TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG UNIP Estudos Disciplinares IV Adm

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  1.475 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        

        TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

        Alexandra de Fatima Chiaradia Valadão Miranda RA: 1501454

POLO

Itajubá

2015

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

        É notória e urgente a necessidade de transformações culturais para a superação das injustiças ambientais geradas pelo homem.

        O meio ambiente vem pouco a pouco nos cobrando a falta de responsabilidade em nossas atitudes para com o eco sistema, ora com chuvas em demasia, ora em escassez de chuva, aumento acelerado da temperatura e as quatro estações do ano vivenciadas em um único dia, são exemplos desta cobrança.

        A educação ambiental representa o alicerce de toda a educação e do aprendizado futuro, abrangendo valores diversificados .

        A inclusão da educação ambiental nos programas de educação básica, auxilia educadores e alunos no entendimento de qual é o papel da escola na formação de cidadãos responsáveis e ativos.

        Ela possibilita que os alunos possam identificar diversos problemas ambientais tais como: falta de saneamento básico, poluição e acesso à água, meios de sobrevivência e moradia desordenada que afetam diretamente a comunidade onde vivem  e as próximas gerações.

        A Lei 9795/1999 que dispõe sobre a educação ambiental menciona:

"Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidade, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade".

        A escola pode atuar como principal incentivador de práticas sustentáveis através do desenvolvimento dessas competências, conhecimento e habilidades.

        De acordo com a canadense Lucy Sauvé (1997) a educação ambiental pode ser trabalhada das seguintes formas:

        Educação sobre o meio ambiente: O meio ambiente se torna objeto de aprendizado através do aprendizado de fatos, conteúdos e conceitos.

        Educação no meio ambiente: conhecido como educação ao ar livre, o meio ambiente provê o aprendizado experimental.

        Educação para o meio ambiente:processo através do qual se busca o engajamento ativo do aluno que aprender a resolver e prevenir problemas ambientais.O meio ambiente se torna uma meta de aprendizado.

        O aluno independente da idade tem sua cultura sendo transformada pela escola que assume esse papel educador, e através de ações positivas e possíveis muda o meio que vive, incentivando a mudança de hábitos familiares inserindo por exemplo a reciclagem de materiais domésticos, incentivando e atuando na redução do desperdício de água e energia, etc.

        A educação ambiental desperta a consciência ecológica, mas sozinha não é suficiente para resolver problemas ambientais, mas se torna indispensável na formação de cidadãos conscientes de seu papel e aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e adultos conscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com