TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Novo Modelo De Gestão De Pessoas: O Modelo De RH Estratégico

Monografias: Um Novo Modelo De Gestão De Pessoas: O Modelo De RH Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 6

Um novo modelo de Gestão de Pessoas: o modelo de RH Estratégico

Questão 01 – Uma das inovações do modelo de RH Estratégico é o surgimento do conceito de entrega. Durante muito tempo o RH se preocupava com a formação dos profissionais (se de primeira linha, etc.), com a experiência dos profissionais (tempo de serviço, fidelidade à mesma empresa, etc.) e aspectos semelhantes. Com o advento do modelo de RH Estratégico ganha importância a entrega efetiva dos colaboradores. Não vale mais o potencial de entrega (é formado na USP, morou no exterior, trabalhou na Ambev), vale suas realizações de verdade (o que realmente já gerou de resultados). Tanto que nos currículos atuais há recomendações dos especialistas para que os candidatos detalhem os resultados já alcançados, do tipo:

1995 à 2014 – Empresa P. Pino Ltda. – gerente administrativo-financeiro

Principais resultados: profissionalização dos processos de precificação de produtos, serviços e encomendas especiais; responsável pela redução de 6 dias do ciclo financeiro da empresa; implantação do departamento de controladoria e custos assegurando maior controle financeiro e geração de informações para a tomada de decisões; aquisição e acompanhamento de implantação de softwares de gestão, custos e controle.

Comente esta transformação que “valoriza o passe” dos profissionais executores.

Resposta: Esta transformação tem melhorado bastante, pois como bem sabemos, sempre foi exigida “formação” do funcionário e não era muito valorizado realmente a capacidade de entrega do que era de sua competência. Algumas verificamos que nem sempre os “títulos, cursos e outros” fazem o funcionário ser eficiente. Acredito que a prática aliada ao curriculun é o essencial.Outra questão que acho de suma importância é a questão da motivação, o investimento na qualidade de vida das pessoas. Em um mercado que busca profissionais criativos e a concorrência parece estar em todos os lugares, o diferencial de qualquer produto ou serviço é a inovação. Por isso, se a empresa quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, criativas, que opinam, sugerem, criticam e apontam melhorias, deverá ser criado um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do tempo.

Questão 02 – Como todo modelo, o de RH Estratégico também possui suas características. Seus idealizadores e estudiosos apontam 3 condições: todos os mecanismos do modelo devem ser baseados na transparência, simplicidade e flexibilidade. Muitos de vocês já receberam a famosa e desejada PLR (participação nos lucros e resultados) sem ter noção clara do que estava sendo solicitado aos colaboradores. Muitas empresas tem mecanismos que são verdadeiras “caixas pretas” em termos de transparência. Há empresas em que os funcionários não conseguem “enxergar”suas possibilidades de carreira, os mecanismos são confusos e complexos. Há empresas que utilizam a mesma regra para promoções há 30 anos, ou seja, não perceberam que tudo mudou, que há empresas flexibilizando horários, permitindo o home office, etc.

Comente sobre as 3 condições e dê exemplos:

Resposta: Transparência: A transparência surge da obrigação, da necessidade de se relacionar com todos os outros departamentos para o levantamento de dados, informações e fatos relevantes que expliquem o negócio, utilizando uma linguagem desenvolvida internamente, comum e entendida por todos da empresa, sobre o resultado, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Simplicidade: Valorizar a simplicidade é, acima de tudo, estimular o potencial criativo das pessoas, afinal as pequenas e as grandes ideias inovadoras que revolucionam o mercado muitas vezes são óbvias. Quanto mais clara e objetiva é uma mensagem menos ruídos surgem pelo caminho e isto resulta na compreensão esperada.

Flexibilidade: O compromisso profissional deve, sempre que possível, ser uma via de mão dupla: o gestor deve saber a hora de ouvir e de orientar, e o profissional deve buscar seu espaço na empresa através de sugestões e críticas. Afinal, o diálogo é uma das mais importantes ferramentas na gestão.

Questão 03 - Quando são apresentadas as quatro premissas do modelo de RH Estratégico, há a apresentação da premissa “foco no desenvolvimento ao invés de foco no controle”. O que você entendeu ao ler o conceito da mesma, acredita que ela seja realmente importante? Comente.

Resposta: Sim, acho muito important; pois o envolvimento das pessoas durante o processo obtém maiores resultados, porém, em muitas empresas, o RH não consegue ainda acompanhar essa evolução.

O modelo de RHE é composto por três subconjuntos: Movimentação, Desenvolvimento e Valorização.

Principais Ações/Preocupações do RH Estratégico por Subconjunto:

Movimentação Desenvolvimento Valorização

Planejamento de Pessoas

Atração de Pessoas

Socialização e Aclimatação de Pessoas

Reposicionamento de Pessoas

Recolocação de Pessoas Plano de Carreira

Educação Corporativa Clima Organizacional

Remuneração

(fixa, variável e benefícios)

Abaixo trataremos um pouco sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com