecimento científico é baseado em fatos (factual), lida com acontecimentos e é real. Sistematiza as observações em teorias, criando hipóteses que podem ou não ser refutadas. Portanto, é falível, mas aproximadamente exato. Exige verificação racional mediada pela observação e pela teorização das experiências e fatos. Forma um sistema de ideias que possuem relações e conexões, organizando, assim, a experiência e a experimentação. Hoje em dia, sabemos que todas essas formas de conhecimento, apesar de estarem metodologicamente separadas, coexistem no ser humano, e é a partir dessa interação entre valores, culturas, pontos de vista e experiência que podemos refletir e observar a realidade apreendendo-a de formas diferentes. Assim, nosso processo de apreensão do mundo se dá na relação entre teoria e empiria, ou seja, entre a prática e a teoria. Antes de voltarmos ao conceito de ciência, estabeleceremos a relação entre teoria e empiria.

• Pergunta 2

Conhecimento caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.

Resposta Selecionada: d.

Conhecimento filosófico.

Respostas: a.

Conhecimento popular.

b.

Conhecimento religioso.

c.

Conhecimento teórico.

d.

Conhecimento filosófico.

e.

Conhecimento prático.

Feedback da resposta: Correta D - Segundo Trujillo (2004) pode-se definir conhecimento filosófico como hipóteses filosóficas baseadas na experiência e na observação e não na experimentação. Ou seja, suas hipóteses não podem ser refutadas nem confirmadas apesar de serem sistematizadas e racionalizadas.

Portanto, o conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. A razão, vista sobre esse ponto de vista, tende a substituir e unificar as experiências em uma única vertente irrefutável.

• Pergunta 3

Conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo — conhecimentos validos e verdadeiros —, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

Trata-se de:

Resposta Selecionada: a.

Método.

Respostas: a.

Método.

b.

Ciência.

c.

Conhecimento.

d.

Ciência humana.

e.

Filosofia.

Feedback da resposta: Correta A - Palavra de origem grega - metá (reflexão, raciocínio, verdade) + hódos (caminho, direção). Portanto: Méthodes refere-se ao caminho que permite chegar a um fim.

Segundo Lakatos e Marconi, “(...) método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo — conhecimentos válidos e verdadeiros —, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”.

• Pergunta 4

Esse conhecimento é fundamentado na sistematização da observação dos fenômenos da natureza, ou seja, no pensamento racional e é transmitido por intermédio de treinamento apropriado e procedimentos científicos. Trata-se de:

Resposta Selecionada: b.

Conhecimento teórico.

Respostas: a.

Conhecimento empírico.

b.

Conhecimento teórico.

c.

Conhecimento simples.

d.

Conhecimento prático.

e.

Teoria cognitiva.

Feedback da resposta: Correta: B – O conhecimento teórico é fundamentado na sistematização da observação dos fenômenos da natureza, ou seja, no pensamento racional, e é transmitido por intermédio de treinamento apropriado e procedimentos científicos. Ele não só observa os fenômenos, mas tenta explicar “o porquê” e “como” eles acontecem, relacionando os fatos em uma visão mais ampliada.

• Pergunta 5

Há um conhecimento que é adquirido através da experiência e da observação dos fatos e outro que é adquirido pela sistematização dessa observação. Trata-se, respectivamente, de:

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com